Estudantes vão às urnas para estimular cidadania e participação política

No Paraná, 340 alunos do Ensino Fundamental simulam votação com urnas verdadeiras

No cenário das eleições municipais de 2024, surge um dado marcante: o aumento significativo da participação dos jovens, especialmente da faixa etária de 16 e 17 anos, que tiraram o título de eleitor. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um incremento de quase 15% na inscrição desses jovens, comparado ao pleito anterior de 2020.

Diversos fatores parecem contribuir para essa reversão de tendência, que anteriormente apontava para uma queda na participação jovem. Em primeiro lugar, as campanhas elaboradas pelo TSE foram especialmente direcionadas a ele, utilizando linguagem e plataformas digitais que fazem parte do universo dessa geração, como Twitter, Instagram e TikTok. Essa abordagem inteligente tem se mostrado eficaz em atrair a atenção dos mais jovens para a importância do seu envolvimento no processo eleitoral.

Além disso, o contexto de polarização política que tem dominado o país nos últimos anos parece ter despertado um interesse maior entre os jovens, que estão cada vez mais expostos a debates políticos, e sendo estimulados a votar, inclusive com ações de conscientização dentro das escolas. “Investir na educação cívica dentro do ambiente escolar, promovendo debates e fornecendo informações confiáveis sobre questões políticas, é uma medida essencial para aumentar o engajamento dos jovens”, destaca Daniel Medeiros, doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.

O papel da escola

Os colégios da Rede Positivo desenvolvem ações desde os Anos Finais do Ensino Fundamental, para ir ambientando os jovens ao mundo político, promover a consciência cívica e conscientizá-los sobre seus deveres como cidadãos. Este ano, a atividade “Eleitor do Futuro”, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), teve destaque no Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), com a participação de 340 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora dos Anos Finais do Colégio Positivo – Master, Franciane Braga Machado Gonçalves, a participação dos alunos na votação simulada foi um momento de destaque, evidenciando o sentimento de inclusão e a compreensão da importância da sua função no processo democrático. Ela avalia o impacto do programa como extremamente positivo, enfatizando que a experiência é um primeiro passo crucial para o desenvolvimento da cidadania ativa. “Após a conclusão, tanto alunos quanto professores deram feedbacks positivos, demonstrando um alto grau de satisfação e entusiasmo em relação à participação no projeto”, relata.

Redes sociais como ferramentas de conscientização

Para Daniel Medeiros, a proliferação de informações nas redes sociais também desempenha um papel crucial nesse cenário. “Apesar da presença de fake news e propaganda, há um espaço cada vez maior para o debate político sério e a disseminação de informações relevantes. Podcasts e outros formatos de mídia digital têm sido utilizados como ferramentas para promover discussões e conscientizar os jovens sobre questões políticas”, afirma.

“Em meio a esse contexto, a participação dos jovens nas eleições de 2024 é motivo de celebração. Pois espera-se que esse aumento represente uma tendência contínua de engajamento político entre os mais jovens, à medida que eles reconheçam a importância de seu papel na definição do futuro de seus municípios e do país como um todo”, complementa.

Daniel ressalta que é importante continuar fortalecendo os canais de comunicação nas redes sociais, garantindo que esses espaços sejam utilizados para disseminar informações relevantes e promover discussões construtivas sobre política. “Ao adotar essas medidas, é possível cultivar uma cultura de participação cívica entre os jovens, garantindo que eles se sintam capacitados e motivados a exercer seu direito ao voto e contribuir ativamente para o processo democrático”, conclui o especialista.

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