Sistema passa a ter 500 bicicletas, sendo 250 e-bikes, e se torna o primeiro do país com metade da frota elétrica
Primeiro mês do bike Curitiba registrou mais de 80 mil deslocamentos
No Dia do Ciclista, a Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, anuncia a chegada de 250 bicicletas elétricas ao sistema, que passa a ter 500 bikes compartilhadas na capital paranaense. Curitiba é a primeira praça da Tembici, no Brasil, a ter 50% do projeto com e-bikes, iniciativa que além de ajudar a cidade a cumprir seus compromissos sustentáveis, expande as possibilidades de uso, uma vez que o modal facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala.
As bicis elétricas da Tembici tem velocidade limitada a 25 km/h, e tecnologia de pedal assistido, em que a assistência é acionada ao simples pedalar, proporcionando a experiência de utilizar os mesmos modelos de bikes que circulam em Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. São bicicletas robustas desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento e isso influencia diretamente na segurança e conforto de quem pedala.
“Sabemos da importância das bikes elétricas para cidades mais democráticas e sustentáveis, e que seguem as tendências mundiais de mobilidade. As e-bikes têm excelente desempenho para diversas finalidades de deslocamento e sabemos que será um marco muito importante para Curitiba, que em apenas um mês já registrou mais de 80 mil deslocamentos com as nossas bicicletas compartilhadas”, afirma Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.
“Conforme previsto no edital de chamamento público, a Tembici agora entrega 100% da frota proposta com 50 estações pela cidade. É uma opção de ciclomobilidade, de lazer e de saúde para o povo curitibano”, diz a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
Ainda no dia 19/08, os usuários do bike Curitiba poderão optar pela bicicleta elétrica com valor adicional a partir de R$0,30, por minuto pedalado.
Localização Estratégica das Estações
Agora completo, o sistema passa a operar com 50 estações, proporcionando ainda mais conveniência, uma vez que assim como as comuns, as bicicletas elétricas também precisam ser retiradas e devolvidas nas estações.
Vale reforçar que os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da Tembici, em diálogo com o corpo técnico da Prefeitura, que além do Plano Cicloviário da cidade, avaliou critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade. O projeto irá conectar diferentes modais, estando próximo a importantes conexões com o transporte público como as estações do Tubo e terminais como Cabral, Portão, Guadalupe e Campina do Siqueira, além da Estação Rodoferroviária.
Confira a lista das estações:
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Balanço 1º mês bike Curitiba
No primeiro mês de funcionamento em Curitiba, o sistema registrou mais de 80 mil deslocamentos com bicicletas compartilhadas na cidade, o que configura um excelente desempenho para um sistema que acaba de ser iniciado. Dados ainda mostram que os finais de semana são os períodos com maior porcentagem de deslocamentos por dia (20% aos domingos e 16% aos sábados).
Outra informação importante são as cinco estações com mais usabilidade, nos primeiros 30 dias em Curitiba: Parque Barigui I e II, Praça Dezenove de Dezembro, Praça Osório e Igreja do Portão, todas em localizações que facilitam o acesso a transportes públicos.
“A integração de modais ativos, como as bicicletas com o transporte público é fundamental para o aumento da mobilidade urbana sustentável. Com essa ação é possível ter trajetos mais eficientes e contribuir para a redução dos congestionamentos e poluição ambiental. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e acessível”, observa Tomás.
Sobre a Tembici – A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 220 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 38 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.