No próximo domingo (25/08) o Brasil celebra o Dia Nacional da Educação Infantil; aprendizado fundamental para que as crianças adquiram capacidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras que vão ajudá-las para o resto da vida.
Segundo o Ministério da Educação, a primeira etapa da educação básica envolve o público de 0 a 5 anos de idade e a finalidade é desenvolver os aspectos físico, psicológico, intelectual, complementar a ação da família, da comunidade e ajudar no desenvolvimento humano e social.
Além do convívio familiar
A educação infantil pode ser entendida como o início da experiência escolar. É a partir deste momento que os pequenos começam a interagir para além do convívio familiar, passam a lidar com a diversidade dentro do seu desenvolvimento, com o auxílio dos professores.
“Neste instante surgem as primeiras descobertas, os interesses, ideias, formas de expressão, escolhas e autoconfiança. O ambiente escolar dos primeiros anos deve ser acolhedor, lúdico, contribuir para esse desenvolvimento e ajudar em todos esses processos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Integrado de Campo Mourão (PR), Greicy Nayara Pazini Zagui.
Campos de aprendizagem
A especialista conta que existem seis campos de aprendizagem que devem ser estimulados até os cinco anos de idade. O primeiro é o da a linguagem oral e escrita que trabalha habilidades da comunicação, ou seja, fala e escuta. Já o da matemática aborda o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Por sua vez, o campo das ciências naturais experimentadas explora o entendimento do mundo natural, habilidades no campo da arte e da expressão. O quarto é o do desenvolvimento motor que desenvolve habilidades motoras grossas e finas, enquanto o da socialização e relacionamento desenvolve, entre outras coisas, o lado emocional. Por fim, o campo da identidade e da autonomia foca na própria imagem e na capacidade de tomar decisões.
“Desde muito pequenas, as crianças devem ser apresentadas às atividades nessas áreas de forma livre, em pequenas doses e no ritmo e aceitação de cada uma. E sempre numa parceria entre escola e família. Se essas habilidades não forem desenvolvidas até os cinco anos, podem gerar dificuldades sociais e emocionais em idades posteriores. E por isso a importância de que a criança frequente a educação infantil ainda antes da idade obrigatória para entrar na escola, que hoje é de 4 anos”, enfatiza Greicy.
Brincar e aprender
Outro ponto mencionado pela coordenadora pedagógica do Colégio Integrado de Campo Mourão (PR) é a necessidade de brincar. Segundo ela, entre 0 a 5 anos de idade, o cérebro dos pequenos ainda está em desenvolvimento e o aprendizado acontece por meio das brincadeiras.
“Quando elas brincam, desenvolvem habilidades em todas as áreas. Por isso, nossas aulas de psicomotricidade, por exemplo, são cruciais para fomentar habilidades motoras grossas e finas, preparar a criança para a vida escolar e além, com autonomia”, enfatiza Greicy.
No Colégio Integrado, a prática pedagógica é focada em colocar a teoria em prática desde cedo. “Levamos as crianças para vivenciar experiências reais, como fazer culinária, visitar uma horta ou interagir com animais. Isso estimula a curiosidade e o amor pela aprendizagem”, ressalta Greicy.
Educação para o futuro
A importância da Educação Infantil no país é sublinhada por dados do Censo Escolar 2023, que mostram crescimento significativo nas matrículas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 91,5% das crianças já estão matriculadas na pré-escola. Em 2023, quase 9,5 milhões de crianças estavam matriculadas em creches e pré-escolas, um aumento de 13% em dois anos.
Rafael Zampar, pedagogo e diretor de Negócio do Grupo Integrado – conglomerado que envolve o Colégio Integrado e o Centro Universitário Integrado – ressalta a importância da educação infantil como política de Estado. “Estar em um ambiente com crianças da mesma idade desenvolve aspectos que vão muito além do brincar. A socialização e o desenvolvimento motor são fundamentais nessa fase”, explica.
Zampar também destaca a importância da educação infantil no diagnóstico de qualquer dificuldade de aprendizagem. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores as chances de intervenção e cuidado no desenvolvimento dessa criança, algo que fazemos sempre em total parceria com a família”.
Origem
O Dia Nacional da Educação Infantil foi instituído em 2012 em homenagem à pediatra e sanitarista Zilda Arns; que dedicou sua vida ao cuidado das crianças, à promoção da saúde infantil e fazia aniversário nesta data. Zilda Arns faleceu em 2010, aos 75 anos, quando estava no Haiti e foi vítima de um terremoto que atingiu o país.
A celebração de 25 de agosto reforça a importância de investir nessa fase essencial para o desenvolvimento dos pequenos, preparando-os para um futuro cheio de possibilidades e descobertas.
“A educação infantil molda a criança para a vida, desenvolvendo habilidades que são a base para todo o aprendizado futuro”, complementa a coordenadora pedagógica do Colégio Integrado de Campo Mourão (PR), Greicy Nayara Pazini Zagui.
Sobre o Colégio Integrado
Fundado em 1986, o Colégio Integrado atua nos segmentos de berçário, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibular, proporcionando um aprendizado dinâmico, repleto de experiências hands-on e projetos de aprendizagem inovadores com valores para transformar o indivíduo e a sociedade.
O Colégio Integrado – que juntamente com o Centro Universitário Integrado faz parte do Grupo Integrado, de Campo Mourão – vem inovando e se renovando, buscando sempre oferecer aos seus estudantes o que há de melhor no segmento educacional. E foi com esse pensamento que em 2022, passou a posicionar-se como um Ecossistema de Formação, isto é, um conjunto completo e integrado de serviços e soluções educacionais.
Dia Nacional da Educação Infantil: Quando levar os pequenos à escola?
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