Com proposta de valor robusta de adquirência e full banking, a empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco busca ampliar o mercado local ao mesmo tempo em que apoia as PMEs por meio de suas tecnologias, como o Link de Pagamento
A região do Paraná se sobressai como um mercado-chave para a expansão dos serviços da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco. Hoje, o estado se posiciona como o 3º mais relevante em volume de faturamento da empresa e, com esse aumento de demanda, a instituição financeira tem atuado de maneira ainda mais próxima dos comerciantes locais, oferecendo consultoria focada em crescimento e evolução dos negócios. O objetivo é ajudar principalmente os pequenos e médios empresários no incremento de suas vendas por meio de soluções e novas tecnologias de acordo com a necessidade de cada um.
Um dos destaques apresentados pela Rede ao mercado local é a tecnologia de Link de Pagamento, que impulsiona transações online, facilitando as vendas e abrindo novas oportunidades para o varejo local, já que a solução permite vender para todo o país de forma ainda mais simples. Entre os benefícios estão os links ilimitados sem custo adicional, possibilidade de antecipação das vendas mediante análise de crédito, recebimento com crédito à vista – parcelado em até 12x e no Pix, além de um sistema de prevenção à fraude integrado e gratuito, entre outros.
Segundo Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú, o Link de Pagamento disponibiliza um serviço simplificado e eficaz para empresas de todos os tamanhos que desejam expandir sua presença online e melhorar sua eficiência operacional. “Com a adoção do recurso, os varejistas do Paraná tiveram alta de mais de 100% no faturamento nas vendas online em 2023, na comparação com o ano anterior. Percebemos cada vez mais que os comerciantes dessa localidade têm uma abertura interessante para a adoção de novas tecnologias e os resultados podem ser percebidos com os números conquistados na região, tornando-se o quarto estado mais representativo em transações com a ferramenta. Com isso, a região se desponta como uma das mais importantes na implementação de soluções inovadoras para o nosso negócio”, explica o executivo.
Dados da Rede mostram um aumento significativo na adoção do Link de Pagamento no Paraná: alta de 106% no faturamento com a solução em 2023, na comparação com o ano anterior, sendo que no primeiro trimestre de 2024 o incremento foi de 68%, ante igual período do ano passado. Este avanço demonstra a crescente aceitação e confiança dos comerciantes locais neste recurso. Em 2024, os principais ramos de atuação que mais utilizaram o Link de Pagamento no estado, considerando a representatividade do faturamento, foram moradia (29%), vestuário (18%) e saúde (13%).
Polos de atendimento – um novo modelo de negócio da Rede
Hoje, a Rede se organiza em um modelo de atendimento dividido em polos, o que traz uma maior especialidade para os consultores, que têm a oportunidade de entender melhor as necessidades de cada região. No total, são 15 polos de atendimento em todo o País – dois deles no Paraná: Curitiba e Maringá -, definidos com base nas regiões prioritárias para a empresa, estabelecendo raios de atuação que permitam às equipes estarem próximas de seus clientes.
Os polos têm um modelo de trabalho conjunto entre os times comerciais e os de produtos. Desta forma, as equipes de crédito, por exemplo, que antes ficavam em um escritório central, agora estão diariamente no mesmo ambiente que os gerentes comerciais, permitindo um conhecimento e entendimento muito mais profundo dos clientes. Isso se reflete em um atendimento mais personalizado, focado nas reais necessidades e desafios das empresas.
Essa proximidade também é um dos objetivos de uma série de eventos que o Itaú Empresas tem realizado para empreendedores ao redor do país. Em 2024, a primeira edição aconteceu no dia 9 de abril, em Curitiba (PR). No evento, cerca de 250 clientes do banco, entre pequenas e médias empresas da cidade e região foram convidados para uma noite de conteúdo e networking, incluindo palestra do economista Ricardo Amorim, que abordou o impacto do contexto macroeconômico para a região. No evento também foram apresentados cases de sucesso locais e contato direto com executivos do banco.
“Vender online de forma ágil é cada vez mais uma necessidade para atender eficazmente os clientes, independentemente do porte do negócio. Somos o banco parceiro das PMEs, com uma proposta de valor completa e consultiva, que concentra em um único lugar banking, adquirência, crédito e assessoria especializada, com a segurança e robustez do Itaú. Seguiremos próximos dos varejistas do Paraná para oferecer as melhores soluções para os seus empreendimentos”, ressalta Russomano. “Com base no maior conhecimento dos nossos clientes, queremos tornar a vida dos empreendedores mais simples, com conveniência, assessoria e uma visão integrada da saúde financeira de seu negócio, algo que só o Itaú tem hoje no mercado”, finaliza.