A hotelaria é um dos setores da economia com grande potencial para impactar positivamente o meio ambiente, a comunidade e a economia local. A demanda pela implantação de práticas ESG no setor tem crescido nos últimos anos. O período pós-pandemia tem mostrado que as pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade e, por causa disso, optam preferencialmente por empreendimentos que estejam em fases mais avançadas de implantação dessas práticas. De acordo com o último relatório da Booking.com de Viagens Sustentáveis, 59% dos viajantes querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando encontraram e 81% dos pesquisados em todo o mundo afirmam que viajar de forma sustentável é importante para eles. Para Izabella Alonso Soares, sócia da Alonso e Pistun Advocacia e consultora em ESG, “o setor demanda muitas mudanças e diagnósticos necessários não só para atender a legislação, mas também para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos”, afirma.
Mas implantar essas práticas demanda método, capacitação e engajamento de todos os steakholders envolvidos. “É o engajamento de todos os colaboradores, fornecedores e consumidores que faz a prática ESG realmente gerar impactos sociais, ambientais e positivos para a própria empresa. Na hotelaria, esse é um desafio grande porque envolve muitos atores, mas é um dos setores com mais potencial de impactos positivos no entorno, seja no aspecto social quanto no ambiental”, explica Izabella.