Grimaldo Ghioti, Cesar Amorim, Catia Pedrazani, Ildefonso Silva, Estefano Boiko Junior, Luiz Fernando Mattos, Juliana Quasne, Benedito Rogate e Rodrigo Campos
O que vem à mente do londrinense quando indagado sobre a marca que surge em sua lembrança em primeiro lugar? Aquele famoso e mundialmente conhecido refrigerante? Ou uma empresa local, com 88 anos de tradição e líder absoluta no segmento de transporte de passageiros há décadas? A pesquisa Top de Marcas 2022 tem essa resposta: a Viação Garcia venceu como a marca mais lembrada na categoria “Top Mais”, com 58,7% das menções dos londrinenses. A Coca-Cola vem em seguida, com 58,5%.
No segmento “ônibus rodoviário”, o percentual de 58,7% consolidou a empresa na liderança de seu setor, o que ocorre desde a primeira edição do levantamento. A pesquisa é feita pela Litz Estatísticas e Marketing em parceria com a empresa CRCom.
O vice-presidente da Viação Garcia, Estefano Boiko Junior, disse que a conquista reiterada do prêmio no segmento de transporte rodoviário e também, como líder entre todas as marcas citadas pelos londrinenses, mostra a imensa confiança e credibilidade da empresa junto aos seus clientes. “Isto indica o reconhecimento mais valoroso que a empresa pode ter, que é o de seus clientes”, afirma.
O Prêmio Top de Marcas, que está completando 27 anos, é um amplo mapeamento de percepção de marcas em Londrina e contempla dez categorias de consumo: Alimentação, Automóveis, Bebidas, Comunicação, Educação, Saúde, Serviço, Telefonia, Turismo e Varejo. Em 2022, foram pesquisados 69 segmentos de consumo.
Resposta espontânea
Todos os entrevistados responderam a uma única pergunta sobre cada um dos segmentos abordados: “Qual marca você mais se lembra?” As respostas são espontâneas – sem que sejam apresentadas alternativas ao entrevistado, a não ser a atividade em questão. Assim, a pesquisa registra o percentual de lembrança que a marca atingiu espontaneamente na memória do consumidor e aponta o grau de retenção que alcançou com as ações de comunicação da empresa.
Juliana Quasne, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo GBS (que integra a Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e Londrisul) vê no resultado o reconhecimento de um trabalho intensivo e assertivo de aproximação da marca com o seu público. “A premiação mostra o quanto é sólida a imagem da empresa como uma companhia tradicional, ao mesmo tempo em que se renova e se moderniza, incorporando o que há de mais atual em tecnologia, como o seu ingresso de modo pioneiro no metaverso, por exemplo. Ser a marca número 1 na lembrança dos londrinenses é uma grande conquista e indica que estamos no caminho certo”, comemora.
Sobre o Grupo GBS – Com sede em Londrina/PR, o Grupo Garcia Brasil-Sul (GBS), formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul, é o maior do setor de transporte rodoviário de passageiros do Sul do País, com destinos para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A atividade principal é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, mas também realiza operações nos segmentos de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas e transporte urbano e metropolitano de passageiros.
Endereço: Avenida Celso Garcia Cid, 1100 – Londrina – Paraná – Telefone: (43) 3373-5252 – SAC 08006427700. Para deficientes auditivos: 0800 642 7700 – www.viacaogarcia.com.br – www.brasilsul.com.br