Início Geral Abeta Conecta Campos Gerais é um sucesso

Abeta Conecta Campos Gerais é um sucesso

0
Evento reuniu profissionais de diversas cidades da região dos Campos Gerais numa imersão sobre turismo de natureza | Foto: Wilian Ferreira

Evento capacitou, integrou e aproximou profissionais do setor de turismo de natureza

Evento reuniu profissionais de diversas cidades da região dos Campos Gerais numa imersão sobre turismo de natureza | Foto: Wilian Ferreira

Entre os dias 8 e 11 de maio, Ponta Grossa recebeu o primeiro Abeta Conecta, evento realizado em diversas partes do país em cidades e regiões em ascensão para o turismo de natureza.

Como transformar recursos naturais e culturais em vetores de desenvolvimento socioeconômico, boas práticas ambientais, sociais e de governança, gestão de crise em atrativos turísticos e marketing turístico foram alguns dos temas abordados por especialistas aos mais de 30 participantes que ainda puderam assistir o documentário “Projeto Parques Nacionais”.

Um deles é Alessom Fernando Batista Ribeiro, proprietário do Salto Puxa Nervos de Tibagi. “Muito bom o evento, vai ajudar muito, não só minha empresa, como meu município, pois posso passar bastante informação aos colegas”. Para ele, a atividade impacta toda a região, principalmente na prevenção de acidentes, além de possibilitar a conexão com empresas do mesmo ramo.

Já Rosangela Sviercoski, proprietária e administradora do Grutas-Eco park, atrativo turístico em construção, pontua que o Abeta possibilitou o conhecimento de regras e normas para evitar erros na implementação do negócio.

“Foi muito importante passar esse tempo, interagir e ver que os problemas que temos e estamos tentando evitar é realmente o que tem que ser feito, que tinha que ser feito, então veio só confirmar o que a gente já estava preparando (…)”.

Para Sviercoski, a participação no Abeta Conecta foi uma integração, aprimoramento de conhecimento, reconhecimento dos procedimentos em implementação e networking.

Guilherme Forbeck, presidente da AdeTur Campos Gerais, realizadora do evento junto a Abeta, enaltece a experiência causada. “Vimos gestores de turismo encantados com os ensinamentos passados, a troca de experiência e nós, enquanto entidade turística, pudemos sentir que há, realmente, empreendedores que desejam melhorar a recepção aos turistas da maneira correta, segura e com uma experiência que vai refletir em mais pessoas aqui”.

Para Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta, realizar o Abeta Conecta Campos Gerais, é uma oportunidade única falar com o público. “Este evento, em particular, me surpreendeu muito pela frequência, acabou tendo um público bastante presente, foi muito bom, é um público muito interessado, um público que definitivamente fez a diferença”.

Ele pontua que a experiência deixada foi muito importante e vai crescendo como as plantas do Bosque Abeta: “A experiência tem que chegar aonde precisa. Então esse é o primeiro dado importante. O segundo para a gente fazer esse resumo é a frequência. O pessoal realmente compareceu em peso, foi muito bonito, pessoal que importava, gente envolvida, gente comprometida, gente engajada”, finaliza.

O Abeta Conecta Campos Gerais teve sua abertura no Buraco do Padre, aconteceu por dois dias no Sebrae/PR em Ponta Grossa, teve uma passagem pelo Parque Vila Velha e finalizou com o plantio de mudas de vegetação nativa no Refúgio das Curucacas, criando o Bosque Abeta.

O Abeta Conecta Campos Gerais foi realizado pela Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) com patrocínio da Águia Florestal, através da Lei municipal de Apoio a Grandes Eventos em Ponta Grossa (Nº12.066/14), Hotel Slaviero, também hotel oficial e Sapatinho Acampe Mais. Teve apoio do Sebrae/PR, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

 

Impacto na economia local

Apesar de ser um evento com participantes da região dos Campos Gerais, o Abeta Conecta impactou a economia de Ponta Grossa, onde 35% dos participantes gastaram em média de R$300 a R$600.

Além disso, 28% deles se hospedaram nos hotéis da cidade, além de terem utilizado a gastronomia, shopping, cinema e o comércio local.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile