Resultado foi puxado pelas empresas da companhia, que também iniciaram o ano em alta, sobretudo o ecossistema de fintech.
O setor de tecnologia vem sofrendo, há alguns meses, uma das piores crises da história, sobretudo no último ano. Com uma onda de layoffs ocorrendo no mundo todo, um ponto de interrogação é colocado sob o segmento. Contudo, com o fechamento de 2022, buscando o equilíbrio, ainda há empresas que conseguem passar pelo cenário de uma forma mais sutil. É o caso do Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia com clientes nas Américas, Europa e Ásia, que cresceu 32,18%.
No último ano, o grupo faturou cerca de R$ 37,8 milhões a mais que em 2021 e chegou à marca de R$ 152,8 milhões. O presidente e fundador da DB1, Ilson Rezende, ressalta o fator principal do feito, e que faz parte até mesmo das diretrizes do grupo: “continuar a crescer com sustentabilidade”.
“Foi um ano singular com diversas variáveis impactantes principalmente no cenário econômico e político. Em tempos assim, os valores e pilares de cultura firmes de ponta a ponta na empresa ajudam a suportar as adversidades. Enquanto muitos param ou diminuem a velocidade, seguimos o ritmo, sem deixar de evoluir e inovar mesmo que os lucros diminuam. Nunca miramos crescimento acelerado a qualquer preço, pois estamos em uma jornada de longo prazo e não em uma corrida de 100 metros, e essa consciência a despeito de muitas críticas de outras pessoas e de certos investidores, tem se mostrado ser o caminho certo. Assim vamos continuar a dobrar de tamanho a cada 3 anos sempre gerando algum caixa. E é nesse o ritmo que vamos construindo um grupo que vai durar gerações!”, comenta Rezende.
Impulsionado pelo mercado de fintech
De modo geral, as empresas que compõe o Grupo seguiram o mesmo cenário. Sobretudo, o principal destaque e que impulsionou o resultado veio das unidades Consignet, Mixtra e Ducz que fazem parte do ecossistema de fintech para crédito consignado e gestão de benefícios flexíveis com crescimento de mais de 70%.
Todo cenário econômico movimentou as pessoas a buscarem ajuda de crédito e as empresas do Grupo ligadas a esse setor facilitam o dia a dia de empresas que querem ajudar os colaboradores nesse sentido.
A força do e-commerce
Neste cenário pós-pandemia em que vemos um aumento sem precedentes nas compras online, o ANYMARKET, por exemplo, maior hub integrador de martkeplaces da América Latina, cresceu 62% no faturamento em 2022. Vale destacar que a empresa expandiu a atuação na América Latina, também no último ano, ao anunciar a aquisição da uruguaia Sagal e da chilena Centry.
Por outro lado, o KONCILI, plataforma líder em conciliação de repasse dos marketplaces e meios de pagamento, mais que duplicou o faturamento. O software especializado para quem vende online faturou 108% a mais que em 2021. Além disso, o GMV (Gross Merchandise Volume) acompanhou o superávit e foi a R$ 5 bilhões, um aumento de 38,88%.
E ainda no segmento de e-commerce, o Predize registou a maior alta na receita. O faturamento da plataforma inteligente que centraliza o atendimento ao cliente via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) teve um crescimento de 584%. A unidade ainda duplicou a carteira de clientes atendidos.
Dentro do ano, o Grupo ainda renunciou à receita de um de seus produtos, o EIVE, sistema de gestão empresarial que foi vendido para a OnClick.
Com o crescimento mais acelerado das unidades de produto, o Grupo passa a ter um foco maior nos produtos que em Digital Transformation (atuação da DB1 em sua Fundação), mas que ainda tem uma participação relevante e continua crescendo por conta da sua performance e qualidade de entrega, se comparado com outros players de mercado.
Reconhecimentos
Em 2022, a empresa também foi reconhecida como uma das companhias que mais crescem nas Américas, segundo o ranking do Financial Times. Entre as empresas brasileiras de tecnologia, o Grupo DB1 liderou o pódio. Além disso, a empresa tem se mantido atrativa para os melhores talentos do mercado com reconhecimento do GPTW (Great Place to Work) e uma média no Glassdoor superior a 4.5.
“Para 2023 a agenda é atender ainda melhor os clientes atuais com uma evolução constante da nossa oferta, aumento da qualidade e experiência dos nossos serviços, sempre focando em relações de longo prazo com aqueles que agora fazem parte da família DB1 (clientes, parceiros e colaboradores)! 2023 será um ano desafiador e incrível”.