MIA, a primeira Inteligência Artificial especializada em e-commerce, utiliza a mesma tecnologia do ChatGPT (da OpenAI) para ajudar empresas a venderem mais com menos esforço.
Uma funcionalidade que o ANYTOOLS e o Predize, empresas do Grupo DB1, formado por multinacionais de tecnologia com clientes nas Américas, Europa e Ásia, oferece uma nova solução para otimizar as descrições de seus produtos e assim agilizarem o atendimento aos clientes nos marketplaces: a MIA será lançada oficialmente durante o MeLi Experience.
O evento, considerado o maior de e-commerce da América Latina, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Expo Transamérica em São Paulo. O lançamento acontecerá nos estandes do ANYTOOLS e do Predize. Cada estande terá um simulador para que os participantes possam simular a IA diretamente em seus anúncios do Mercado Livre.
Inicialmente lançada para o Predize, a MIA utilizava tecnologia híbrida interna e de mercado para respostas automáticas em atendimento de SAC para e-commerce. Mas, em 2022, o Grupo DB1 viu na OpenAI uma oportunidade de evoluir sua tecnologia de IA, focada em e-commerce.
Assim, a combinação da MIA com o ChatGPT resultou em uma poderosa ferramenta para otimizar resultados por meio de respostas de alta qualidade. A MIA então ganhou vida própria e expandiu seus limites para além do Predize, alcançando o status de um produto independente oferecido pelo Grupo DB1.
A MIA fez uso de todo seu aprendizado e incorporou conhecimento com base nos atendimentos realizados ao longo do tempo. Assim, a solução se consolida como a evolução do ChatGPT e suas respostas não são feitas apenas com base em inteligência do ChatGPT, mas sim em sua própria experiência em e-commerce.
Além disso, a MIA também pode enriquecer anúncios e descrição dos produtos para o e-commerce. Ao identificar que muitos anúncios estavam incompletos, as funcionalidades da MIA foram atualizadas e agora a ferramenta também apoia o vendedor na criação de um anúncio ainda mais completo.
Tudo isso apresentando uma redução de tempo para gerar e enriquecer descrições. Em uma análise realizada dentro do ANYMARKET, a MIA enriqueceu um produto – título e descrição – em menos de 1 min, enquanto uma pessoa varia, pelo menos, 10 min para escrever 500 palavras.
Novas funcionalidades
Nesse sentido, as novas funcionalidades da MIA foram pensadas exclusivamente para utilizar a inteligência artificial a fim de ajudar a melhorar os anúncios dos vendedores em marketplace e incluem enriquecimento de título e de descrição, além da sugestão automática de categoria.
Enriquecimento de título: a MIA ajuda na criação automática de títulos mais relevantes com informações necessárias para o consumidor e para o marketplace. Ela não só faz o ajuste automático para respeitar a regra de quantidade de caracteres, mas também faz a adequação do título com base nas restrições dos marketplaces, tais como caracteres especiais, título inteiro com caixa alta e abreviações, entre outras.
Enriquecimento de descrição: a MIA aumenta o volume de informações relevantes para a descrição do produto. Ela adiciona boas práticas de SEO, tais como indexação, usabilidade e acessibilidade. Além disso, a ferramenta também permite o uso dos atributos cadastrados na ficha técnica do produto para facilitar a criação da descrição. A construção da descrição é realizada com um apenas clique.
Sugestão automática de categoria: a MIA recomenda automaticamente a categoria adequada para cada produtos que possui em seu portfólio, reduzindo significativamente o esforço e otimizando o tempo para vincular categorias em até 50%. A ferramenta consegue receber as sugestões automáticas de categorias no Mercado Amazon, Netshoes, Shopee e Leroy Merlin. O processo de vincular as categorias ao anúncio é realizado com três cliques para garantir que os consumidores encontrem facilmente os itens desejados.
O nascimento da MIA
“Como a MIA surgiu no Predize para automatizar as operações do SAC, desenvolvemos diversos MVPs com tecnologias próprias e de mercado e os validamos junto a uma base de clientes, realizando vários ciclos de interação e feedbacks. Assim, adaptamos a solução para chegar em uma versão mais adequada às necessidades do e-commerce”, explica Alexandre Rezende, Diretor do Predize, empresa do Grupo DB1.
“Nesses estudos de validação das soluções, refinamos e chegamos em uma solução híbrida com tecnologia própria e ChatGPT para ter mais agilidade, qualidade e excelência nas respostas”, garante Alexandre Rezende.
Dentro do Predize, a MIA é utilizada para responder de forma automática as solicitações de pré e pós-venda nos marketplaces, enviando respostas em segundos, 24 horas por dia. Como utiliza a tecnologia do ChatGPT focada nos marketplaces, ela é considerada uma evolução do ChatGPT para e-commerce, onde o time de SAC já pode ativá-la com um treinamento base para responder perguntas prontamente, e de forma humanizada.
“Nesse cenário, a MIA ajuda a reduzir em 50% o esforço dos times de SAC e converter 25% das perguntas em vendas. Com isso, ajuda os times a terem mais produtividade e a empresa a ter mais conversões de venda. Com a agilidade nas respostas, a MIA impacta diretamente na manutenção de uma reputação positiva nos marketplaces. A tecnologia responde seis vezes mais que outras ferramentas de mercado, com alta assertividade e qualidade”, conclui Alexandre Rezende.
ABC da Construção
A ABC da Construção contratou a MIA para automatizar os atendimentos nos marketplaces e melhorou taxa de conversão em 159% no Mercado Livre.
Empresas como a ABC da Construção, que atua há mais de 65 anos no mercado de Casa e Construção, vêm optando pela MIA, a solução de atendimento ao cliente que é uma evolução da tecnologia do ChatGPT (chatbot criado pela OpenAI para responder perguntas variadas). Não somente por utilizar essa tecnologia, mas aperfeiçoá-la através de constante treinamento e curadoria, a MIA responde de forma humanizada e contextualizada.
A ABC da Construção já era cliente do Predize para centralizar o pré e pós-venda dos principais marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magalu, Via e Americanas, contando com dashboards e relatórios sobre a operação. Com o lançamento da MIA, o e-commerce se prontificou em contratar a solução para conseguir responder mais perguntas no Mercado Livre, aumentando a taxa de conversão em 159% e trazendo mais receita.