“De Pai para Filho” retrata a jornada da família Lopes
e os ensinamentos que o empresário vivenciou
com o pai, o imigrante espanhol José Lopez Lopez
O aprendizado, os desafios e as conquistas do empresário londrinense Pedro Barboza Lopes estão registrados na obra “De Pai para Filho”, que acaba de ser lançada. O livro apresenta um recorte da imigração no Brasil sob a ótica do empresário, filho do espanhol José Lopez Lopez.
A publicação traz aspectos desde a infância pobre na Espanha até a chegada ao Brasil, os primeiros negócios, a família. Um panorama da família Lopes desde o início na pequena Ibiporã (PR), o nascimento da empresa Irmãos Lopes, a comercialização de veículos novos, o ingresso no transporte coletivo em Londrina (PR) e São Paulo (SP), a educação dos filhos, a aquisição de propriedades rurais e a gestão das empresas.
Uma narrativa repleta de emoção e sob o olhar de uma pessoa singular, Pedro Barboza Lopes, o saudoso Seu Pedro, como era conhecido, falecido em fevereiro de 2021. “O livro é o retrato da vida dele e do que ele fez da vida”, analisa Daniela Lopes de Andrade Gomes, filha do empresário. “Traz uma visão muito particular das suas memórias e foi escrito em primeira pessoa, eu consigo vê-lo claramente em cada página. Um trabalho primoroso que cumpre perfeitamente o objetivo e o legado de Pedro Barboza Lopes.”
A relação de Seu Pedro com o pai – José Lopez Lopez – foi sempre intensa e abundante de ensinamentos. A convivência diária, o exemplo de determinação, a capacidade de superação e a autoconfiança do pai impactaram profundamente Seu Pedro. Um legado que foi transmitido para o filho com muitos exemplos, valores e emoções.
Ghost writer
A obra “De Pai para Filho” é resultado de inúmeros encontros semanais do empresário Pedro Barboza Lopes com a jornalista e escritora Emilia Miyazaki, profissional que atuou como ghost writer (escritora fantasma). Narrado na primeira pessoa, a obra está dividida em capítulos curtos, em forma de crônicas, e é ilustrada com dezenas de fotos.
“O livro foi escrito a quatro mãos, pelo Seu Pedro e por mim. Eu queria que a narrativa fosse o mais próximo possível do jeitão dele, então, durante as entrevistas, apurei o olhar para o seu jeito de falar, sua narrativa, suas emoções. Nos primeiros encontros ele não se abria muito, mas com o tempo ele foi se abrindo e no final ficamos cúmplices do projeto. Fiz pesquisas históricas para contextualizar os fatos, e juntamente com o editor do livro, o jornalista Milton Antunes, organizamos a narrativa em formato de crônicas”, explica Emilia Miyazaki.
Os primeiros exemplares foram entregues aos colaboradores da Rede P. B. Lopes, concessionária fundada por Pedro Barboza Lopes e que comercializa caminhões e serviços da marca Scania. No mês de março, o livro foi lançado em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de diretores da Scania, da Rede P. B. Lopes e convidados.
Lei Rouanet
A impressão do livro “De Pai para Filho” contou com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Rede P. B. Lopes. Ao todo, foram impressos 1.000 exemplares – sendo que parte deles foi destinada a bibliotecas e escolas públicas de Londrina (PR) como contrapartida do patrocínio. A obra também ganhou a versão narrada em áudio.
Ficha técnica do livro “De Pai para Filho”
Texto, edição, entrevistas e pesquisa: Emilia Miyazaki
Editor: Milton Antunes
Prefácio: Sônia Maria de Andrade Janene
Revisão: Maria Christina Boni
Projeto gráfico: Visualitá Gestão em Design Estratégico
Fotos: Arquivo P. B. Lopes e acervo familiar