IA impulsiona substituição de mão de obra por tecnologia

Inteligência artificial da Impulsefy, batizada de IAra, aprende em questão de segundos a rotina que um colaborador comum levaria de 3 a 6 meses para aprender. Com ela, empresas podem contar com um funcionário 24 horas por dia, reduzindo custos e automatizando atendimentos.

Investimentos em inteligência artificial para atendimento ganham a cada dia mais importância como uma estratégia fundamental para empresas que desejam obter vantagem competitiva e aprimorar a experiência do cliente.

Por isso, a Impulsefy, uma empresa do grupo Empari Global Innovation, que se destaca por oferecer soluções inovadoras para a qualificação de leads, desenvolveu uma Inteligência Artificial revolucionária para atendimento e vendas: a IAra.

A IAra é uma avançada plataforma de inteligência artificial desenvolvida para assumir diferentes comportamentos humanos. Essa inteligência artificial promete oferecer uma experiência única e personalizada, evitando assim a impressão negativa de conversar com um robô.

A ideia para a criação da IAra surgiu da para enfrentar um problema comum de muitas empresas: um gargalo na fila de espera para atendimento com a equipe de suporte humano, incapaz de atender a todos os clientes de forma eficiente e simultânea. A tecnologia já está em operação em empresas de vários nichos, como turismo, saúde e soluções de pagamentos, entre outros.

Weslen Farias, CEO da Impulsefy, explica que a implementação deste projeto representou uma inovação mundial, adaptável a diversos setores. “A solução apresentada despertou grande interesse entre a maioria dos clientes, que, ao mesmo tempo, demonstraram surpresa diante da notável capacidade da IAra em resolver problemas de forma eficaz e simular interações humanas, resultando também em redução de até 66% nos custos operacionais. Vários testadores da ferramenta não conseguiram discernir que estavam interagindo com uma inteligência artificial”.

A IAra proporciona inúmeros benefícios, automatizando e unificando processos de aquisição de leads e clientes, resultando na redução dos custos operacionais e na otimização do tempo de resposta ao atendimento. A empresa acredita que o impacto social mais significativo reside na criação de novas oportunidades de emprego destinadas ao aprimoramento, refinamento e treinamento de sistemas de inteligência artificial.

Implementação em Maringá

A IAra também faz parte de um projeto científico junto a UEM para inserção da Inteligência Artificial no centro de inovação de Maringá e demonstra um grande potencial inovador para a cidade.

“Em nossas validações de mercado, benchmarking e testes reais do MVP, percebemos que o grande diferencial é a oferta de mão de obra qualificada com modelagem de comportamento humano por meio de inteligência artificial. Portanto, até o presente momento, não encontramos concorrentes que ofereçam uma solução desse nível para o mercado regional e nacional”, garante Weslen.

“Já mapeamos em Maringá que 44,15% das empresas são varejistas, atacadistas ou com operações ligadas a vendas. Temos então apenas em Maringá um total de 9.050 potenciais clientes. Pensando no âmbito nacional, nosso planejamento de escala para os próximos dois anos é atingir 1,04% de todo mercado de canais de atendimento eletrônico, totalizando aproximadamente 29.400 clientes”, comemora o executivo.

“Até agora, foi possível quantificar a redução de custos operacionais em até 66% dos setores de atendimento. Notamos também que houve agilidade nas filas de atendimento, melhora na retenção e elevação de satisfação dos clientes. Outro dado importante é que a IA já operacionaliza vendas do início ao fim”, conclui ele.

Destaque da Semana

Edição 2024 do PROARTE encerra com Mãe Beth de Oxum, patrimônio vivo de Pernambuco

A programação da edição 2024 do PROARTE 2024, atividade formativa...

Regra das 5 horas: a técnica de líderes globais para potencializar a própria carreira

Usada por profissionais e gestores de sucesso, este método...

Taco entra em nova fase e surpreende com experiência gastronômica vibrante e divertida

Taco Bar y Cocina Latina convida todos a redescobrir um...

Cadeias Produtivas de Ribeirão Preto recebem reconhecimento no Programa SP Produz

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Software (PISO) e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor