Enquanto a maioria das instituiรงรตes libera com restriรงรตes, psicopedagoga aponta preocupaรงรตes com distraรงรตes e impactos no comportamento dos estudantes
O uso de dispositivos eletrรดnicos em sala de aula tornou-se um tema central nas discussรตes educacionais no Brasil. Com a crescente digitalizaรงรฃo, escolas enfrentam o desafio de integrar essas tecnologias de forma equilibrada. De acordo com a pesquisa TIC (Tecnologias da Informaรงรฃo e Comunicaรงรฃo) Educaรงรฃo 2023, 28% das escolas proรญbem o uso de celulares para evitar distraรงรตes e manter o foco dos estudantes.
A preocupaรงรฃo com a capacidade dos estudantes de se concentrarem nas tarefas propostas pelos professores รฉ uma das principais razรตes pelas quais as escolas estรฃo optando por proibir o uso de dispositivos eletrรดnicos em sala de aula. โSe o uso dos aparelhos nรฃo for equilibrado, o acesso irrestrito a celulares pode prejudicar a atenรงรฃo das crianรงas e adolescentes, alรฉm de afetar o comportamento, incentivando a dispersรฃo e a dependรชncia tecnolรณgica desde cedoโ, alerta Esther Cristina Pereira, conselheira e psicopedagoga da Escola Atuaรงรฃo.
Segundo a pesquisa, 64% das instituiรงรตes permitem o uso de dispositivos eletrรดnicos com regras especรญficas, limitando os horรกrios e espaรงos determinados. โQuando as escolas buscam adotar essa abordagem, tem como objetivo tentar equilibrar o uso da tecnologia com a disciplina, acreditando que, com orientaรงรตes claras, os dispositivos podem apoiar o aprendizado se usados com responsabilidadeโ, explica Esther.
Enquanto a maioria das escolas adota restriรงรตes ao uso de dispositivos eletrรดnicos, apenas 7% permitem o uso irrestrito de celulares, confiando na autonomia dos estudantes. No entanto, de acordo com a psicopedagoga, essa abordagem levanta preocupaรงรตes sobre como a liberdade total pode impactar o desempenho acadรชmico e as interaรงรตes sociais dos estudantes.
โA discussรฃo sobre o uso de celulares em sala de aula revela diferentes perspectivas sobre a tecnologia na educaรงรฃo. Embora alguns considerem os dispositivos eletrรดnicos essenciais para o aprendizado, outros alertam para os riscos de distraรงรฃo, dependรชncia tecnolรณgica e prejuรญzo nas habilidades de concentraรงรฃo e socializaรงรฃo. ร crucial equilibrar o uso da tecnologia para evitar esses problemasโ, adverte Esther.