Mercado náutico projeta atingir 120 mil empregos neste ano

default

Com expectativa de gerar cerca de R$ 500 milhões em negócios durante a 2edição do São Paulo Boat Show, associação náutica brasileira prevê crescimento na geração de postos de trabalho

Considerando que 70% das vendas de embarcações novas no país acontecem nos eventos Boat Shows, impactando diretamente na geração de empregos em todo o setor náutico, a  Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar) projeta que este ano o mercado náutico atinja um patamar recorde com 120 mil postos de trabalhos no Brasil, entre diretos e indiretos. O número positivo também é reflexo de cerca de R$ 1 bilhão em geração de negócios nos três maiores eventos náuticos: Rio Boat Show, Marina Itajaí Boat Show e o maior da América Latina, o São Paulo Boat Show, que será realizado de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo, e estima registrar cerca de R$ 500 milhões em movimentação econômica. 

A 26ª edição do São Paulo Boat Show já contabiliza um recorde de expositores após a pandemia, com mais de 140 marcas confirmadas e uma ampla variedade de produtos náuticos, que vão desde barcos em formato de carro, casas sobre as águas e até aplicativos para aluguel de embarcações. O São Paulo Boat Show 2023 também será palco para mais de 150 embarcações do mercado nacional e internacional, com mais de 50 lançamentos. Os modelos que serão apresentados em primeira mão vão desde motos aquáticas, barcos considerados de entrada, de 16 a 27 pés, até grandes iates de luxo com 90 pés, que oferecem cinco suítes e 450 m² de área social. 

“O São Paulo Boat Show é o grande momento do mercado náutico no Brasil. Além disso, é uma importante plataforma de lançamento de produtos e serviços da indústria náutica brasileira e reunirá as principais marcas do setor. Este ano, além de já registrarmos número recorde de expositores pós pandemia, a diversidade de produtos e barcos também irá impressionar os visitantes. Toda essa movimentação econômica impacta positivamente na geração de empregos, já que na indústria náutica o trabalho é feito em grande parte manualmente, quase artesanal”,  explica o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik. 

Atrações e novidades 

Entre as atrações da edição deste ano, destaque para o 2º Náutica Talks, que contará com palestras de nomes renomados sobre experiências náuticas e assuntos técnicos. Destinos Náuticos importantes no país também estarão no evento e apresentarão ao público suas infraestruturas e belezas naturais, como as cidades de Ilhabela e Florianópolis e os estados Paraná e São Paulo. Já no “Espaço dos Desejos” grandes marcas de luxo vão apresentar seus produtos, como a Audi Helicópteros e a Porsche. O empreendimento baiano Kiaroa Eco Luxury Resort também já confirmou presença no SPBS.

“O São Paulo Boat Show, além de ser a grande vitrine do mercado náutico, agrega ampla gama de atrações que vão desde palestras a carros esportivos e helicópteros. Esta é uma grande oportunidade também aos destinos náuticos brasileiros se tornarem ainda mais conhecidos entre os amantes das águas e, com isso, desenvolverem o potencial turístico das regiões onde estão inseridos”, afirma a diretora geral da Boat Show, Thalita Vicentini.

Nesta 26ª edição do São Paulo Boat Show são esperadas mais de 36 mil pessoas nos seis dias de evento, que ocorre no São Paulo Expo, na capital paulista, em uma área com mais de 30 mil m². Os ingressos já estão sendo vendidos por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/SPBS2023Sympla.

Congresso náutico é destaque

Nos dias 20 e 21 setembro, antecedendo ao São Paulo Boat Show, o evento receberá autoridades do setor de turismo para o 8° Congresso Internacional Náutica, o mais importante encontro sobre turismo náutico do Brasil e cujo tema deste ano são os investimentos no turismo das águas. Já estão confirmadas as presenças de autoridades federais e regionais, além de agentes do setor náutico de todo o país. Durante o congresso serão realizadas palestras e painéis com ideias e estratégias para fomentar os investimentos no turismo náutico. Também serão apresentados cases de sucesso por palestrantes renomados.

Serviço

Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023

Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)

Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)

Mais informações: https://saopauloboatshow.com.br

Ingressos: https://bit.ly/SPBS2023Sympla

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante organizador de eventos náuticos da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí e Rio de Janeiro; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, em Angra dos Reis, um espaço que proporciona experiências exclusivas. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país. 

Destaque da Semana

CEO do Grupo A.Yoshii é eleito Empresário do Ano no Paraná

Leonardo Yoshii é homenageado no Prêmio Líderes do Brasil,...

Início da construção do B41, primeiro student housing do Paraná

Com o início das obras, praça de uso compartilhado...

Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

Ibis Curitiba Batel e Ibis Styles Curitiba Centro Cívico recebem certificação Green Key

A líder mundial em hospitalidade, Accor, celebra mais duas certificações Green...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor