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Incorporadoras investem cada vez mais em imóveis Built-to-Rent

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Conceito ainda novo no Brasil, o BTR cresce como uma opção rentável, desenvolvendo uma cadeia de serviços que potencializa os negócios do ramo imobiliário

Helbor Stay Batel, em Curitiba, é um empreendimento de moradias flexíveis, com administração da Yogha

Conceito ainda relativamente novo no Brasil, o Built-To-Rent (BRT) vem ganhando espaço no mercado imobiliário nos últimos anos. Este mercado, que representa 80% do segmento de aluguel no setor imobiliário norte-americano, visa atender à crescente demanda por habitações de aluguel, segmento que representa cerca de 11% do mercado imobiliário brasileiro, segundo estudo realizado pela consultoria Deloitte em 2020.

Segundo o CEO da Yogha, Avelino Mira, o modelo BTR tem atraído investidores e incorporadoras devido à mudança de comportamento dos consumidores, o que tem aumentado a busca por esse tipo de imóvel. “O mercado de BTR cresce rapidamente no mundo todo, representando uma fatia considerável do segmento de aluguel no setor imobiliário. No Brasil ainda está em fase de consolidação, mas já é possível perceber uma forte demanda também. É uma mudança que tem relação com o comportamento dos consumidores, que cada vez mais passam a enxergar a moradia como algo flexível e mutável, uma vez que suas vidas estão muito mais ligadas ao momento presente e à cultura do compartilhamento, fomentando mais o fluxo de locações do que o movimento de compra de um imóvel”, explica.

O que é Built-to-Rent

Conceito já naturalizado em países como Estados Unidos e Inglaterra, o BTR surgiu por volta de 2012 num movimento orgânico do próprio mercado imobiliário que passou a valorizar mais as locações em detrimento à compra de imóveis. Com isso, incorporadoras do mundo todo passaram a investir nesse tipo de construção. “Ao contrário do mercado imobiliário tradicional, em que a valorização do imóvel é o principal objetivo, o BTR busca oferecer uma renda passiva aos seus proprietários. Dessa forma, a construção de imóveis para aluguel pode ser uma estratégia interessante tanto para investidores quanto para construtoras e incorporadoras”, conta Avelino.

Cadeia de negócios em Curitiba

O BTR tem movimentado o mercado brasileiro, especialmente em Curitiba, uma vez que a capital tem um grande potencial de desenvolvimento imobiliário, principalmente no mercado de moradias flexíveis e de comprar para alugar. “Curitiba tem sido alvo de muitos investimentos do setor BTR, com empreendimentos que despontam pela cidade e cada vez mais incorporadoras interessadas em construir para alugar. Esse movimento também fomenta uma cadeia de prestação de serviços diferenciados que atua em todas as etapas do ciclo de vida do empreendimento BTR como: consultorias sobre a concepção de projetos built-to-rent, consultoria em estratégias comerciais de lançamento imobiliário, treinamentos de equipes comerciais e gestão de locações imobiliárias. Algo que a Yogha tem feito com muito êxito nos últimos anos, oferecendo uma parceria oficial aos novos empreendimentos deste segmento”, conta o CEO. 

Avelino explica que contar com uma administradora oficial de imóveis BTR tornou-se um pré-requisito para que os investidores realizem a aquisição de imóveis neste modelo, pois eles entendem os benefícios trazidos por este serviço, que envolve a oferta de  uma rentabilidade acima da média, integralidade na gestão do imóvel e das locações e a agilidade na resolução de problemas.

Segundo Thiago Hauagge Gadens, CEO da Gadens Incorporadora, o edifício Morá, lançado em março deste ano no modelo BTR, é um exemplo do quanto o modelo de negócio está crescendo em Curitiba. “Tivemos uma surpresa muito boa com o Morá, que vendeu cerca de 100 apartamentos já no primeiro mês de lançamento, representando 44% do empreendimento, a grande maioria para proprietários que irão alugar. Este certamente é um mercado em franca expansão. A parceria com a Yogha também foi algo fundamental, desde o início, quando ainda estávamos desenvolvendo o produto e conversando com o mercado, pois ela trouxe a expertise de outros empreendimentos, algo que pudemos aplicar no Morá para que o empreendimento tivesse ainda mais sucesso”, conta Thiago.   

Outro empreendimento que tem sido destaque na cidade é o Hall Design da Incorporadora Víncere, que teve o seu lançamento em fevereiro deste ano e já conta com 47 unidades vendidas representando 41% do empreendimento, sendo grande parte no modelo de comprar para alugar. “Tivemos uma grata surpresa com o lançamento do Hall Design, onde vendemos 33% no lançamento. O produto foi muito bem aceito, pois o Centro Cívico estava carente de um empreendimento como este. O Hall Design é um produto diferente dos demais da Vincere, pois tem como foco o mercado de aluguel de longa e curta duração. A parceria com a Yogha aconteceu pela comodidade que a empresa pode proporcionar aos nossos clientes, além disso, a Yogha é referência em operações do segmento de moradias flexíveis, sendo assim acreditamos que seria a empresa ideal para entrar no nosso produto, que é um produto diferenciado”, conta a CEO da Vincere Incorporadora, Adriana Luiza Macedo Perin.

Sobre a Yogha – Fundada em 2016, a Yogha é uma startup de moradias por assinatura que atua em Curitiba, administrando mais de 220 imóveis. Em seu portfólio, a empresa conta com mais de 38000 clientes e 183 parceiros investidores que por meio da Yogha têm uma gestão integral de seus imóveis de forma 100% digital e inovadora. Para conhecer mais, acesse: www.yogha.com.br 

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