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Rio de Janeiro e Portugal lideram a procura para o feriado de Carnaval, enquanto Gramado e Portugal lideram como destinos mais procurados para abril

O levantamento de amostragem do 4º trimestre de 2022 feito com respondentes do sistema ABAV revelou preferências dos consumidores, desafios e mudança de planos para atender a demanda. 

O levantamento de amostragem do Desempenho do Agenciamento das agências de viagens do sistema ABAV do 4º Trimestre de 2022 surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federação, que trouxeram um cenário bastante real sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixão de Cristo e Tiradentes, além de mostrar em números uma recuperação de faturamento já esperada no fechamento do ano de 2022, e o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos.

Para o Carnaval 2023 os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros no sistema ABAV Nacional foram:
Rio de Janeiro
Salvador
Bahia
Recife
São Paulo

portugal
Foto de Magda Ehlers: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-ponte-espaco-cidade-2549573/

Passageiros também procuraram destinos internacionais para o período de Carnaval, a maior demanda foi por:
Portugal
Estados Unidos
Argentina
Caribe
França e México

Já para os feriados de 07 e 21 de abril, os destinos nacionais mais procurados foram:
Gramado
Rio de Janeiro
São Paulo
Bahia
Fortaleza

Os internacionais procurados para os feriados de abril são:
Portugal
Argentina
Estados Unidos
Itália
França

Entre os respondentes do levantamento, agências de viagens lideram com 77% dos respondentes, e nas especializações se vê a mesma diversidade, já que:

  • 43,5% atuam com cruzeiros,
  • 39,8% atuam no corporativo,
  • 33,3% são receptivas,
  • 33,3% estão no segmento luxo,
  • 28,7% congressos e eventos,
  • 26,9% atuam no segmento religioso,
  • 25,9% atuam no segmento melhor idade,
  • 22,2% são de turismo rodoviário,
  • 18,5% tem especialização em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de inverno e 6,5% vendem ski,
  • 14,8% são operadoras e agências,
  • 7,4% tem especialização LGBTQA+,
  • 8,3% são agências de intercâmbio,
  • 4,6% são OTAs.

“O sistema ABAV é em sua essência diverso, como o mundo do Turismo é, e traz respostas imediatas sobre a saúde do setor e sua recuperação em diversos níveis, não só através do agenciamento. Nossos associados ultimamente refletem o mercado consumidor de viagens em muitos meios, considerando, por exemplo, o Turismo receptivo, o rodoviário e o internacional”, explica Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional.

Sobre o faturamento dos respondentes relativo a todo o ano de 2022:

  • 35,2% dos respondentes faturaram entre 81 e 360 mil reais.
  • 34% dos respondentes faturaram entre 360 mil e 4,8 milhões de reais
  • 20,4% faturaram até 81 mil reais
  • 11,1% faturaram entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais

Demonstrando um importante mix de tamanhos de empresas e faturamentos, que em grande número foram expostos aos mesmos desafios, conforme vemos abaixo.

No último trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional.

62,9% alegaram crescimento de 50% a 25% do faturamento em relação a 2021, conforme esperado no primeiro ano de redução dos casos de Covid e amenização das medidas protetivas.

“Já esperávamos uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nós tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de vingança, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito chegou para ficar”, diz Magda.

77,8% dos respondentes indicaram a alta de preço do aéreo como um dos principais desafios de vendas do período (out, nov, dez de 2022) e a solução encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos.

“2023 promete ultrapassar os índices de 2019. Nos resta saber quais destinos vão receber o passageiro e ofertar os serviços que ele procura, porque que ele vai viajar é certo e nós, agências de viagens, vamos ajudá-lo”, conclui Magda.

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