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Instituto Positivo divulga balanço de atividades de 2022

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Instituto Positivo divulga balanço de atividades de 2022
crédito: Instituto Positivo

Projetos e ações desenvolvidos em regime de colaboração com foco na melhoria da educação pública são os destaques do ano

Em 2022, o Instituto Positivo (IP) completou 10 anos de gestão do Investimento Social Privado do Grupo Positivo com inúmeras ações e serviços realizados. Focando no fortalecimento e na melhoria da Educação Básica pública, teve como destaque a implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Paraná, o ADE Litoral Paranaense. No entanto, o trabalho foi além, com ações junto ao ADE Granfpolis, em Santa Catarina, lançamentos de e-books sobre os Arranjos brasileiros e do instrumento  de avaliação da colaboração, doação de material educacional para escolas, promoção  do Movimento SOS para ajudar as escolas atingidas pelas chuvas e continuidade do trabalho junto ao Centro de Educação Infantil Maria Amélia (AMA).

“Foi um ano bastante positivo. Buscamos cada vez mais nos aproximar dos profissionais da Educação que já trabalham em regime de colaboração e mostrar a outras regiões a importância da união para melhorar a Educação. O apoio mútuo entre secretarias de Educação de municípios de um mesmo território geográfico tem feito a diferença, e a disseminação de conhecimentos e incentivo à implantação de ADEs é fundamental. Além disso, contribuímos com escolas em busca sempre do desenvolvimento dos alunos”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

O trabalho em colaboração intermunicipal se mostrou um valioso aliado na recuperação da aprendizagem, bastante defasada no período de escolas fechadas e ensino remoto. Pensando nisso, a produção de conteúdo para a disseminação do Regime de Colaboração e o mecanismo dos Arranjos continuou, com duas edições da Revista ColaborAção, artigos e e-books. Iniciada em 2021, foi concluída a publicação da coleção de e-books lançada pelo Instituto Positivo. Foram 13 documentos que contam as histórias  de ADEs brasileiros em atividade hoje, como foram implantados, as ações desenvolvidas e os resultados obtidos, servindo de inspiração para outras regiões que querem implantar o modelo de trabalho.

Entre os ADEs que tiveram sua história contada em e-book está o ADE Granfpolis, formado pelos 22 municípios membros da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. A parceria iniciada em 2015 com a implantação do Arranjo, primeiro ADE do Sul do país, continuou em 2022 com os projetos Gestores Escolares em Movimento (GEM), no qual diretores de escola participam de encontros para promover a reflexão dos profissionais sobre suas concepções e suas práticas no ambiente de trabalho; e o Gestão para Alfabetização, desenvolvido, segundo dados de outubro, em 58 escolas de 19 municípios e com a participação de 2.985 alunos, com apoio também do Instituto Fefig. Ao longo do ano, também foi trabalhado o planejamento estratégico do ADE Granfpolis para os próximos anos com ações independentes, ou seja, sem a participação do Instituto Positivo, que passa a focar esforços no ADE Litoral Paranaense.

Após mais de um ano de estudos, análises de dados e muito diálogo com secretários municipais de Educação de diferentes regiões do Paraná, foi escolhido o território da Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa) para implantação do primeiro Arranjo do estado do Paraná, o ADE Litoral Paranaense, que contempla sete municípios da região: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. As atividades iniciaram oficialmente em abril e, ao longo do ano, foram desenvolvidos diferentes projetos e ações. Entre eles, o projeto Liderar, no qual secretários de Educação e técnicos da área participaram de encontros que, por meio do desenvolvimento pessoal e da troca de experiências, buscam o fortalecimento das lideranças. Destaque ainda para o Projeto “Vozes do Litoral”, uma pesquisa direcionada aos professores da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial, além dos coordenadores pedagógicos para mapear os principais desafios enfrentados em sala de aula nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A pesquisa foi respondida por 809 profissionais e a partir da análise dos mais de 24 mil dados coletados será possível construir os projetos a serem desenvolvidos pelo ADE Litoral Paranaense a partir de 2023.

Entre outros projetos do Instituto Positivo estão:

Movimento SOS pelas escolas atingidas pelas chuvas

Fortes chuvas causaram prejuízos em escolas de cidades dos dois territórios apoiados diretamente pelo IP: São João Batista, em Santa Catarina, e Morretes, no litoral paranaense. Como forma de colaboração foram realizadas duas vaquinhas virtuais, e o valor arrecadado foi dobrado pelo Instituto e revertido em insumos demandados pelas escolas, conforme avaliação do prejuízo sofrido com as águas. Duas escolas de Morretes receberam freezer, cômodas, trocadores, armários, materiais de papelaria, jogos educativos, entre outros. Para as escolas de São João Batista foram encaminhadas seis geladeiras.

Lançamento de instrumento de avaliação da colaboração 

Para contribuir com reflexões e estratégias de sustentabilidade do regime de colaboração em um território foi lançado pelo IP, em novembro, um instrumento de avaliação da colaboração. Nele é possível avaliar a internalização da cultura de colaboração no contexto do ADE e também o grau de sustentabilidade e autonomia da iniciativa, por meio da observação do nível de engajamento e maturidade do grupo. O instrumento é auto aplicável e gera um relatório de resultados sistematizados, contendo recomendações. A ferramenta pode ser encontrada no site institutopositivo.com.br/avaliacao/.

Curadoria em conteúdo para curso do MEC

Desde 2021, o MEC busca, por meio da Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica (DARE), desenvolver uma formação sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação, e o IP apoiou a iniciativa já no início. A elaboração e formatação do material, por meio de equipe da Universidade Federal de Goiás, terminaram em dezembro, sendo encaminhado à equipe técnica do Instituto Positivo para análise e contribuições no conteúdo, antes que fosse disponibilizado no Portal AVAMEC. “O curso, ofertado pelo MEC, representa um significativo avanço na disseminação do modelo de trabalho em formato de Arranjos, o que contribui em grande escala com a nossa missão; foi uma imensa responsabilidade, e também uma honra contribuir nesse projeto”, destaca a coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação no Instituto Positivo, Maria Paula Mansur Mäder.

Lego

Pela primeira vez, em parceria com Disney, LEGO Foundation DOW e FIRST, o Instituto Positivo selecionou, por meio de edital, 38 Associações de Pais e Mestres (APMs) de escolas públicas para receberem gratuitamente ferramentas educacionais da LEGO® Education, com material da temporada e acesso aos materiais digitais, além das formações necessárias para a aplicação do programa com pelo menos 40 estudantes. Os materiais serão usados no preparo de crianças para o torneio de robótica.

Centro de Educação Infantil Maria Amélia (AMA)

Em 2022, a gestão do CEI Maria Amélia, em Curitiba, numa parceria com o Colégio Positivo, continuou forte e com muitas ações. Após dois anos com a rotina escolar bastante comprometida por conta da pandemia, a AMA retomou seus trabalhos em período integral para todos os alunos. Também foi possível a realização de ações com as famílias e projetos com alunos dos colégios Positivo e da Universidade Positivo. Entre os projetos desenvolvidos estão: Dia da Família, Positivação de Inverno, Papo em família – Escola de pais, Capoeira, Entrada das Famílias na Escola, Noite da Lua, Semana da Criança, Exposição de Atividades AMA e Natal Solidário. Além de ações com alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária, da UP, e os projetos Humanizar-se, do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio e atividades com alunos do Ensino Médio do Positivo International School, que organizaram dinâmicas a cada 15 dias, entre elas música, experiências, aula de inglês, atividades de movimento e doação de alimentos.

“2022 trouxe nossa primeira década de atuação e também um saldo positivo de realizações. Foi mais um ano de muito trabalho e com resultados que nos enchem de orgulho. A colaboração de cada um permitiu tirar muitos projetos do papel. Seguimos com nosso propósito de melhoria da educação pública que beneficia crianças, professores e gestores”, finaliza Eliziane.

Veja aqui o relatório de atividades: http://relatorioinstitutopositivo.com.br/2022/

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