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Da mesa de trabalho para a rede social: empresa transforma funcionários em influencers de vendas

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Os influenciadores digitais já respondem por 76% da decisão de compra dos consumidores brasileiros, revela um estudo do Instituto Qualibest de Pesquisa de Mercado. Alinhada a essa nova realidade, uma tendência inovadora começa a emergir no mundo empresarial: a transformação de funcionários em influencers, especialmente na área de vendas.

Algumas marcas já perceberam o potencial de aproveitar a presença nas redes sociais de seus próprios colaboradores para criar uma abordagem mais autêntica e envolvente para o marketing e as vendas. A ideia é capitalizar com a expertise do vendedor, aumentando a confiança do cliente e impulsionando os negócios.

A concessionária de motos Honda Blokton é uma das pioneiras em apostar nos influencers corporativos. Algo que já vem sendo trabalhado na empresa há cinco anos e se intensificou com a pandemia.

Plataformas como Instagram e WhatsApp se tornaram showrooms virtuais da Blokton, onde os vendedores apresentam produtos e fecham negócios de maneira mais pessoal e eficaz. E os resultados têm se mostrado bastante positivos, com o cliente cada vez mais propenso a efetuar a compra após ser impactado pelos influencers de vendas, como passaram a ser chamados os até então consultores de vendas.

“Hoje o meio digital já representa de 60% a 70% do atendimento em nossas lojas. Sendo que 52% das vendas ocorrem de maneira digital. No acumulado de 2023, já são 38% de aumento neste tipo de negociação em relação ao ano passado”, destaca Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton.

O executivo acredita que esse crescimento será contínuo, já que o consumidor utiliza cada vez mais os canais digitais para adquirir um bem ou um serviço. “Pelo menos numa mídia digital ou social, ou mesmo numa plataforma de internet, a pessoa vai passar antes de ir até o seu showroom, seja ele físico ou virtual.”

Sucesso no TikTok

Num ambiente de mídia social saturado de anúncios pagos, as recomendações personalizadas de colaboradores que conhecem profundamente os produtos ou serviços acabam se destacando.

No levantamento feito pela Qualibest, 69% das lembranças de anúncios vêm de publicidades feitas por influencers, contra 36% dos anúncios tradicionais feitos pela própria empresa.

Pelo Instagram, por exemplo, os colaboradores da Blokton conseguem mostrar as motos em detalhes, por meio de fotos e vídeos criativos. Enquanto isso, o Whats se tornou uma ferramenta valiosa para comunicações diretas, permitindo que se atendam dúvidas, forneçam informações detalhadas e, até mesmo, finalizem transações.

O influencer de vendas Fernando Henrique de Barros, da filial Blokton em Cascavel, é um exemplo de sucesso nas redes sociais. Em 2020, ele aceitou o desafio da empresa em estimular a criação de ‘perfis comerciais’ no TikTok. Hoje, ele possui mais de 230 mil seguidores e vídeos sobre modelos de motos que já passaram de 1 milhão de visualizações.

“Quando você começa a ganhar muitos seguidores, os consumidores passam a comprar melhor a sua ideia e vão se engajando e comentando. O investimento da Blokton no marketing digital feito pelos funcionários é uma via de mão dupla. Eu vou ganhar em negócios, vou ajudar a marca a vender, e a empresa vai ganhar maior visibilidade”, diz Fernando.

Linguagem única nas redes sociais

Antenada com o consumo digital, o Blokton lançou neste ano o projeto #SouBLK. O objetivo é investir em treinamentos ministrados por especialistas em marketing digital, focados em aprimorar e desenvolver as habilidades dos funcionários influencers no uso estratégico das redes sociais como canal de atendimento e fechamento de negócios.

“Os participantes mergulham numa imersão de aprendizado, que inclui dicas valiosas, orientações práticas, estratégias eficazes de vendas online e uma linguagem única na forma de apresentar o conteúdo e a imagem da marca. Estamos transformando-os em embaixadores autênticos da marca”, salienta Marcello Macedo, diretor-geral da Honda Blokton.

A concessionária também investiu em ferramentas capazes de monitorar o desempenho e o alcance de cada postagem feita por seus funcionários, e assim dar o feedback a eles sobre as estratégias e os conteúdos que melhor estão performando.

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