domingo, 23 fevereiro 2025
24.2 C
Curitiba

Em seu 20º aniversário, Brasil Sul anuncia ônibus elétrico

A Brasil Sul Linhas Rodoviárias comemora o seu 20º aniversário neste 3 de janeiro. A empresa iniciou as suas atividades em 2004, em um pequeno imóvel na Vila Nova, região central de Londrina, com uma equipe de 80 colaboradores e uma frota de 32 ônibus, sob o comando de José Boiko e Estefano Boiko Junior que já possuíam expertise no segmento de transporte rodoviário de passageiros.

No nome, a nova empresa já anunciava o seu mercado alvo: os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também São Paulo. A sede em Londrina foi uma escolha logística, já que o município é ponto de convergência entre as linhas que compõem a área de atuação da empresa.

A Brasil Sul já nasceu moderna. Inovou no layout dos ônibus, que se destacavam nas rodoviárias e estradas pelo design arrojado, configuração e decoração interna. O uniforme dos motoristas apresentava um padrão diferente do que se costumava ver à época. A empresa também antecipava que tecnologia seria um dos seus pontos fortes: foi a primeira operadora do País a oferecer, em 2005, wi-fi aos passageiros.

A estratégia do Grupo sempre foi crescer por meio de aquisições de outras companhias.  Em apenas cinco anos a empresa se expandiu com a aquisição da companhia Francovig, que operava 16% do transporte urbano em Londrina. Nascia assim a Londrisul, que hoje responde por 35% do serviço no município, com uma frota de 134 ônibus.

Salto

Em fevereiro de 2014 a Brasil Sul deu um grande passo ao adquirir a tradicional Viação Garcia, juntamente com as outras duas empresas do grupo (Princesa do Ivaí e Viação Ouro Branco). Nascia então o Grupo GBS – Garcia/Brasil Sul – com a preocupação da direção em manter a “personalidade” de suas duas principais empresas: a força da tradição da Viação Garcia, com 80 anos de história à época da aquisição, e a modernidade e busca constante por inovação da Brasil Sul.

Crescer e inovar são marcas do grupo. Em 2023, mais uma empresa se juntou ao GBS: a catarinense Santo Anjo da Guarda. A transação confirma a estratégia da Viação Garcia/Brasil Sul de reforçar as operações em áreas onde já atua. A Santo Anjo sempre teve forte sinergia com a Brasil Sul, com linhas em comum e outras que passaram a ser operadas em conjunto a partir da união, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Junior.

Hoje, a Viação Garcia/Brasil Sul reúne cinco empresas e está entre as maiores do setor de transporte rodoviário de passageiros do País, com atuação em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Transporta em média 23 milhões de passageiros ao ano.

Dos 80 colaboradores que iniciaram a jornada da Brasil Sul, em 2004, hoje aproximadamente 2.400 funcionários integram o quadro de pessoal de todo o grupo. A frota de 32 ônibus se modernizou ano a ano: atualmente, são cerca de 800 veículos que rodam quase sete milhões de quilômetros ao mês.

Modernidade

A empresa utiliza a mais nova geração de ônibus da encarroçadora Marcopolo, o modelo G8, que oferece segurança, conforto e bem-estar aos passageiros, além de incorporar tecnologia e requisitos de sustentabilidade. Oferece comodidades do serviço cabine cama, poltronas de couro com massageadores que se transformam em verdadeiras camas com 180º de reclinação, kit conforto com travesseiros e mantas com o padrão da rede de hotéis Bourbon, plataforma de entretenimento on demand, wi-fi, água mineral e petiscos a bordo. Dispõe de salas vip, “Espaço Mulher” (para as passageiras viajarem ao lado de outra mulher), compra online de passagens e check in digital, entre outras inovações.

Os serviços também incorporam tecnologia de ponta, com grande leque de canais para a compra de passagens, além de aceitar desde 2018 moedas digitais como meio de pagamento, funcionalidades pioneiras da empresa no mercado rodoviário.  Parcerias como a firmada com o programa de recompensas Livelo permitem ao cliente adquirir passagens utilizando pontos acumulados na rede e também converter o valor investido para compras futuras.

Em 2023, o grupo fez a maior compra de ônibus de sua história, com a aquisição de 148 ônibus. Foram investidos cerca de R$ 200 milhões. Os novos veículos, sob o conceito Euro 6, atendem as normas do setor para a redução de emissão de poluentes dentro do que preconiza a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). “Temos foco voltado para os aspectos social, ambiental e de governança”, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Junior. “A nova frota é formada pelo que há de mais avançado no segmento em termos de desempenho, design, conforto, tecnologia e sustentabilidade”, completa.

Desde 2014, quando a Viação Garcia foi adquirida pela Brasil Sul, o grupo renovou a sua frota com 894 ônibus. “Os investimentos em novos veículos aproximam-se da casa de um bilhão de reais”, calcula o presidente José Boiko. A grande sensação está em um modelo que será apresentado ao público nas próximas semanas: o primeiro ônibus rodoviário elétrico com a marca Brasil Sul, que inaugura uma nova etapa nessa trajetória de inovação contínua.

A empresa acaba de adotar o avançado sistema de software Protheus, da TOTVs, um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados da organização. Essa tecnologia auxilia na gestão dos processos internos, integrando as atividades de setores como vendas, finanças, estoques, controladoria e diversas áreas administrativas.

Neste ano especial – em que a Brasil Sul celebra duas décadas de existência e a Garcia completa a marca histórica de 90 anos – a inauguração da nova sede do grupo será um dos pontos altos. A edificação está em obras na zona leste de Londrina com 100 mil m² de terreno e 30 mil m² de área construída. O valor investido é superior a R$ 60 milhões.

 

Destaque da Semana

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

Quais são os erros mais comuns no marketing no Instagram e como evitá-los?

O Instagram é uma das plataformas mais poderosas para...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor