A virtualidade já chegou ao cotidiano e faz parte de todos os aspectos da nossa vida. Parafraseando o filósofo René Descartes, que popularizou a frase “Penso, logo existo”, na era atual poderíamos afirmar: “Estou na Internet, logo existo”. É difícil encontrar uma pessoa, instituição ou projeto que não tenha presença no ambiente digital, um espaço essencial, amplamente utilizado para o acesso a informações em todo o mundo.
Ao procurar um móvel novo para a casa, o primeiro passo é sempre pesquisar na Internet. Quando desejamos entrar em contato com uma pessoa específica, é bastante comum digitarmos o nome dela em algum mecanismo de busca de uma rede social. Caso precisemos descobrir qual a melhor rota para chegar a um destino, o normal é inserir o endereço do local no navegador. Todas – absolutamente todas – as nossas pesquisas e busca por informações são feitas virtualmente e online.
Essa prática cultural e histórica, que mudou as pessoas do espaço público para o ambiente digital dos computadores, telefones celulares ou tablets, exigiu que comerciantes e instituições, tanto públicas quanto privadas, desenvolvam uma presença online através de sites e perfis de mídia social para interagir de forma acessível e conveniente com possíveis compradores, leitores ou usuários. Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa ou organização.
Existem diferentes maneiras de estabelecer uma presença digital. Criar um usuário ou aumentar a presença nas redes sociais é uma estratégia eficaz na hora de iniciar um negócio ou aprimorar o perfil profissional. No entanto, se pretende ir mais longe, o ideal é criar um website com todas as informações necessárias em um único lugar.
Devido ao avanço das tecnologias e ao crescimento das plataformas criadas especificamente para essa finalidade, criar um site é hoje mais fácil do que nunca. O primeiro passo é registrar dominio, que permite hospedar o site de forma rápida e simples. Pensando nisso, vamos apresentar abaixo um guia detalhado, com instruções claras e concisas, para te ajudar no processo de criação de um site do zero.
Registrar um nome de domínio, o primeiro passo para a criação do seu site web
Para dar início à criação do seu site é fundamental pensar um nome para o domínio. Se bem pode parecer simples, é um processo que requer muito cuidado. É importante escolher um nome de domínio que seja relevante para o negócio ou empreendimento, mas também que esteja disponível para registro, verificando que não esteja sendo utilizado por outra pessoa ou empresa.
Existem várias ferramentas para consultar e verificar a disponibilidade de nomes de domínio. Se o nome estiver ocupado, existem opções que podem ser consideradas na hora de encontrar variantes, sem se afastar muito da ideia original. Algumas sugestões são acrescentar um artigo, abreviá-lo para uma versão mais curta e acrescentar um sufixo ou um prefixo. O importante é garantir que o domínio esteja alinhado com a marca, pois é o elemento pelo qual as pessoas irão te encontrar nos resultados de busca da internet.
Depois de encontrar o nome adequado, o próximo passo é contratar um servidor de hospedagem na web que permita armazenar os dados do seu site. No Brasil existem diversas opções de serviços interessantes que oferecem preços competitivos e capacidades de hospedagem correspondentes às necessidades dos clientes. Leva em consideração que o conteúdo multimídia, como imagens, vídeos e arquivos de áudio, geralmente medido em megabytes, pode adicionar peso ao teu site, afetando o desempenho e a velocidade de carregamento.
Caso perceba que o serviço de hospedagem que contratou inicialmente já não seja suficiente para lidar com as demandas do site, saiba que é possível expandir a capacidade do servidor com facilidade, sem a necessidade de abrir um novo domínio.
Para criar um site do zero, é recomendável começar com a capacidade mínima possível, e expandir à medida que a demanda aumenta.
Uma vez concluída essa etapa, tudo estará pronto para começar a criar e desenvolver o novo site, para lançá-lo e divulgá-lo para os potenciais clientes e usuários. Como a concorrência no ambiente online é acirrada, e existe uma ampla e diversificada variedade de opções para atender à demanda do mercado, mantenha-se atualizado e tente se destacar para conquistar um lugar privilegiado nas preferências dos internautas.
E aí, já sabe qual será seu próximo domínio?