Início Geral Hotéis e Turismo Dia Mundial do Turismo: movimento do primeiro semestre de 2023 surpreende setor...

Dia Mundial do Turismo: movimento do primeiro semestre de 2023 surpreende setor hoteleiro em Curitiba

0

Com crescimento de 9% no fluxo de hóspedes de janeiro a agosto e aumento de 41% na receita, NH Curitiba The Five supera metas

Mais uma vez, Curitiba demonstra sua força e relevância no cenário nacional do Turismo de Negócios e Eventos: um levantamento realizado pela Fecomércio/SP, em parceria com a Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), revelou que as viagens de negócios movimentaram R$ 9,5 bilhões em novembro de 2022 no Brasil, um crescimento de 29,4% em comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano, o valor registrado foi de R$ 86,6 bilhões, aumento de 90% em relação ao ano anterior. A cidade paranaense, segundo o Ministério do Turismo, é considerada a terceira capital mais procurada para viagens corporativas, despontando como destaque no cenário do setor. Dentre os principais motivos, destacam-se a segurança, infraestrutura e setor hoteleiro aptos para sediar tais eventos.

E as potencialidades de Curitiba refletem-se em outros números: segundo a CCR Aeroportos, o movimento de passageiros no Aeroporto Afonso Pena cresceu 19% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando 2.5 milhões de pessoas. O fortalecimento do setor de turismo corporativo também é constatado pelo crescimento do número de convenções, feiras internacionais inéditas, novas opções de destinos e oportunidades de negócios.

O NH Curitiba The Five, primeiro hotel da rede espanhola NH Hotels no Brasil, constata a consolidação do setor, em especial no ambiente corporativo. O segmento de negócios e eventos demonstra solidez e força, registrando uma retomada de 15% superior ao ano de 2019 – referência pré-pandemia. “De janeiro até agosto, nós recebemos 31 mil hóspedes, o equivalente a um aumento de 9% em comparação com 2022. A ocupação média do hotel está em torno de 60%”, detalha o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque.

Os dados positivos motivam os turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas. “Em 2022, nós sediamos 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. Neste ano, nós já realizamos 156 eventos e temos uma agenda de reservas 70% ocupada até dezembro”, complementa.

Turismo desportivo e de compras em alta

Uma pesquisa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba revelou que a indústria hoteleira registrou um incremento de 4,62% no movimento de hospedagem. Fato é que a capital mais fria do país registrou surpreendentes recordes na temporada de inverno, com alto fluxo de visitantes nos principais pontos turísticos como MON, Torre Panorâmica e Linha Turismo. A retomada do turismo no Estado não é de hoje. Em 2022, o Paraná atingiu o maior aumento no número de embarques em seus aeroportos, ultrapassando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Foram 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões na comparação com o ano anterior. Os dados constam no terceiro Boletim de Dados Turísticos de 2023, elaborado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR).

“Temos um fluxo contínuo de hóspedes ligados ao turismo doméstico de compras e desportivo, que representam uma parcela de 25% da ocupação do hotel. Recebemos muitas pessoas e profissionais que vêm à Curitiba para torneios de hipismo, golfe, tênis e futebol, e temos sólidas parcerias com os clubes locais e federações esportivas”, detalha Antonio.

Geração de empregos: hotel aumentou a força de trabalho em 27% 

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil), indicou que o turismo nacional registrou, até outubro do ano passado, a criação de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país. Ademais, o número de empresas e profissionais registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) cresceu 73% no Paraná de 2018 a 2022, representando um salto de 5,1 mil para 8,8 mil cadastros.

O hotel curitibano reforça o seu crescimento contínuo, com o quadro de colaboradores aumentando em 27%, principalmente nas equipes de governança, cozinha e restaurante. A previsão segue positiva, e o diretor projeta expandir o número de funcionários em mais 10% até o início de 2024, especialmente com as festas de fim de ano se aproximando. “Estamos otimistas em relação a 2024. O setor hoteleiro é um termômetro da economia regional. Acreditamos que o ano que vem será desafiador, mas com um potencial de crescimento superior ao ano atual”, relata.

Investimentos em modernização e expansão

Em 2023, a rede NH Hotels inaugurou o primeiro hotel da bandeira no Nordeste – e o segundo no país – em Feira de Santana (BA). Com 210 apartamentos, o complexo multiuso de 31 andares abriga lojas, clínicas médicas, salas comerciais e instalações bancárias. Para o segundo semestre de 2023 e início de 2024, a rede hoteleira planeja novidades e reformas. Dentre os destaques, estão as constantes novidades no Restaurante Trinitas e Five Lounge, além de investimento em tecnologias, com a troca do sistema operacional e melhorias no atendimento. Ainda, o hotel está estudando projetos e viabilizando economicamente a possibilidade de modernizar e trazer novas soluções de alto padrão para os 178 quartos do complexo. O investimento visa reposicionar estrategicamente o hotel para atender à crescente demanda dos clientes. O cenário turístico otimista reflete no país: a pesquisa IPC Maps informou que o turismo no país deve movimentar mais de R$ 82,7 bilhões até o final do ano.

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa.

Artigo anteriorNovo conceito do Lemí valoriza cozinha descomplicada
Próximo artigoHomenagem às crianças com dança reúne Curitiba Cia de Dança e Cia Druw, de SP
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile