Inteligência artificial da Impulsefy, batizada de IAra, aprende em questão de segundos a rotina que um colaborador comum levaria de 3 a 6 meses para aprender. Com ela, empresas podem contar com um funcionário 24 horas por dia, reduzindo custos e automatizando atendimentos.
Investimentos em inteligência artificial para atendimento ganham a cada dia mais importância como uma estratégia fundamental para empresas que desejam obter vantagem competitiva e aprimorar a experiência do cliente.
Por isso, a Impulsefy, uma empresa do grupo Empari Global Innovation, que se destaca por oferecer soluções inovadoras para a qualificação de leads, desenvolveu uma Inteligência Artificial revolucionária para atendimento e vendas: a IAra.
A IAra é uma avançada plataforma de inteligência artificial desenvolvida para assumir diferentes comportamentos humanos. Essa inteligência artificial promete oferecer uma experiência única e personalizada, evitando assim a impressão negativa de conversar com um robô.
A ideia para a criação da IAra surgiu da para enfrentar um problema comum de muitas empresas: um gargalo na fila de espera para atendimento com a equipe de suporte humano, incapaz de atender a todos os clientes de forma eficiente e simultânea. A tecnologia já está em operação em empresas de vários nichos, como turismo, saúde e soluções de pagamentos, entre outros.
Weslen Farias, CEO da Impulsefy, explica que a implementação deste projeto representou uma inovação mundial, adaptável a diversos setores. “A solução apresentada despertou grande interesse entre a maioria dos clientes, que, ao mesmo tempo, demonstraram surpresa diante da notável capacidade da IAra em resolver problemas de forma eficaz e simular interações humanas, resultando também em redução de até 66% nos custos operacionais. Vários testadores da ferramenta não conseguiram discernir que estavam interagindo com uma inteligência artificial”.
A IAra proporciona inúmeros benefícios, automatizando e unificando processos de aquisição de leads e clientes, resultando na redução dos custos operacionais e na otimização do tempo de resposta ao atendimento. A empresa acredita que o impacto social mais significativo reside na criação de novas oportunidades de emprego destinadas ao aprimoramento, refinamento e treinamento de sistemas de inteligência artificial.
Implementação em Maringá
A IAra também faz parte de um projeto científico junto a UEM para inserção da Inteligência Artificial no centro de inovação de Maringá e demonstra um grande potencial inovador para a cidade.
“Em nossas validações de mercado, benchmarking e testes reais do MVP, percebemos que o grande diferencial é a oferta de mão de obra qualificada com modelagem de comportamento humano por meio de inteligência artificial. Portanto, até o presente momento, não encontramos concorrentes que ofereçam uma solução desse nível para o mercado regional e nacional”, garante Weslen.
“Já mapeamos em Maringá que 44,15% das empresas são varejistas, atacadistas ou com operações ligadas a vendas. Temos então apenas em Maringá um total de 9.050 potenciais clientes. Pensando no âmbito nacional, nosso planejamento de escala para os próximos dois anos é atingir 1,04% de todo mercado de canais de atendimento eletrônico, totalizando aproximadamente 29.400 clientes”, comemora o executivo.
“Até agora, foi possível quantificar a redução de custos operacionais em até 66% dos setores de atendimento. Notamos também que houve agilidade nas filas de atendimento, melhora na retenção e elevação de satisfação dos clientes. Outro dado importante é que a IA já operacionaliza vendas do início ao fim”, conclui ele.