HOME Negócios Empregos Cinco habilidades profissionais desejadas no mercado de trabalho

Cinco habilidades profissionais desejadas no mercado de trabalho

Consultor de carreira elenca diferenciais para se destacar no mundo corporativo

Alexandre Weiler

 

Na última semana de fevereiro, a Agência do Trabalhador do Paraná informou a disponibilidade de aproximadamente 12.700 vagas de emprego com carteira assinada.

Mas quais as habilidades necessárias para conquistar a tão sonhada vaga de emprego? O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, lembra o que é essencial na hora da busca por uma colocação no mercado. “Algumas competências são natas, ou seja, a pessoa nasce com elas, porém é possível desenvolver diferenciais competitivos, seja com cursos, palestras, networking ou muito estudo”, afirma.

Quando uma empresa busca um profissional, já tem traçado o perfil que espera para a vaga. “Muitas empresas colocam a busca por talentos no topo das maiores dificuldades do dia a dia empresarial. Uma contratação errada gera custos, tempo perdido e menos sucesso para a empresa”, afirma Weiler. Hoje as empresas buscam profissionais com conhecimento técnico, boa habilidade emocional e, principalmente, abertos a aprender e evoluir. Weiler lista cinco habilidades muito valorizadas pelas empresas:

Liderança

Alguns colaboradores trazem a liderança como algo natural, dentro de si. Saber comandar uma equipe, delegar funções, incentivar e motivar os demais funcionários e, acima de tudo, ter uma visão global da empresa e olhar para o futuro.

Inovação

O colaborador que consegue trazer soluções inovadoras, o famoso pensamento “fora da caixa”, é muito valorizado pela empresa. Enxergar oportunidades de mudanças e ferramentas inovadoras para lidar com os desafios é uma habilidade cada vez mais esperada por quem busca um profissional no mercado.

Empatia

Colaboradores que se identificam com a empresa conseguem se colocar no lugar dos clientes para encontrar soluções. Aqui falamos dos colaboradores que, ao mesmo tempo, consomem ou utilizam os serviços ou produtos oferecidos pela empresa: a visão deles se torna um diferencial para trazer competitividade e inovação, já que podem oferecer suas próprias opiniões e conclusões sobre a empresa. Os negócios devem valorizar a contratação de profissionais que se identificam com a marca.

Inteligência Emocional

Conhecer as suas próprias características pessoais faz com que, na maioria das vezes, o colaborador também tenha maior facilidade para lidar com pessoas. Seja com os demais colaboradores, subordinados ou líderes, ou até mesmo com o cliente, um profissional com inteligência emocional desenvolvida consegue mostrar maior determinação e garra no dia a dia do trabalho.

Especialização

A formação profissional, cursos, palestras, pós-graduação e especializações realizadas pelos colaboradores mostram o conhecimento técnico de cada um e são cruciais na hora da empresa decidir por uma contratação. Há também o caminho inverso, quando a empresa percebe a dedicação, porém, com pouco conhecimento técnico, pode oferecer a formação como forma de capacitação do colaborador.

 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile