Enquanto metade dos negócios no mundo investe em mão de obra terceirizada, sistema de gestão é visto como fundamental para potencializar resultados e integrar processos e cultura
Com o mercado altamente competitivo, mão de obra qualificada escassa e alta rotatividade, a terceirização se torna uma alternativa estratégica. Como reflexo, cerca de 48% das empresas no mundo estão optando por profissionais terceirizados, segundo uma pesquisa do instituto britânico YouGov. Embora essa prática ofereça benefícios, como flexibilidade e redução de custos, também podem surgir desafios na gestão do serviço prestado. Nesse contexto, a tecnologia se mostra uma aliada importante, permitindo o acompanhamento de indicadores de desempenho, a otimização de processos e a garantia da qualidade. Ao utilizar esses sistemas, as empresas potencializam a terceirização da mão de obra e impulsionam o impacto dos negócios.
A prestação de serviços terceirizados se tornou eficaz na pandemia e avança ainda mais no novo cenário econômico. De acordo com a pesquisa da Transparency Market Research, espera-se que esse mercado cresça cerca de 14% até 2024, recebendo investimentos de US$ 95 bilhões. Essa expansão reflete a busca por soluções especializadas e flexíveis que atendam às necessidades das empresas. “A tecnologia está transformando rapidamente a forma como trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Mudanças estão ocorrendo em todos os setores e as empresas que se adaptam mais facilmente a isso estão ganhando vantagem competitiva”, avalia o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.
Além da economia, a terceirização pode contribuir para a construção de parcerias e a elaboração de regimes de incentivos que motivem a inovação. Conhecida pelo termo outsourcing, essa prática consiste em contratar uma empresa prestadora de serviços para realizar atividades, funções e tarefas específicas dentro da cadeia produtiva. Vários fatores impulsionam o crescimento desse mercado, incluindo a necessidade de reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e adotar novas tecnologias, como computação em nuvem e Inteligência Artificial.
Solução está na tecnologia
Um estudo da Deloitte indica que a implementação de soluções avançadas, que envolvem tecnologias emergentes, é um dos métodos encontrados pelo setor de outsourcing para contribuir com o mercado, ao mesmo tempo que aprimora a experiência e melhora o desempenho nas atividades. “O que muitos ainda não sabem é que sistemas de gestão podem ser grandes aliados nesse processo, tanto para aqueles que pretendem contratar mão de obra terceirizada quanto para aqueles que oferecem terceirização de mão de obra”, pontua Márcio Viana.
Além disso, a tecnologia pode facilitar a comunicação e a integração entre os colaboradores terceirizados e os demais membros da equipe, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo. “Com o uso de aplicativos, plataformas on-line e ferramentas de comunicação, é possível compartilhar informações, realizar treinamentos e monitorar o desempenho dos trabalhadores terceirizados de forma mais eficaz. Isso contribui para a criação de uma cultura organizacional mais coesa, na qual todos os colaboradores, independentemente de sua forma de contratação, estejam alinhados aos objetivos e valores da empresa”, finaliza o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.
Sobre a TOTVS
Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.