A comemoração é considerada uma das que movimentam o maior ticket médio, sendo ótima oportunidade para empresas de bens e serviços
O Dia dos Namorados está chegando e dados da sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, indicam que os paranaenses devem presentear menos esse ano, já que a porcentagem de intenções é de 47%, 17% menor do que em 2022. Os motivos da queda na intenção variam, indo desde quem não tem a quem presentear até falta de dinheiro.
Embora a expectativa seja mais baixa esse ano, o Dia dos Namorados segue como sendo uma das datas mais importantes do calendário comercial, uma vez que, segundo a 43ª edição da pesquisa Webshoppers, a data é uma das que mais movimentam dinheiro no e-commerce, uma vez que o ticket médio é mais alto, chegando a R$ 449 nos últimos anos. “O dia dos namorados é uma ótima oportunidade para movimentar as vendas e atrair um público diverso para os negócios, uma vez que as opções de presente são variadas, indo desde pessoas que gostam de dar algo físico até amantes que preferem uma experiência diferenciada, como viagens ou um jantar romântico”, explica o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.
Como se preparar
Segundo o Google Trends, o termo “Dia dos Namorados” está crescendo desde 29 de março, o que indica que os clientes devem se antecipar às compras nesta data. “O planejamento é parte importante da estratégia de vendas, nele os lojistas devem definir metas e estratégias para alcançá-las. Analise o histórico de vendas em anos anteriores, produtos e serviços que combinem com a data e com o seu negócios e prepare o estoque para uma demanda maior. Olhar o histórico dá a oportunidade de repetir o que funcionou e corrigir o que precisa”, conta Frederico.
Dados da pesquisa da Neotrust, indicam que as categorias que tiveram maior faturamento em 2022 no dia dos apaixonados foram telefonia, eletrodomésticos, moda e acessórios, eletrônicos e móveis; enquanto que as que tiveram a maior quantidade de pedidos foram as de moda e acessórios, alimentos e bebidas, beleza e perfumaria, saúde e utilidades domésticas. “O segredo para descobrir o que vender no dia dos namorados é observar tanto as tendências de consumo como os padrões de compra na sua loja e analisar o que foi sucesso em anos anteriores também pode fornecer boas pistas sobre o que vender e investir em estoque. Paralelamente, analise o passado, se fazendo perguntas como: Houve aumento de vendas de algum produto nessa época? Que itens foram recorrentes? O que posso oferecer como diferencial?”, reforça o especialista.
O que vender
Tendências de anos anteriores mostram uma grande procura na data por produtos como cestas de café da manhã, canecas personalizadas, cosméticos, perfumes, flores, chocolates e eletrodomésticos, porém, para se destacar, os negócios podem investir em sair o óbvio e inovar como oferecer opções diferenciadas. “Boas ideias são sempre bem-vindas, por exemplo, se a sua loja vende produtos de beleza, é possível oferecer opções de cestas com kits variados de maquiagem, cremes, perfumes, etc, por um preço que seja menor do que levar os produtos individualmente. Desta forma o ticket médio aumenta e você pode aproveitar para vender produtos que estão parados no estoque. Outra dica é personalizar os presentes com gravações, fotos e imagens que o seu cliente pode encomendar”, explica Frederico.
Iniciativas criativas também são ótimas opções, como promoções e ideias que podem chamar mais a atenção de consumidores de última hora. Algumas ideias são:
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Leve 2 pague 1;
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Cashback;
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Presente de última hora.
Dicas de como vender mais no Dia dos Namorados
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Ofereça descontos e brindes, como embalagens especiais;
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Reforce os estoques e otimize a logística;
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Inicie as campanhas de divulgação o quanto antes;
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Envolva outros públicos;
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Aproveite o potencial dos marketplaces.