A reabertura das lojas fรญsicas apรณs a pandemia nรฃo conteve o crescimento do e-commerce no Brasil. O setor mantรฉm projeรงรตes de alta para os prรณximos anos. A estimativa da Associaรงรฃo Brasileira de Comรฉrcio Eletrรดnico (ABComm) รฉ de que as lojas online faturem mais de R$ 185 bilhรตes em 2023.
Os novos hรกbitos de compra dos brasileiros fizeram crescer tambรฉm o nรบmero de reclamaรงรตes nos serviรงos de proteรงรฃo. Entre as principais queixas nos Procons estรฃo os atrasos ou nรฃo entrega das mercadorias, cobranรงas indevidas, mรก qualidade dos produtos e vendas feitas por sites falsos.
Mestre em Direito com experiรชncia em defesa do consumidor, Eros Belin de Moura Cordeiro explica que existe uma diferenรงa essencial na proteรงรฃo de clientes que optam por compras online: o direito de arrependimento. โIsso ocorre porque, nas compras pela internet, o cliente nรฃo tem acesso direto ao produto, o que dificulta a avaliaรงรฃo e eventuais testesโ, diz o professor do curso de Direito do UniCuritiba โ instituiรงรฃo que integra a รnima Educaรงรฃo, o maior ecossistema de ensino superior privado do paรญs.
O direito ao arrependimento รฉ concedido com base na situaรงรฃo de vulnerabilidade dos clientes do comรฉrcio eletrรดnico e estรก previsto no artigo 49 do Cรณdigo de Defesa do Consumidor.
O texto diz que โo consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar da sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviรงo, sempre que a contrataรงรฃo de fornecimento de produtos e serviรงos ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicรญlioโ.
Eros explica que a devoluรงรฃo do produto ou desistรชncia da compra nรฃo implicarรก em penalizaรงรฃo ou custos ao consumidor insatisfeito. โPelo contrรกrio, ele tem o direito efetivo de receber de volta todo o valor gasto com a aquisiรงรฃo do produto ou serviรงo.โ
Cuidado nas compras online
15 de marรงo รฉ o Dia Mundial do Consumidor, considerado a Black Friday do primeiro semestre. O varejo estรก otimista com as vendas, em especial o e-commerce, mas os consumidores devem redobrar a atenรงรฃo contra possรญveis golpes.
โNas compras online รฉ fundamental checar a confiabilidade do site, pesquisar as avaliaรงรตes e as reclamaรงรตes de outros clientes, checar a identificaรงรฃo dos vendedores nas plataformas de marketplace e ficar atento ร s ofertas para nรฃo ser enganado ou lesadoโ, ensina o professor Eros Cordeiro, docente no curso de Direito do UniCuritiba.
O especialista lembra ainda que o comรฉrcio eletrรดnico segue regras estabelecidas no Decreto 7962/2013, uma legislaรงรฃo complementar ao Cรณdigo de Defesa do Consumidor. โO decreto trata, efetivamente, das normas do comรฉrcio eletrรดnico e da proteรงรฃo dos consumidores que se utilizam da internet para fazer suas compras.โ
Serviรงos de defesa e proteรงรฃo
Os consumidores lesados tรชm algumas formas de reivindicar seus direitos. Uma alternativa รฉ fazer a reclamaรงรฃo formal no Serviรงo de Atendimento ao Consumidor (SAC) da prรณpria empresa. Fazer o registro da insatisfaรงรฃo e documentar a tentativa de solucionar o problema junto ao vendedor รฉ o primeiro passo.
Em caso de demora na resposta ou recusa na soluรงรฃo, o consumidor tem outros caminhos: o Procon ou a Justiรงa. Bacharel em Direito, Eros Belin de Moura Cordeiro diz que o Procon tem poder para multar e promover a conciliaรงรฃo entre consumidores e vendedores.
โA judicializaรงรฃo tambรฉm รฉ um recurso e nรฃo depende, necessariamente, de uma reclamaรงรฃo prรฉvia ao Procon. Quando o consumidor se sente extremamente lesado, pode recorrer ao Juizado Especial ou ร s varas cรญveis especializadas. No caso dos Juizados Especiais, para causas com valor inferior a 40 salรกrios-mรญnimos, o cidadรฃo nรฃo tem custas processuaisโ, diz o especialista.
Avanรงos na proteรงรฃo ao consumidor
O comรฉrcio รฉ o terceiro setor em nรบmero de reclamaรงรตes no Brasil, perdendo apenas para as telecomunicaรงรตes e o sistema financeiro, segundo aponta o levantamento Consumidor em Nรบmeros, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
No Paranรก, a tendรชncia se confirma. Segundo o Sistema Nacional de Informaรงรตes de Defesa do Consumidor (Sindec), que reรบne dados dos Procons municipais, mais de 2,4 mil atendimentos jรก foram realizados no estado neste ano. Em 71,21% dos casos os consumidores formalizaram uma reclamaรงรฃo ou denรบncia.
Os assuntos financeiros lideram o ranking de atendimentos (36,94%). No caso de reclamaรงรตes, a campeรฃ รฉ a telefonia celular, que corresponde a 12,63% das queixas, seguida pelos bancos (10,15%).
