quarta-feira, 17 julho 2024
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Produtos para cabelo são os que mais crescem dentro da categoria premium do setor de beleza pessoal no Brasil e no mundo

Momentos de beleza de itens premium estão em queda

Novo relatório da Kantar, empresa líder em dados, insights e consultoria, mostra que produtos para cabelo se revelaram o segmento que mais cresceu entre os momentos de beleza de itens premium na categoria de higiene e beleza pessoal, nacional e globalmente em 2023 na comparação com 2022. No contexto geral, os momentos de beleza premium vêm apresentando tendência de retração em quase todo o mundo.

Para essa análise, o painel de uso da Kantar contemplou 10 bilhões de ocasiões de beleza, incluindo 313 milhões de momentos premium ao redor do mundo. A amostra inclui 23 mil mulheres entrevistadas nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Polônia, França e Brasil.

Dentre os países analisados, apenas a Espanha apresentou crescimento em ocasiões de beleza premium em 2023 na comparação com o ano anterior, registrando entre 2 e 5% de aumento, enquanto os demais locais, como Brasil, EUA, Polônia e Alemanha, registraram declínio de mais de 3%, e Inglaterra e França se mantiveram estáveis nos períodos.

A categoria de cabelos é a que apresenta maior share de usuários desses produtos de nível superior, e a que mais apresentou crescimento nos últimos cinco anos, assim como cuidados e limpeza do corpo, que avançou a partir de uma base pequena. As categorias de maquiagem, produtos para o rosto e fragrâncias vêm apresentando queda em ocasiões de uso nesses anos.

O relatório traçou também uma comparação entre os momentos de uso de premium e de massa, e identificou que usuários de produtos premium dedicados aos cuidados com a pele do rosto e produtos de limpeza têm ocasiões de beleza 1,5 vezes por semana menor do que aqueles que usam produtos de beleza de massa, e é adotado por quem já possui um número de passos de beleza acima da média em sua rotina.

“O uso de produtos de beleza premium é mais intencional e pouco frequente, provavelmente motivado pelo fato dos produtos serem mais caros e percebidos como especiais. É importante que essas marcas compreendam o que impulsiona um momento de beleza com uso de produtos premium em vez de um momento de beleza de massa para conseguirem os resultados desejados.”, avalia Jenifer Ferreira, Gerente de Usage da Kantar.

O relatório indica ainda o perfil dessas usuárias de premium: são, na maioria, maiores de 35 anos, de alta renda, que têm mais necessidades de pele e cabelo, que pegam recomendações nas mídias sociais e usam produtos pela manhã, aos finais de semana e quando saem para socializar.

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