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Inteligência artificial em favor do marketing

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Como impactar os consumidores com análise de dados fornecidos pela IA

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia de empresas e profissionais. Mas qual o papel dela na área de marketing? O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, acredita que com o uso da tecnologia de forma inteligente, estratégica e ponderada, o marketing pode ganhar, e muito! “A IA pode potencializar e otimizar a capacidade dos robôs de atendimento em grandes volumes, pode contribuir na organização de conteúdos e pode ser programada para detectar situações que demandem resposta rápida, otimizando o tempo do capital humano e direcionando a inteligência natural para as necessidades corretas”, afirma. A IA consegue classificar dados com uma rapidez impressionante e permite que as equipes de marketing se dediquem nas ações mais estratégicas e orientadas ao comportamento do consumidor.

O especialista lembra que em campanhas de marketing, a agilidade na análise de dados e resultados pode impactar diretamente no resultado da ação. “Quando analisamos os resultados durante a campanha, temos a possibilidade de ajustar o marketing ao longo do processo, direcionando melhor as ações para que sejam mais assertivas, trazendo um melhor retorno sobre o investimento realizado”, lembra.

A projeção da Goldman Sachs indica que a automação e o uso da Inteligência Artificial está cada vez mais difundida e pode impactar até 300 milhões de empregos no mundo nos próximos anos.  Burlamaqui afirma que os profissionais estarão, cada vez mais, à frente de trabalhos mais analíticos, dando personalidade para as ações. “Não é o fim do profissional de marketing, como muitos pensam. A competência humana é sempre de suma importância e cada vez mais necessária para influenciar o comportamento do consumidor a favor da empresa”, diz. O especialista elenca as áreas do marketing que já são intensamente impactadas pela IA:

Análise quantitativa de público:

A IA promove grandes oportunidades em termos de compreensão do comportamento do cliente de uma empresa. Com a tecnologia, é possível estreitar a relação do cliente com a marca, com a análise de dados como o que ele costuma comprar, quais são suas preferências, passatempos, e as interações que faz com a sua página. E quanto maior o conhecimento do público, melhor direcionado serão as ações de marketing.

 

Personalização de emails:

Campanhas de marketing enviadas por email muitas vezes ficam esquecidas nas caixas de entrada, ou direcionadas direto para o spam. Com o uso da IA, é possível analisar dados e mapear o comportamento e preferência do consumidor, onde ele clica, qual o tempo que fica em determinado site, entre outras inúmeras informações. Com os dados em mãos, é possível usar a IA para criar e-mails personalizados para cada um dos contatos, captando melhor sua atenção.

 

Otimização do atendimento

O uso dos chatbots já é conhecido, mas com a IA é possível personalizar ainda mais esse canal. É importante que o cliente receba respostas imediatas e precisas, mas também com resultados mais personalizados, e em uma linguagem que esteja de acordo com o perfil da empresa. A IA consegue resolver questões mais simples, com base em perguntas anteriores, e apenas direciona o cliente para um profissional em questões mais complicadas, o que impacta diretamente na otimização do tempo dos colaboradores e na redução de custos da empresa.

 

Análise de resultados:

Antigamente, só tínhamos acesso aos resultados de uma campanha de marketing no fim do processo. Hoje, podemos acompanhar os resultados quase em tempo real, o que permite modificar, ajustar e até mesmo mudar completamente o direcionamento delas, de acordo com o público-alvo. A IA trouxe mais assertividade e velocidade para a área, além de um melhor aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis para as campanhas.

 

Marketing do futuro:

Qual a tendência de compra do cliente nos próximos meses? Quais as suas necessidades periódicas? A IA permite fazer análises preditivas e prever o comportamento futuro do consumidor. Com as informações em mãos, é possível oferecer no tempo certo um determinado produto ou serviço, com maiores chances do consumidor finalizar a compra.

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