HOME Geral Tecnologia Indústria de embalagens do Paraná ganha relevância no comércio eletrônico nacional

Indústria de embalagens do Paraná ganha relevância no comércio eletrônico nacional

Setor de embalagens de papelão ondulado se prepara para atender demanda do mercado e insere tecnologia nos processos

O faturamento de pequenos e médios e-commerces paranaenses alcançou R$ 35 milhões apenas no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Nuvemshop. À medida que o comércio eletrônico continua a crescer de forma exponencial, empresas de diferentes segmentos estão abrindo caminho para a transformação digital. No Paraná, a indústria de embalagens de papelão está se preparando para atender à demanda do mercado e se adaptar ao cenário do e-commerce. Nesse sentido, a adoção de novas tecnologias garante competitividade, aumenta a eficiência operacional e eleva a satisfação dos clientes a novos patamares.

O avanço do varejo digital coloca o papelão ondulado como um dos principais materiais consumidos. Esse material é amplamente utilizado em caixas de embalagem para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências, representando 80% da demanda no comércio eletrônico global, de acordo com o relatório da Smithers. Reconhecendo essa necessidade, a Masterkraft, uma indústria paranaense de soluções em embalagens, está iniciando sua jornada de transformação digital. “Nosso principal objetivo ao investir em um ecossistema inovador é fortalecer o crescimento dos players envolvidos, permitindo a incorporação de novidades em nossas soluções de embalagens e, aos poucos, nos tornarmos referência no setor”, destaca o CEO da empresa, Maicon Santos.

As soluções tecnológicas avançadas desempenham um papel fundamental para as empresas de embalagens de papelão, otimizando os processos produtivos. Segundo Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, a automação e a digitalização dos fluxos de trabalho permitem que as empresas melhorem a gestão de estoques, aprimorem a rastreabilidade dos produtos e ofereçam embalagens personalizadas de forma ágil e precisa. “A tecnologia também possibilita uma integração mais eficiente com os clientes e fornecedores, permitindo uma comunicação fluida, tomadas de decisão estratégicas e identificação de oportunidades de melhoria nos processos”, explica Márcio Viana.

Mercado aquecido

O mercado de embalagens está aquecido, seja para compras de alimentos em supermercados ou para a aquisição de itens em lojas on-line. Produtos envasados em embalagens cartonadas já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado atingiu 311,5 toneladas em abril deste ano, um valor 0,5% superior em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). “A entrada de elementos tecnológicos em todos os setores do nosso dia a dia é inevitável, e na área de embalagens isso não é diferente. Esse caminho está tão bem estabelecido que sabemos que as empresas precisam aproveitar esses recursos para prosperar”, afirma o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.

Devido ao seu amplo uso em diversas indústrias, o papelão se destaca como um dos melhores indicadores de desempenho econômico. Para se manter resiliente diante das flutuações do mercado, as empresas do setor estão investindo em tecnologia para fortalecer o crescimento e impulsionar o desenvolvimento. “Para a próxima década, a Masterkraft tem um plano de expansão ordenado e padronizado em todos os estados brasileiros, mantendo um atendimento dinâmico e ágil, com um sistema operacional robusto que suporta o projeto, garantindo um atendimento personalizado em todo o país”, conclui Maicon Santos.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.

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