Entre os problemas mais reclamados pelos consumidores paranaenses estรฃo cobranรงas indevidas ou abusivas (22,96%), ausรชncia de resposta do SAC, incluindo excesso de prazos e nรฃo suspensรฃo imediata da cobranรงa (10,81%) e produto com vรญcio (5,26%). As avarias correspondem a 3,75% das queixas e o nรฃo cumprimento de contratos a 2,45%.
Lei nรฃo protege apenas o cliente
A velha mรกxima de que o cliente tem sempre razรฃo nรฃo รฉ uma verdade absoluta. Segundo Eros Cordeiro, o consumidor tem seu direito assegurado sempre que o vendedor ou fornecedor nรฃo cumprir com promessas ou metas de desempenho e qualidade de um produto ou serviรงo.
โHรก casos em que o consumidor nรฃo poderรก se prevalecer dessa falsa ideia de ter sempre razรฃo. Se a empresa comete um equรญvoco ou erro de digitaรงรฃo em um folder ou publicidade, por exemplo, o cliente nรฃo pode simplesmente se aproveitar disso para comprar um produto sabidamente abaixo do valor realโ, comenta o especialista.
Ainda assim, avalia Eros Cordeiro, o Cรณdigo de Defesa do Consumidor trouxe importantes ganhos e garantias. โA lei nรฃo protege exclusivamente o consumidor e elevou o padrรฃo e a competitividade do mercado brasileiro graรงas ร s regras sobre a qualidade dos produtos e serviรงos.โ
As puniรงรตes para propaganda enganosa e abusiva ou as regras de transparรชncia nos contratos sรฃo outros pontos positivos. โO Cรณdigo de Defesa do Consumidor รฉ primoroso em mecanismos de proteรงรฃo coletiva. Tivemos um avanรงo na efetividade dos direitos, tutela mais rรกpida aos consumidores, melhoria na estrutura dos Procons e criaรงรฃo de mecanismos mais cรฉleres para a resoluรงรฃo de conflitosโ, finaliza.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradiรงรฃo e excelรชncia, o UniCuritiba รฉ uma instituiรงรฃo de referรชncia para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituiรงรตes de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do paรญs, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas ediรงรตes, alรฉm de ser referรชncia na รกrea de Relaรงรตes Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema รnima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opรงรตes de cursos de graduaรงรฃo em todas as รกreas do conhecimento, alรฉm de cursos de pรณs-graduaรงรฃo, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratรณrios e professores mestres e doutores com vivรชncia prรกtica e longa experiรชncia profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexรฃo com o mundo do trabalho e com as prรกticas mais atuais das profissรตes, estimulando o networking e as vivรชncias multidisciplinares.
Os novos hรกbitos de compra dos brasileiros fizeram crescer tambรฉm o nรบmero de reclamaรงรตes nos serviรงos de proteรงรฃo. Entre as principais queixas nos Procons estรฃo os atrasos ou nรฃo entrega das mercadorias, cobranรงas indevidas, mรก qualidade dos produtos e vendas feitas por sites falsos.
Mestre em Direito com experiรชncia em defesa do consumidor, Eros Belin de Moura Cordeiro explica que existe uma diferenรงa essencial na proteรงรฃo de clientes que optam por compras online: o direito de arrependimento. โIsso ocorre porque, nas compras pela internet, o cliente nรฃo tem acesso direto ao produto, o que dificulta a avaliaรงรฃo e eventuais testesโ, diz o professor do curso de Direito do UniCuritiba โ instituiรงรฃo que integra a รnima Educaรงรฃo, o maior ecossistema de ensino superior privado do paรญs.
O direito ao arrependimento รฉ concedido com base na situaรงรฃo de vulnerabilidade dos clientes do comรฉrcio eletrรดnico e estรก previsto no artigo 49 do Cรณdigo de Defesa do Consumidor.
O texto diz que โo consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar da sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviรงo, sempre que a contrataรงรฃo de fornecimento de produtos e serviรงos ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicรญlioโ.
Eros explica que a devoluรงรฃo do produto ou desistรชncia da compra nรฃo implicarรก em penalizaรงรฃo ou custos ao consumidor insatisfeito. โPelo contrรกrio, ele tem o direito efetivo de receber de volta todo o valor gasto com a aquisiรงรฃo do produto ou serviรงo.โ
Cuidado nas compras online
15 de marรงo รฉ o Dia Mundial do Consumidor, considerado a Black Friday do primeiro semestre. O varejo estรก otimista com as vendas, em especial o e-commerce, mas os consumidores devem redobrar a atenรงรฃo contra possรญveis golpes.
โNas compras online รฉ fundamental checar a confiabilidade do site, pesquisar as avaliaรงรตes e as reclamaรงรตes de outros clientes, checar a identificaรงรฃo dos vendedores nas plataformas de marketplace e ficar atento ร s ofertas para nรฃo ser enganado ou lesadoโ, ensina o professor Eros Cordeiro, docente no curso de Direito do UniCuritiba.
O especialista lembra ainda que o comรฉrcio eletrรดnico segue regras estabelecidas no Decreto 7962/2013, uma legislaรงรฃo complementar ao Cรณdigo de Defesa do Consumidor. โO decreto trata, efetivamente, das normas do comรฉrcio eletrรดnico e da proteรงรฃo dos consumidores que se utilizam da internet para fazer suas compras.โ
Serviรงos de defesa e proteรงรฃo
Os consumidores lesados tรชm algumas formas de reivindicar seus direitos. Uma alternativa รฉ fazer a reclamaรงรฃo formal no Serviรงo de Atendimento ao Consumidor (SAC) da prรณpria empresa. Fazer o registro da insatisfaรงรฃo e documentar a tentativa de solucionar o problema junto ao vendedor รฉ o primeiro passo.
Em caso de demora na resposta ou recusa na soluรงรฃo, o consumidor tem outros caminhos: o Procon ou a Justiรงa. Bacharel em Direito, Eros Belin de Moura Cordeiro diz que o Procon tem poder para multar e promover a conciliaรงรฃo entre consumidores e vendedores.
โA judicializaรงรฃo tambรฉm รฉ um recurso e nรฃo depende, necessariamente, de uma reclamaรงรฃo prรฉvia ao Procon. Quando o consumidor se sente extremamente lesado, pode recorrer ao Juizado Especial ou ร s varas cรญveis especializadas. No caso dos Juizados Especiais, para causas com valor inferior a 40 salรกrios-mรญnimos, o cidadรฃo nรฃo tem custas processuaisโ, diz o especialista.
Avanรงos na proteรงรฃo ao consumidor
O comรฉrcio รฉ o terceiro setor em nรบmero de reclamaรงรตes no Brasil, perdendo apenas para as telecomunicaรงรตes e o sistema financeiro, segundo aponta o levantamento Consumidor em Nรบmeros, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
No Paranรก, a tendรชncia se confirma. Segundo o Sistema Nacional de Informaรงรตes de Defesa do Consumidor (Sindec), que reรบne dados dos Procons municipais, mais de 2,4 mil atendimentos jรก foram realizados no estado neste ano. Em 71,21% dos casos os consumidores formalizaram uma reclamaรงรฃo ou denรบncia.
Os assuntos financeiros lideram o ranking de atendimentos (36,94%). No caso de reclamaรงรตes, a campeรฃ รฉ a telefonia celular, que corresponde a 12,63% das queixas, seguida pelos bancos (10,15%).
Entre os problemas mais reclamados pelos consumidores paranaenses estรฃo cobranรงas indevidas ou abusivas (22,96%), ausรชncia de resposta do SAC, incluindo excesso de prazos e nรฃo suspensรฃo imediata da cobranรงa (10,81%) e produto com vรญcio (5,26%). As avarias correspondem a 3,75% das queixas e o nรฃo cumprimento de contratos a 2,45%.
Lei nรฃo protege apenas o cliente
A velha mรกxima de que o cliente tem sempre razรฃo nรฃo รฉ uma verdade absoluta. Segundo Eros Cordeiro, o consumidor tem seu direito assegurado sempre que o vendedor ou fornecedor nรฃo cumprir com promessas ou metas de desempenho e qualidade de um produto ou serviรงo.
โHรก casos em que o consumidor nรฃo poderรก se prevalecer dessa falsa ideia de ter sempre razรฃo. Se a empresa comete um equรญvoco ou erro de digitaรงรฃo em um folder ou publicidade, por exemplo, o cliente nรฃo pode simplesmente se aproveitar disso para comprar um produto sabidamente abaixo do valor realโ, comenta o especialista.
Ainda assim, avalia Eros Cordeiro, o Cรณdigo de Defesa do Consumidor trouxe importantes ganhos e garantias. โA lei nรฃo protege exclusivamente o consumidor e elevou o padrรฃo e a competitividade do mercado brasileiro graรงas ร s regras sobre a qualidade dos produtos e serviรงos.โ
As puniรงรตes para propaganda enganosa e abusiva ou as regras de transparรชncia nos contratos sรฃo outros pontos positivos. โO Cรณdigo de Defesa do Consumidor รฉ primoroso em mecanismos de proteรงรฃo coletiva. Tivemos um avanรงo na efetividade dos direitos, tutela mais rรกpida aos consumidores, melhoria na estrutura dos Procons e criaรงรฃo de mecanismos mais cรฉleres para a resoluรงรฃo de conflitosโ, finaliza.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradiรงรฃo e excelรชncia, o UniCuritiba รฉ uma instituiรงรฃo de referรชncia para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituiรงรตes de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do paรญs, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas ediรงรตes, alรฉm de ser referรชncia na รกrea de Relaรงรตes Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema รnima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opรงรตes de cursos de graduaรงรฃo em todas as รกreas do conhecimento, alรฉm de cursos de pรณs-graduaรงรฃo, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratรณrios e professores mestres e doutores com vivรชncia prรกtica e longa experiรชncia profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexรฃo com o mundo do trabalho e com as prรกticas mais atuais das profissรตes, estimulando o networking e as vivรชncias multidisciplinares.