Início Geral Educação Como descobrir e estimular o potencial das crianças

Como descobrir e estimular o potencial das crianças

0
Como descobrir e estimular o potencial das crianças

Como descobrir e estimular o potencial das crianças

Pais têm papel essencial no oferecimento de atividades que fortalecem as competências infantis e que despertem novas habilidades na criança

Todos os pais e responsáveis esperam que a criança se desenvolva com plenitude e seja capaz de colocar em prática todo o seu potencial, cujas qualidades possam inspirar o seu futuro. Mas será que a sociedade está contribuindo para que os pequenos descubram suas habilidades?

O papel dos adultos é tão importante quanto o das crianças nesse processo de potencialidade infantil, pois cabe aos pais enxergarem oportunidades e desafios para os pequenos. Saiba como ser um aliado no processo de desenvolvimento da criança.

1 Experimente diversos estímulos às crianças

Possibilite à criança conhecer e experimentar diversas atividades que trabalhem as diferentes habilidades cognitivas e motoras.

É comum o pai ou a mãe com um determinado talento acharem que a criança será uma “reprodução” dessa qualidade. E nesta intenção de que essa criança siga os passos dos pais, eles acabam estimulando o pequeno basicamente em uma mesma atividade, o que pode inibir outras potencialidades.

2 Invista em atividades ricas em criatividade e imaginação

Mais do que ficar atento às potencialidades da criança, é importante incentivá-la a desenvolver competências emocionais essenciais para toda a vida, como a criatividade, a concentração, o improviso, o trabalho em equipe, entre outros. Brincadeiras domésticas ou em classe, como atividades de recorte, desenho e colagem, são interessantes porque conseguem ativar a concentração das crianças enquanto desenham e estimulam a precisão por meio da colagem.

O imaginário infantil é um universo colorido e cheio de descobertas. Interações que estimulem a criatividade e a liberdade de escolhas ajudam na construção da autonomia da criança.

“Muito mais do que entreter, a brincadeira é uma forma de estimular o desenvolvimento mental e motor das crianças. Uma folha de papel, uma cola escolar e lápis coloridos são pontos de partida para uma viagem na imaginação infantil. A criança precisa ter a oportunidade de criar, inventar figuras qualquer e expressar sua individualidade e/ou sua presença em grupo, quando a atividade é feita com mais pessoas”, diz Beatriz Negrão, gerente de Marketing de Pritt, marca de adesivo escolar.

3 Fique atento aos hábitos e de novidades na vida das crianças

Passeios na casa de familiares ou amigos podem ser um termômetro para analisar determinados comportamento infantil. Se a criança se interessou pela leitura dos livros do parente ou então participou de uma brincadeira que não costuma fazer em casa, isso pode ajudar os pais a incentivar novos universos de aprendizagem.

O olhar mais apurado dos pais e responsáveis aos sinais dados pela criança também vale para identificar possíveis obstáculos em uma determinada atividade infantil e entender os motivos pelos quais ela passou a ter menos interesse em uma atividade que tanto gostava. É importante que os adultos participem ativamente do dia a dia dos pequenos para enxergarem oportunidades e investigar as causas de um eventual problema.

4 Socializando a criança para agregar conhecimento

A era digital oferece interações individuais que são alimentadas por algoritmos programados para captar cada vez mais nossas atenções na tela. O resultado disso tudo é um menor estímulo à socialização e ao contato presencial.

A troca de experiências com pessoas de diferentes culturas, classes sociais, entre outros, ajuda a ampliar o conhecimento e ter uma visão mais ampla da vida. E essa diversidade de experiências e conhecimentos é especialmente importante para as crianças, livres de preconceitos e com longo caminho para desenvolvimento. As referências são importantes no aprendizado das crianças, sejam elas familiares, amigos ou pessoas do círculo social.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile