Início Entretenimento Barraca Universitária fomenta a economia criativa do Paraná há mais de duas...

Barraca Universitária fomenta a economia criativa do Paraná há mais de duas décadas

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ao longo dos anos, o evento ampliou seu espaço e se consolidou como o maior festival de novos artistas do país

A inesquecível cena da cantora Maiara, da dupla Maiara e Maraísa, beijando o palco da Barraca Universitária (BU) em Maringá, representa exatamente o que o evento se tornou dentro do universo da música sertaneja no Brasil: um catalisador de carreiras. Realizada desde o fim dos anos 1990, a BU é um verdadeiro celeiro de novos artistas e, ao reverenciar o palco onde a carreira começou, a dupla, que estourou com os sucessos “10%”, “Medo Bobo” e “No Dia do Seu Casamento”, se junta à lista de artistas que se consolidaram depois de se apresentarem na cidade. É o caso de Luan Santana, Victor e Leo, Jorge e Mateus e, mais recentemente, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano e Lauana Prado.

Jany Lima, CEO e Diretora Criativa da GMC Eventos, empresa que promove a BU, que neste ano terá sete dias e mais de 30 atrações, explica que, antes de subirem ao palco, os artistas passam pelo crivo da equipe e precisam ser validados pelo público. “Somos como olheiros, enxergamos os artistas que têm potencial de crescer e investimos neles”, afirma. Segundo ela, tudo começa nas rádios, onde o trabalho é apresentado aos ouvintes, e só depois vem o convite para a BU para aqueles que conseguem se conectar com o público.

“Depois de se apresentar no palco da Barraca, o artista que faz uma boa entrega no evento sai de lá com até dez shows vendidos para diversas cidades do país. Isso demonstra a força da BU na cena musical, que faz girar toda a cadeia do show business, que vai desde compositores, músicos, produtores, produtoras de vídeo, até empresas de brindes, hotéis e etc”, explica.

Para Rico Montana, cantor e compositor, a BU foi um divisor de águas na sua carreira. “Tudo começou em 2011, quando fui surpreendido pela notícia de que a dupla Hugo Pena e Gabriel tinha tocado uma música minha na Barraca. Depois disso, vieram outros artistas de peso que alavancaram ainda mais o meu trabalho, como Zé Felipe, Fernando & Sorocaba, Jads & Jadson, Thaeme & Thiago, Pedro Paulo & Alex, Munhoz & Mariano, entre outros. E, este ano, a dupla Cesinha & Mateus vai cantar mais uma das minhas composições neste evento, que é a maior vitrine da música sertaneja e, por isso, o sonho de todo artista”, afirma.

Quem também reconhece a força da Barraca Universitária é o empresário Fábio Borges, da Agroplay Music. Ele, que gerencia a carreira de Ana Castela e das duplas Júlia & Rafaela e Léo & Raphael, sabe da importância de um artista em início de carreira ter a oportunidade de tocar na Barraca Universitária. “A BU foi um marco na história da Ana Castela. Ela tocou em 2023 e teve recorde de público. E agora, novamente, estamos muito felizes com a parceria com a dupla Júlia & Rafaela, que já está se destacando no mercado. Eu acredito que, depois da edição deste ano, vamos ter uma visibilidade muito maior, com mais contratantes, festas e eventos”, diz.

A Barraca Universitária 2024, será na Rodovia da Moda, no gramado da Band Fashion, a partir do dia 27 de julho. A programação segue pelos próximos dois fins de semana, dias 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de agosto. Subirão ao palco artistas como Lauana Prado, Edson e Hudson, George Henrique e Rodrigo, Atitude 67, Diego e Victor Hugo, entre outros. Os shows serão em uma megaestrutura móvel com backstage open bar e open food, camarote e área premium. Os ingressos estão à venda pelo site www.gmceventos.com.br.

Serviço: 

Barraca Universitária 2024

De 27 de julho a 11 de agosto

Local: Band Fashion, Rodovia da Moda, 5693 – Parque Industrial, Maringá – PR

Ingressos: www.gmceventos.com.br

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile