G7 apresenta ao Governo do Estado estudo sobre malha ferroviária do Paraná

Setor produtivo se reúne com Secretários de Estado para sugerir soluções de curto, médio e longo prazos para ferrovias que cortam o Estado e que tem sua concessão finalizada em 2027

O G7 do Paraná – recebeu na manhã desta terça-feira (23), na sede do Sistema FETRANSPAR em Curitiba, lideranças das Secretarias de Estado da Infraestrutura, Planejamento e Industria e Comércio com o intuito de apresentar demandas bem como – ouvir o Estado – em relação a malha ferroviária sul, que passa pelo Paraná e que tem a conclusão de seu contrato de concessão para fevereiro de 2027.

“A ideia é que o processo de modelagem da nova concessão atenda as demandas do setor produtivo, grande usuário deste modal, que seja algo que oferte  investimentos, otimize recursos e malhas, trazendo alívio, inclusive,  nos  valores de frete”, destacou o coordenador do G7 no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.

Estudo

O Sistema Fiep em consonância com o G7 apresentou um inédito estudo com detalhes sobre as necessidades que o setor produtivo possui e que podem ser atendidas com a nova concessão da Malha Sul em curto, médio e longo prazos.

Para isso, ouviu centenas de empresários de todo o Paraná, embarcadores,  representantes dos portos de Santa Catarina e Paraná, entre outros entes envolvidos no tema. O resultado é um trabalho que pode dar suporte ao Governo do Paraná , demostrando que o  Paraná tem uma capacidade imensa para otimizar o transporte ferroviário. “Temos uma oportunidade única que é  o fim da atual concessão. Para crescermos e atrairmos novos mercados é necessário ter uma infraestrutura ferroviária moderna e isso passa por esse momento de discussão de como se dará o novo processo de concessão da Malha Sul”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.

A Fiep entregou o estudo detalhado com números e sugestões que podem ser encorpados na construção da modelagem da nova concessão ferroviária.

O G7 afirma não ter preferência por uma das soluções à mesa – a prorrogação do contrato ou a realização de uma nova licitação. “Contudo o processo precisa ser feito com muita celeridade, transparência, com a participação de toda a sociedade e que haja ganhos consistentes para o crescimento do nosso Estado e do setor produtivo”,  destacou Malucelli.

Sandro Alex,  Secretário de Estado de Infraestrutura do Paraná, destacou que o Governo está empenhado nesta pauta e tem o apoio das Secretarias de  Industria e Comercio e do Planejamento. “Essas contribuições são essenciais para que tenhamos uma modelagem que seja interessante para o desenvolvimento de nosso Estado”.

O Secretário fez ainda um paralelo com as novas concessões de Pedágio do Paraná, o qual já se tem os lotes 01 e 02 leiloados e em atuação e que teve processo  que priorizou os investimentos em curto, médio e longo prazos.  “Precisamos receber as demandas dos diferentes setores – e o produtivo é primordial nisso, para que tenhamos um modelo apropriado para a ferrovia e que isso impulsione o crescimento do Paraná nos próximos anos”, destacou Sandro Alex.

“Esses encontros são de extrema importância para se ter um leque de caminhos a serem seguidos. É importante que todos tenham um mesmo entendimento, pois estamos falando de um projeto de três décadas. Precisamos de uma saída inteligente e eficaz para a Malha Sul”, destacou o Secretário de Estado da Industria e Comércio do Paraná,   Ricardo Barros.

Novas tratativas e encontros serão realizados entre o G7, lideranças do Governo do Estado e operadores ferroviários para que se chegue ao modelo ideal da Malha Sul que passa pelo Paraná.

Presenças

Participaram da reunião, Coordenador do G7 e presidente do Sistema FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, FECOMÉRCIO, Vice-Governador Darci Piana, ACP presidente Gilberto Deggerone, Sistema OCEPAR – Representante,  Nelson Costa, Sistema  FAEP – Representante Carlos Albuquerque, FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Vasconcelos, FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – representa Helena Sperandio, Secretário de Indústria e Comércio do Paraná,  Ricardo  Barros, Secretário de Estado e Planejamento Guto Silva, Secretário de Estado da Intraestrutura, Sandro Alex e Fernando Furiatti Saboia, diretor do DER, André Luiz Gonçalvez, diretor-presidente da FERROESTE, Luiz Fernando Garcia da Silva, Diretor Presidente da APPA.

 

Destaque da Semana

Às vésperas do verão, Litoral lidera em veículos com IPVA atrasado

Um a cada quatro veículos não pagou nenhuma parcela...

Audi contrata Escritório Ricardo Amaral para projeto da Fábrica de Ideias em Curitiba

Com projeto inovador e disruptivo, a Fábrica de Ideias...

Aumento na procura por residências de dois e três dormitórios para locação em Curitiba

Dados do Secovi-PR apontam variação positiva na Locação Sobre...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor