Um assunto que não sai dos noticiários mundiais e nos trends das redes sociais nas últimas semanas é a repercussão sobre o ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial que utiliza algoritmos e uma base de dados equivalente a 40 bilhões de palavras para dialogar, responder questionamentos dos mais simples aos mais complexos, produzir textos e até solucionar problemas matemáticos.
A capacidade multidisciplinar surpreendente do robô tem pautado discussões sobre o uso da inteligência artificial na sociedade e suas consequências. Alguns apontam receios e outros demonstram otimismo acerca das possibilidades que esse tipo de tecnologia pode entregar, para o bem ou para o mal.
Mas mesmo antes do ChatGPT se tornar febre, muitas empresas têm explorando o potencial da inteligência artificial para gerar impactos positivos em diferentes áreas. Uma delas é a PreviNEO, startup que desenvolveu um algoritmo capaz de detectar a partir de um questionário respondido a chance de uma pessoa desenvolver os cinco principais tipos de câncer no Brasil, além de doenças cardíacas e mentais.
A healthtech, que já impactou mais de 100 mil vidas, tem ganhado reconhecimento por sua proposta de atuar na prevenção dessas doenças por meio da inteligência artificial. “Hoje 61% dos casos de câncer no Brasil são diagnosticados em estágio avançado e custam 100 vezes mais que os outros para serem tratados e com prognóstico de cura baixo. Mais de 21% das mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce”, afirma Hélio Rubens de Oliveira Filho, médico e co-fundador da PreviNEO.
Em 2019, a startup venceu o Desafio Roche, que contou com 116 inscritos e foi promovido pela farmacêutica suíça para encontrar soluções personalizadas e inovadoras em saúde no país. “O algoritmo que desenvolvemos atua na anamnese aplicada ao paciente. De acordo com cada resposta, conseguimos avaliar o risco para cada uma das doenças, com alta taxa de acerto”, ressalta Oliveira.
Já no final do ano passado, a PreviNEO recebeu um aporte de R$ 2 milhões para aprimorar ainda mais a plataforma e ampliar a atuação pelo Brasil. “Uma das novidades é o concierge digital, uma funcionalidade que permite uma abordagem mais ampla, pois além de apontar o risco para a doença, também lembramos o paciente de agendar uma consulta e acompanhamos a realização de exames por mensagens no WhatsApp. Assim, permitimos que o algoritmo tenha um acompanhamento completo do paciente”, destaca.
Para 2023, a meta é levar a PreviNEO para novos estados, estabelecendo parcerias que possam ampliar o acesso à plataforma e assim gerar impactos relevantes na prevenção do câncer, das doenças cardiovasculares e das doenças mentais. “Como médico mastologista, sei que prevenir é muito melhor que remediar, especialmente para estes tipos de doença. Foi por isso que criamos e PreviNEO e queremos continuar usando a tecnologia ao nosso favor”, finaliza Hélio.