Início Geral Tecnologia Indústria de embalagens do Paraná ganha relevância no comércio eletrônico nacional

Indústria de embalagens do Paraná ganha relevância no comércio eletrônico nacional

0
Avanço do varejo digital coloca papelão ondulado como um dos principais materiais consumidos, já que representa 80% da demanda Créditos: Envato

Setor de embalagens de papelão ondulado se prepara para atender demanda do mercado e insere tecnologia nos processos

O faturamento de pequenos e médios e-commerces paranaenses alcançou R$ 35 milhões apenas no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Nuvemshop. À medida que o comércio eletrônico continua a crescer de forma exponencial, empresas de diferentes segmentos estão abrindo caminho para a transformação digital. No Paraná, a indústria de embalagens de papelão está se preparando para atender à demanda do mercado e se adaptar ao cenário do e-commerce. Nesse sentido, a adoção de novas tecnologias garante competitividade, aumenta a eficiência operacional e eleva a satisfação dos clientes a novos patamares.

O avanço do varejo digital coloca o papelão ondulado como um dos principais materiais consumidos. Esse material é amplamente utilizado em caixas de embalagem para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências, representando 80% da demanda no comércio eletrônico global, de acordo com o relatório da Smithers. Reconhecendo essa necessidade, a Masterkraft, uma indústria paranaense de soluções em embalagens, está iniciando sua jornada de transformação digital. “Nosso principal objetivo ao investir em um ecossistema inovador é fortalecer o crescimento dos players envolvidos, permitindo a incorporação de novidades em nossas soluções de embalagens e, aos poucos, nos tornarmos referência no setor”, destaca o CEO da empresa, Maicon Santos.

As soluções tecnológicas avançadas desempenham um papel fundamental para as empresas de embalagens de papelão, otimizando os processos produtivos. Segundo Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, a automação e a digitalização dos fluxos de trabalho permitem que as empresas melhorem a gestão de estoques, aprimorem a rastreabilidade dos produtos e ofereçam embalagens personalizadas de forma ágil e precisa. “A tecnologia também possibilita uma integração mais eficiente com os clientes e fornecedores, permitindo uma comunicação fluida, tomadas de decisão estratégicas e identificação de oportunidades de melhoria nos processos”, explica Márcio Viana.

Mercado aquecido

O mercado de embalagens está aquecido, seja para compras de alimentos em supermercados ou para a aquisição de itens em lojas on-line. Produtos envasados em embalagens cartonadas já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado atingiu 311,5 toneladas em abril deste ano, um valor 0,5% superior em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). “A entrada de elementos tecnológicos em todos os setores do nosso dia a dia é inevitável, e na área de embalagens isso não é diferente. Esse caminho está tão bem estabelecido que sabemos que as empresas precisam aproveitar esses recursos para prosperar”, afirma o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.

Devido ao seu amplo uso em diversas indústrias, o papelão se destaca como um dos melhores indicadores de desempenho econômico. Para se manter resiliente diante das flutuações do mercado, as empresas do setor estão investindo em tecnologia para fortalecer o crescimento e impulsionar o desenvolvimento. “Para a próxima década, a Masterkraft tem um plano de expansão ordenado e padronizado em todos os estados brasileiros, mantendo um atendimento dinâmico e ágil, com um sistema operacional robusto que suporta o projeto, garantindo um atendimento personalizado em todo o país”, conclui Maicon Santos.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.

Artigo anteriorTabagismo é fator de risco para o câncer
Próximo artigoAção da Viação Garcia/Brasil Sul em semáforo encerra campanha “Maio Amarelo”
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile