Depois de mais de dois anos sem investimentos relevantes, as rodovias que ligam Curitiba ao Litoral e os Campos Gerais ao Norte Pioneiro voltaram a receber aportes financeiros com o início do novo contrato de concessão rodoviária. Nos primeiros 100 dias de concessão, a EPR Litoral Pioneiro já investiu R$ 124,3 milhões em obras, melhorias e manutenção. Isso corresponde a mais de um R$ 1 milhão investidos na segurança e conforto dos usuários.
“Ainda há muito trabalho a ser feito, mas não podemos deixar de destacar a importância dos serviços emergenciais e essenciais que executamos nestes primeiros 100 dias. O trabalho inicial já começa a trazer reflexos positivos para os nossos usuários”, afirma o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Nesses 100 dias, 20 passarelas foram totalmente recuperadas, ganharam nova iluminação, pintura e recuperação das estruturas danificadas e corroídas por falta de manutenção nos últimos anos. Ao todo, foram 119 luminárias revitalizadas, com substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, que proporcionam melhor visibilidade e maior segurança aos pedestres, possuem maior vida útil e reduzem em 50% no consumo de energia.
“Além de o cidadão ter mais segurança na travessia, os motoristas que circulam por essas regiões ficam menos aflitos, pois sabem que agora as pessoas voltarão a usar as passarelas e não mais se arriscarão ao fazer a travessia fora das estruturas, evitando possíveis atropelamentos”, avalia Moreira.
Após estudos geológicos e climáticos, a Concessionária iniciou o projeto definitivo para a contenção das encostas no km 40 da BR-277, no trecho da Serra do Mar, sentido Paranaguá. As obras devem ser concluídas no início de julho e incluem concretagem da encosta, a inserção de grampos para segurar as rochas e a construção de dispositivos de drenagem para evitar que a água infiltre no solo.
Para recuperar os 605 km da concessão, a Concessionária tapou quase sete mil buracos, aplicou asfalto novo em 40 quilômetros de faixas e reinstalou cinco mil metros de defensas metálicas. “Estrada boa é estrada sem buracos! Tapamos em três meses o acúmulo de mais de dois anos de deterioração do pavimento. Até o final do primeiro ano da concessão, a palavra ‘tapa-buraco’ será algo do passado, pois teremos estradas em condições ideais para o tráfego e com manutenção contínua”, garante o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro.
Nos primeiros 100 dias, a Concessionária também roçou cinco 5 mil quilômetros de margens das rodovias, retirando mais de 190 caminhões carregados de rejeitos vegetais e resíduos sólidos. Esse trabalho de limpeza garante aos motoristas a visibilidade de toda a sinalização vertical e devolve a drenagem aos bueiros, evitando aquaplanagem em dias de chuvas por excesso de água nas pistas.
Norte Pioneiro
A Concessionária finaliza nos próximos dias as obras de revitalização do pavimento e da sinalização sobre a Ponte do Rio Ubá, na BR-153, antiga reivindicação dos moradores de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. As lombadas físicas existentes no local serão removidas e dispositivos eletrônicos de monitoramento de velocidade serão instalados para garantir a segurança de todos os usuários do trecho.
Operação
Desde o dia 28 de fevereiro, as praças de pedágio ativas não registraram filas ou demora no atendimento, cumprindo todas as prerrogativas de tempo previstas no contrato de concessão. Isso se deve à aplicação de estratégias de atendimento focadas na satisfação dos usuários, que contemplam novas formas de pagamento automatizado e o treinamento e formação de uma equipe de atendentes ágil e com foco na experiência do cliente.
Dentro da operação rodoviária, o principal ganho foi o atendimento 24h realizado nas estradas. Em 100 dias, quase 16 mil ocorrências foram registradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Dessas, 6,4 mil motoristas receberam o apoio da Concessionária pane veicular durante a viagem. Outros 1.600 usuários precisaram de guincho para a remoção de seus veículos e as equipes médicas de resgate realizaram 391 atendimentos.
Os sistemas automáticos de cobrança implantados pela Concessionária já representam 65% do total de pagamentos efetuados em 100 dias. A Concessionária inovou e lançou uma calculadora online de fácil manuseio, disponível no site www.eprlpioneiro.com.br, para que os motoristas possam calcular o desconto progressivo oferecido pelo Desconto para Usuários Frequente (DUF), o que tem ajudado a aumentar o uso das tags automáticas para o pagamento das tarifas.
“São números expressivos, que mostram o impacto do nosso trabalho nas vidas das pessoas que circulam pelas estradas concessionadas. Em pouco tempo de trabalho, centenas de pessoas puderam receber o apoio que antes não tinham. Quem passa por uma situação de risco na estrada sabe o quanto esse atendimento é primordial e faz total diferença, principalmente quando se trata de acidentes”, explica Marcos Moreira.
Transparência
A EPR Litoral Pioneiro também abriu vários canais de diálogo com os usuários das rodovias e a sociedade em geral. Foram criados perfis nas redes sociais X, Instagram e Facebook, além de um canal no WhatsApp para a transmissão de informações em tempo real e o site institucional da Concessionária, onde os usuários encontram todas as informações sobre as condições de tráfego nas estradas. Para situações de emergência nas estradas, a Concessionária também mantém o serviço de atendimento pelo 0800 277 0153.
Em números
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Sobre a EPR Litoral Pioneiro
A EPR Litoral Pioneiro, empresa do grupo EPR, é a concessionária responsável por administrar os 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro no Paraná. Estão sob sua administração as rodovias federais BR-153, BR-277 – entre Curitiba e Paranaguá – e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 que percorrem 27 cidades do estado, incluindo a capital Curitiba. O número de emergência da concessionária é 0800 277 0153. Acompanhe a EPR Litoral Pioneiro nas redes sociais: @eprlitoralpioneiro (Instagram e Facebook) e @EPRLPioneiro (Plataforma X).