Ivo Erthal*
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Mรฉdio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade bรกsica. Mas, desde as primeiras ediรงรตes, algumas instituiรงรตes de ensino superior passaram a utilizar o desempenho no exame como forma de seleรงรฃo para cursos de graduaรงรฃo.
Alรฉm de possibilitar o ingresso em instituiรงรตes pรบblicas, o Enem assegura a permanรชncia de estudantes em universidades particulares por meio de bolsas de estudo integrais e parciais oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) desde 2004. Para se candidatar ao programa, รฉ necessรกrio obter uma mรฉdia de 450 pontos no รบltimo Enem.
A oportunidade de ingressar em uma universidade pรบblica por meio do Enem se concretizou com a criaรงรฃo do Sistema de Seleรงรฃo Unificada (SISU) em 2010, pelo governo federal, como alternativa aos vestibulares descentralizados, que eram realizados atรฉ entรฃo pelas instituiรงรตes pรบblicas de Ensino Superior.
Desde a sua criaรงรฃo, o Enem desencadeou diversos movimentos de transformaรงรฃo na estrutura e no funcionamento da Educaรงรฃo Brasileira. Os currรญculos escolares e dos cursos preparatรณrios tiveram que se adaptar para atender ร s competรชncias e habilidades exigidas na prova. As provas sรฃo constituรญdas a partir de situaรงรตes-problema, e o raciocรญnio, assim como o contexto da questรฃo, passou a ganhar maior importรขncia. Essa mudanรงa contrasta com muitos vestibulares que apresentavam questรตes baseadas em memorizaรงรฃo e simples cรกlculos.
Outro impacto profundo do Enem foi a democratizaรงรฃo do acesso. Por ser atualmente o maior vestibular do Brasil, ele coloca em igualdade alunos oriundos de escolas particulares com alunos de escolas pรบblicas, diminuindo a desigualdade no acesso ao Ensino Superior. O exame exige o mesmo grau de conhecimento dos participantes, independentemente de sua origem social ou econรดmica.
O fato de a inscriรงรฃo ser de baixo custo e atรฉ mesmo gratuita para alunos que comprovarem carรชncia financeira foi outro fator promotor de acesso ร s universidades de forma menos desigual. Em seus 25 anos de existรชncia, o Enem conseguiu promover o acesso ao Ensino Superior de populaรงรตes distantes economicamente em um paรญs de dimensรตes continentais, atendendo a regiรตes rurais, isoladas, centros urbanos e periferias de regiรตes metropolitanas de forma mais abrangente do que o formato dos vestibulares anteriores ร sua existรชncia.
A proposta de redaรงรฃo, por ser considerada excludente, contribuiu para que as escolas, de uma forma geral, aprimorassem o currรญculo de produรงรฃo textual. Isso gera uma influรชncia direta na formaรงรฃo dos alunos no processo de letramento e escrita. Atualmente, a maioria das escolas e instituiรงรตes responsรกveis pela educaรงรฃo, como editoras e cursinhos, ampliou o desenvolvimento do processo de produรงรฃo de textos, permitindo que os alunos tenham contato tanto com as tรฉcnicas de redaรงรฃo quanto com os temas mais relevantes socialmente.
Ao analisar a composiรงรฃo das questรตes das รบltimas ediรงรตes do Enem, percebe-se uma conexรฃo estreita com temas contemporรขneos. Isso faz com que as escolas permitam que a atualidade seja colocada como parte integrante dos currรญculos, em oposiรงรฃo a temas ultrapassados mantidos de forma conservadora.
Como processo seletivo, o Enem ainda passarรก por muitas mudanรงas e adaptaรงรตes para melhoria. Por meio do Sisu e do Prouni, a nota do Enem passou a valer como a principal forma de ingresso no Ensino Superior, sendo considerado a principal porta de entrada para as universidades pรบblicas e privadas no Brasil. No entanto, รฉ inegรกvel seu impacto e importรขncia ao longo de sua histรณria como promotor de ascensรฃo social, devido ร sua abrangรชncia e como elemento provocador de programas de acesso.
*Ivo Erthal รฉ especialista em Gestรฃo de Teorias Educacionais e coordenador pedagรณgico da Conquista Soluรงรฃo Educacional.