Início Geral Em 2024, TCP importa mais de 840 contêineres com cargas fracionadas

Em 2024, TCP importa mais de 840 contêineres com cargas fracionadas

Em 2024, TCP importa mais de 840 contêineres com cargas fracionadas

Com armazém alfandegado de importação, cargas são liberadas em tempo médio de 48 horas no Terminal

Em 2024, TCP importa mais de 840 contêineres com cargas fracionadas

Nos primeiros sete meses de 2024, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu 846 contêineres com cargas fracionadas, conhecidos como LCL (less than container load). Já o volume de processos entregues (fração de carga de cada cliente dentro de um contêiner LCL) chegou a 8.495, número 4% superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando 8.163 processos foram realizados.

O contêiner LCL (less than container load) é um tipo de serviço de transporte marítimo em que diferentes remessas de vários importadores são consolidadas em um único contêiner. Isso significa que, em vez de um único cliente preencher todo o espaço de um contêiner, várias cargas menores de diferentes clientes são combinadas para maximizar o uso do espaço disponível.

“Quando recebemos um contêiner LCL, ele é posicionado na doca de nosso armazém de importação, onde retiramos o lacre, abrimos o contêiner e fazemos a aferição da carga. Posteriormente, a carga é retirada, separada por cliente, e, em seguida, paletizada e embalada, concluindo assim o processo de desova. Este processo é fundamental para garantir que as mercadorias cheguem aos seus destinos de forma organizada e segura, atendendo com eficiência às necessidades dos nossos clientes”, explica o gerente de operações logísticas, Fabio Mattos.

O armazém alfandegado de importação da TCP também representa uma vantagem para os clientes, que conseguem economizar tempo e dinheiro quando importam contêineres na modalidade LCL. No caso de terminais portuários que não possuem armazém próprio, os importadores precisam solicitar a emissão de uma declaração de trânsito aduaneiro (DTA) ou declaração de trânsito de contêineres (DTC) para que as unidades sejam enviadas até um armazém externo para serem desovadas. Neste processo, a liberação completa das cargas pode levar até seis dias.

Segundo o gerente comercial, de logística e de atendimento, Giovanni Guidolim, “o objetivo da TCP é atuar como um terminal one stop shop, oferecendo soluções e serviços logísticos para uma gama diversificada de demandas, de acordo com a necessidade individualizada de cada cliente, garantindo maior eficiência e agilidade, além da redução de custos. O armazém alfandegado de importação, localizado na zona primária do Terminal de Contêineres de Paranaguá, faz parte desta estratégia, garantindo menos burocracia e maior rapidez na liberação e desova das cargas, processo que leva, em média, 48 horas. Além disso, os clientes de Curitiba e região metropolitana que movimentam cargas fracionadas também podem contar com nosso serviço de entrega, recebendo suas remessas na porta de seus estabelecimentos”.

LCL: solução para importação de pequenos volumes

Com estrutura de 12 mil metros quadrados e capacidade para mais de nove mil posições pallets, o armazém alfandegado de importação da TCP está preparado para operações com cargas que exigem armazenamento em ambiente climatizado e para operações de cargas químicas e perigosas.

Conseguir importar um contêiner completo de cargas pode ser um processo custoso e demasiado burocrático para quem busca receber pequenas quantidades de produtos diversos do exterior. Nesses casos, a solução mais simples é contratar uma empresa que junte as mercadorias de diversos clientes a fim de consolidar o volume total de um contêiner para ser importado.

Este é o papel das transportadoras marítimas conhecidas como NVOCC (non-vessel operating common carrier), empresas responsáveis por juntar uma quantidade suficiente de clientes para completar a carga de um contêiner para importação. Desta forma, o processo fica mais barato e menos moroso para cada importador que contrata o serviço.

A China Gate é uma dessas empresas. Operando há 9 anos com contêineres cheios (FCL – full container load) e há 1 ano com cargas LCL na TCP, ela oferece soluções para pequenos e grandes negócios com foco em contêineres compartilhados, viabilizando a entrada no comércio exterior e o aumento da lucratividade para seus clientes.

O CEO da China Gate, Rodrigo Giraldelli explica que a vantagem de operar pela TCP é “a proximidade de localização com os clientes e a eficiência operacional após a chegada das cargas no Terminal. Nossas cargas LCL são liberadas para desembaraço em até 2 dias pela TCP, enquanto por outros terminais esse tempo chega a até 7 dias”.

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