O mercado de trabalho é um setor muito competitivo, principalmente, para aqueles que buscam a primeira oportunidade de emprego, onde algumas qualidades são diferenciais para se sobressair dos demais e garantir lugar dentro de uma empresa. A geração Z é conhecida por ser inovadora e desenvolver novas habilidades com uma maior facilidade, porém alguns comportamentos podem ser prejudiciais tanto para as empresas quanto para os próprios trabalhadores, podendo criar uma relação desgastante para ambos os lados.
Após a pandemia os empregadores têm sido mais flexíveis perante certas regras, porém gerando um certo “conforto” para a chamada “Geração Z”, onde muitos têm exigido salários ousados para o começo de suas carreiras, assim como a indisponibilidade para o trabalho presencial e também possíveis dificuldades com comunicação clara e efetiva.
De acordo com um estudo realizado pelo Resume Builder, um software que faz a leitura e análise de dados nos currículos, 30% dos empregadores preferem contratar pessoas mais experientes e que já tenham mais experiência comprovada no comportamento e nas habilidades dentro das atividades do emprego e do mercado, e também que esses mesmos 30% já tiveram que demitir alguém desta geração ainda no primeiro mês de trabalho.
Os recrutadores têm passado por uma tarefa difícil na hora da contratação de um funcionário, e a Advogada Corporativa Natália Guazelli avalia que a empresa pode ajudar na evolução do colaborador.
“A análise de um funcionário, por parte da empresa, é muito importante para entender as áreas que o possível contratado pode desenvolver, desde etiquetas básicas como o contato visual, vestimenta adequada, e linguagem apropriada dentro de um ambiente de trabalho, assim como outros aspectos como mostrar-se interessado pela oportunidade, fazer boas perguntas e estar disposto a crescer junto com a empresa”, resume a especialista.
Esse reconhecimento permite orientar o desenvolvimento da pessoa da melhor forma para um melhor comportamento geral dentro do espaço de trabalho, beneficiando tanto colaborador, quanto a empresa.
Natália Guazelli também destaca a importância da compreensão de ambos os lados para evitar conflitos: “desde o início da entrevista é necessário entender as expectativas tanto por parte do empregador quanto por parte do contratado, alinhando metas, responsabilidades, e também entendendo em quais áreas o trabalhador pode se desenvolver, quais aspectos da comunicação terá de utilizar.” Essa conversa pode ser essencial para ambos caminharem juntos e evoluírem para benefício próprio.
A geração Z tem capacidade e potencial enorme para constantemente bolar novas estratégias, ideias e continuar beneficiando e evoluindo os negócios, porém seu comportamento é um dos aspectos a serem observados sendo o comprometimento de ambas as partes indispensável para que possamos construir uma relação mais saudável entre trabalhador e empresa, também permitindo saltos maiores para carreira do profissional e o andamento do negócio.
Sobre Natália Guazelli
Natália Guazelli é sócia proprietária do escritório Guazelli Advocacia. A jurista tem ampla experiência na área empresarial e corporativa buscando soluções e entendimento das previsões legislativas para que as empresas atuem de forma preventiva visando se antecipar a eventuais necessidades.
A advogada tem 14 anos de atuação em soluções estratégicas com consultoria especializada. Além disso, integra a Comissão de Direito Sistêmico da OAB/PR, buscando novas alternativas aos modelos de gestão tradicionais.
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