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Experiência phygital promete ser a principal tendência para indústria e varejo em 2024

Evento realizado na Casa LIDE que reuniu líderes das maiores empresas do setor no Brasil trouxe dados exclusivos da maior feira de varejo do mundo

A Casa LIDE recebeu, na última semana, a MJV Technology Innovation para o encontro de líderes e profissionais do setor de indústria e varejo no MJV Rethink Retail. O evento apresentou as principais tendências do segmento com base em insights exclusivos da NRF’24 e contou com painéis sobre IA e experiência phygital.

Na apresentação, João Schmitz, Gerente de Inovação da MJV, falou da importância de entender o comportamento do consumidor através do varejo, considerando que a sociedade está passando por uma transformação, e como o phygital e a IA estão moldando o cenário.

“O Futuro Phygital das lojas mostra que os clientes buscam uma imersão revolucionária na compra e a jornada perfeita surge da combinação do on e do off impulsionada pelas novas tecnologias e sua humanização, assim como a integração omnicanal da rede de mídia varejista. A IA vai mudar do aumento da produtividade à criação de experiências ultra-personalizadas, da previsão de demanda ao controle de estoque, permeando toda a cadeia de valor”, explicou João Schmitz.

No painel sobre IA no Varejo, Carolina Brandão, Gerente de Marketing e Comunicação da New Holland, apontou como a empresa aplica a tecnologia no marketing digital e no setor comercial e revelou que “a grande sacada para o sucesso é como implementar os benefícios da IA no trabalho, pois 60% das empresas estão testando IA e 20% já usam”.

Marielva Andrade Dias, VP de Negócios da Positivo Tecnologia, enfatizou o papel dos líderes no desenvolvimento dos funcionários, apontando que “os colaboradores da Positivo são treinados para entender como a IA opera e como aproveitar a tecnologia. Para isso, há um núcleo de especialistas que ajudam a equipe a implementar e trazer resultados rápidos”.

No segundo painel, que abordou a experiência phygital, Daniel Ferraz Bueno, superintendente da Tacla Shopping, comentou que “cada loja precisa oferecer uma experiência diferente, unindo o omnichannel”. Já Beatriz Dias, Diretora de Treinamento e Eficiência de Franquias do Grupo Boticário, mostrou como a experiência do consumidor começa no digital e termina com o contato humano e com a venda de novos produtos, resultando em uma permanência do cliente por 45 minutos nas lojas físicas do O Boticário.

Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, podemos  observar que o mercado varejista passa por um momento de grandes transformações e os consumidores estão cada vez mais envolvidos e conscientes de seus padrões de consumo. “É fundamental promover mudanças oportunas nos processos do setor para torná-lo cada vez mais relevante na vida dos consumidores. Isso se deve não apenas no momento da compra, mas também na construção de uma relação duradoura com eles”, finaliza.

“A IA diz para o cliente quais famílias olfativas ele tende a gostar. Assim, na loja, as vendedoras borrifam para ver se os clientes gostam e perguntam o que não agradou. Assim, alimentamos a base de dados, considerando até a personalidade das pessoas. Começamos a ser mais assertivos no SKU, tipo de lançamento e promoção. Basicamente, perguntamos o que o cliente gosta e as vendedoras mostram novos caminhos com base nos registros anteriores”, revelou.

O conteúdo elaborado pela MJV com dados exclusivos obtidos no evento e pesquisas do segmento, já está disponível para download. Em breve, a consultoria disponibilizará em seu site o material com todos os insights obtidos nos painéis do Rethink Retail.

 

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