CentralizaĆ§Ć£o do atendimento melhora produtividade e performance da Petina em 75%

Com a centralizaĆ§Ć£o do atendimento do cliente via Predize, a Petina, eleita a melhor consultoria do Mercado Livre, melhora a performance e a produtividade do time de atendimento aos clientes.

ApĆ³s o boom do comĆ©rcio eletrĆ“nico no Brasil e em todo o mundo devido ao distanciamento social causado pela pandemia, o e-commerce no Brasil mostra sinais de estabilizaĆ§Ć£o, com uma pequena alta de 1,6% em receita e o estabelecimento de um novo recorde em 2022, de acordo com o relatĆ³rio Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen.

O novo recorde Ć© o nĆŗmero de-shoppers, que passou de 87,7 milhƵes de consumidores para 108,9 milhƵes, um crescimento de 24% na comparaĆ§Ć£o com o ano anterior. E para atender esse volume a centralizaĆ§Ć£o do atendimento ao cliente Ć© essencial para o comĆ©rcio eletrĆ“nico, pois promove uma experiĆŖncia positiva para o cliente, aumenta a eficiĆŖncia operacional, permite o gerenciamento adequado de problemas, fornece insights valiosos e constrĆ³i relacionamentos duradouros com os clientes.

Para aproveitar essa imensa oportunidade, a Petina, uma empresa que faz gestĆ£o de Marketplaces e cujo principal intuito Ć© inserir indĆŗstrias e importadores para vender diretamente para o cliente final, realizando desde implementaĆ§Ć£o de sistemas, atĆ© o atendimento prĆ© e pĆ³s-vendas nos canais, identificou a necessidade de uma ferramenta de SAC especializada no Atendimento em Marketplaces.

Diferente de boa parte dos clientes do Predize, que fazem seu prĆ³prio atendimento com seu time de SAC, a Petina Ć© um fullcommerce e por isso operacionaliza, dentre vĆ”rias coisas, o atendimento dos clientes. EntĆ£o o time de atendimento da Petina usa o Predize para fazer a gestĆ£o de SAC dos clientes dos clientes.

ā€œNo momento em que uma quantidade maior de sellers foi entrando na Petina passamos a precisar de uma ferramenta que consolidasse todos os atendimentosā€, explica Luciano Rocha, Coordenador de Atendimento da Petina.

Com a utilizaĆ§Ć£o da plataforma do Predize, que faz parte do Ecossistema de Ecommerce do Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia brasileirasĀ e possui expertise em marketplaces, o time de atendimento da Petina conseguiu uma economia de tempo de cerca 75% por dia (de 4 para 1 hora) na rotina diĆ”ria de atendimento no Mercado Livre.

O time tambĆ©m consegue checar o atendimento de todos os marketplaces de todos os clientes entre duas e trĆŖs vezes a mais com o Predize. Com um olhar mais estratĆ©gico graƧas Ć  plataforma do Predize, Ć© possĆ­vel ter uma visĆ£o mais apurada dos indicadores e traƧar metas estratĆ©gicas para os clientes.

Luciano Rocha, Coordenador de Atendimento da Petina, explica que antes de utilizar o Predize, ā€œnĆ£o era possĆ­vel o acompanhamento em tempo real dos atendimentos, jĆ” que sĆ³ era possĆ­vel acompanhar um canal por vez, de cada cliente. Em dias de muita demanda, alguns canais nĆ£o entravam na rotina do dia, pois eram priorizados os canais com mais demandas. Dependendo do dia, em alguns canais o tempo de resposta do atendente era muito longo, pois durante a ordem da rotina de atendimento, alguns canais ficavam por Ćŗltimo, entĆ£o mesmo que o cliente tivesse feito um contato no primeiro horĆ”rio do dia, ele poderia ser visto apenas ao final da rotina.ā€

Ele conta que jĆ” no primeiro mĆŖs foi possĆ­vel identificar uma melhoria no acompanhamento dos atendimentos do Mercado Livre em tempo real, e a diminuiĆ§Ć£o do tempo que a equipe levava para realizaĆ§Ć£o da rotina.

O impacto da soluĆ§Ć£o na empresa e nos times de atendimento foram a otimizaĆ§Ć£o do tempo, pois as respostas acabam sendo mais rĆ”pidas, e sobra mais tempo para a realizaĆ§Ć£o de tarefas. AlĆ©m da geraĆ§Ć£o de relatĆ³rios para acompanhamento da quantidade de atendimentos por sellers, tempo mĆ©dio de reposta, taxa de conversĆ£o de vendas nas perguntas prĆ©-venda.

ā€œAlĆ©m de deixar a rotina mais prĆ”tica, com as informaƧƵes geradas pelo Predize, hoje conseguimos mostrar ao nosso cliente um panorama de tudo o que conseguimos fazer no atendimento. Desde a qualidade das respostas, atĆ© informaƧƵes quantitativas. A partir do momento que conseguimos integrar 5 dos principais marketplaces dentro da plataforma, toda a consolidaĆ§Ć£o de atendimentos nos possuĆ­ ter diariamente uma visĆ£o geral da loja muito melhor do que antesā€, garante ele.

Hoje Ć© possĆ­vel acompanhar a quantidade de interaƧƵes por seller, o tempo mĆ©dio de respostas em perguntas prĆ©-vendas e mensageria pĆ³s-vendas, a taxa de conversĆ£o de vendas x respostas prĆ©-vendas, e a quantidade de reclamaƧƵes por seller e por anĆŗncio.

ā€œA reduĆ§Ć£o do tempo da rotina realmente foi percebida por mim e pelos atendentes, pois antes era comum que toda a parte da manhĆ£ (entre 08:00 e 12:00) fosse destinada a tratar apenas o Mercado Livre dos nossos sellers, hoje essa rotina pode ser feita apenas em uma hora (entre 08:00 e 09:00), comemora ele.

ā€œAntes do Predize, quando a demanda estava um pouco mais baixa tratĆ”vamos os chamados de todos os marketplaces no mĆ”ximo duas vezes ao dia, mas em dias como segunda-feira no qual a demanda era maior era apenas uma vez ao dia, e dependendo do dia, os canais com menor rotatividade [menor demanda de SAC] algumas vezes ficavam sem acompanhamento. Hoje com o Predize isso nĆ£o ocorre mais. Conforme integramos mais marketplaces para responder via Predize, hoje toda a nossa rotina de atendimento, de entrar em todos os canais de todos os sellers, pode ser feita atĆ© quatro vezes ao diaā€, garante o executivo

ā€œE claro hoje o fato de termos mĆ©tricas dentro do Predize que nos auxiliam com vĆ”rios indicadores, nos ajuda a traƧar metas especificas sobre atendimento, estabelecer metas para os setores, e atĆ© mesmo oferecer produtos de atendimentos mais completos aos nossos clientes, com o grande diferencial da agilidade. Com o Predize podemos acompanhar em tempo real sem perder SLA, desde a implantaĆ§Ć£o ganhamos uma mĆ©dia de 4 horas livres no nosso time de atendimento, conclui ele.