Início Geral Tecnologia Governo Digital Elotech: O caminho para uma gestão pública simplificada e eficiente

Governo Digital Elotech: O caminho para uma gestão pública simplificada e eficiente

A maior empresa de software de gestão pública do Paraná lança sua terceira vertical para a transformação digital das prefeituras

Com a meta de impactar e melhorar a qualidade de vida de 50 milhões de brasileiros até 2030, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná lança sua terceira vertical para a transformação digital das prefeituras.

A maior empresa de software de gestão pública do Paraná lança sua terceira vertical para a transformação digital das prefeituras

Já imaginaram eliminar a praça de atendimento de uma prefeitura e ter a oportunidade de transformar qualquer serviço presencial em serviço digital? É isso que o Governo Digital Elotech oferece, trazendo eliminação de papel e economia para o município e permitindo que ele invista em educação e saúde, que são as principais prioridades de qualquer município hoje no Brasil.

Os primeiros passos rumo ao governo digital foram dados em meados de 1990. Na época, o governo ainda era analógico, sem muita informatização, começando a informatizar as prefeituras com computadores para fazer alguma gestão usando planilhas, mas de uma maneira analógica.

Depois tivemos o e-governo, que foi marcado por uma passagem para um envolvimento do governo um pouco mais focado em processo interno, em colocar sistemas de gestão nas prefeituras e começar a fazer essa gestão sistematizada, fornecendo transparência para o cidadão.

Rodolfo Jordão, diretor de produtos da Elotech explica que “agora existe uma busca incessante pelo governo digital, que é a oferta de serviços digitais com economia. E toda essa evolução do governo digital no país e no mundo é para tentar eliminar custos, desburocratizar processos e deixar o cidadão mais perto da gestão. Esse é o objetivo do governo digital”.

O cenário no Brasil e no mundo 

Hoje o Brasil é o segundo colocado da América em disponibilização de serviços online, atrás dos Estados Unidos. No cenário global, ocupamos o 16º lugar no ranking mundial à frente de potências como China, França, Itália, Israel, Canadá e Espanha, entre outras. No Brasil, mais de 150 milhões de brasileiros já usam o portal GOV.BR.

O líder do ranking mundial é a Estônia. Em 2005 eles já votavam pela Internet e em 2019 chegaram a 100% dos serviços digitais. No Brasil, 99% da população é conectada. O país é 4ª maior nação conectada a Internet em volume de pessoas conectadas. E, desse montante, 62% acessa pelo celular.

“Por isso, para o cidadão é primordial ter acesso via celular de maneira simples e intuitiva. No âmbito federal, 90% dos serviços já são oferecidos de forma digital, de um total de 4757 serviços no portal GOV.BR, sendo 898 serviços integrados, com mais de 3,9 milhões de assinaturas eletrônicas por mês. São números significativos”, garante Jordão.

O Governo Digital Elotech

“Quando começamos a construir a nossa solução de Governo Digital, encontramos um estado total de crise. A gente via a dificuldade do cidadão em ter o acesso aos serviços municipais por falta de padronização e praticamente nenhuma integração. Era nota fiscal em um lugar, protocolo em outro, cada um de uma forma e sem adequação à lei da regulamentação da carta de serviço”.

O design do Governo Digital Elotech utiliza o mesmo padrão do governo federal. A empresa tem hoje três verticais: Elo Web, OXY e o Governo Digital, totalmente integradas. A vertical do Governo Digital é totalmente focada no acesso externo do cidadão, do servidor ou da empresa que está acessando algum serviço da prefeitura.

Algumas das características do Governo Digital da Elotech incluem a autenticação com o GOV.BR, ranking de serviços, para ver qual é o serviço mais acessado da prefeitura, bem como a facilitação do acesso aos serviços e a integração total com a Gestão OXY.

Governo Digital da Elotech conta uma barra vertical de links totalmente personalizável, uma busca muito facilitada por serviços, filtros rápidos que mostram se o serviço é online ou presencial, destinado para empresa, cidadão ou servidor, e as categorias de serviços.

Quando o usuário entra dentro de algum serviço, é informado qual a destinação dele, categoria, avaliação, se é online ou presencial, bem como todos os dados de carta de serviço. O texto é totalmente customizável de acordo com cada entidade e suas respectivas diretrizes.

Quanto mais o serviço é utilizado pelo cidadão, mais no topo da página ele aparece. No momento, a restituição do imposto de renda aparece como a mais utilizada em praticamente todos os municípios.  Ao mesmo tempo, a Prefeitura pode exibir os serviços em destaque que bem desejar na página inicial de cada filtro.

“O Intuito foi criar uma aplicação simples, na qual o cidadão consegue chegar rápido ao objetivo. A área administrativa conta com diversos dashboards para configurações personalizadas, acesso rápido e o cadastro de cada serviço que a entidade pode oferecer”, finaliza Jordão.

O serviço pode ser oferecido via Link externo, como no site do governo federal, recursos internos, que são as telas criadas pela Elotech e integradas ao OXY, como recursos humanos, e navegação para formulário dinâmico, que é de fácil utilização e permite a criação de praticamente qualquer coisa, incluindo o envio de documentos e o status da solicitação.

A aplicação ainda permite a oferta de processos com taxas integradas à tributação, com pagamento via código de barras ou QR Code. Com isso, tudo que envolve processos com taxas já pode ser feito via digital de forma simples, rápida e intuitiva.

A empresa prioriza a expansão da atuação do Governo Digital em entidades em todo Brasil, iniciando com a implantação no estado do Paraná.

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