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Instituto Municipal de Turismo e Sebrae-PR promovem rodada de negócios entre artesãos e empresas durante a Quilt & Craft Show Curitiba

Rodada de negócios. Foto DWD Foto e Vídeo Márcio Queiroz

Uma rodada de negócios aproximou artesãos e fornecedores de produtos e serviços durante a feira Quilt & Craft Show Curitiba, que acontece até 7 de setembro, no Centro de Eventos Positivo Parque Barigui.  A ideia do encontro foi proporcionar uma conexão entre as duas pontas de negócios, facilitando o conhecimento mútuo e, eventualmente, novas parcerias comerciais.  O evento, batizado de “Rodada de Negócios Artesania”, foi realizado pelo Sebrae-PR, Instituto Municipal de Turismo e Liceu do Ofício na tarde desta quarta-feira (04/09), com organização da empresa RealizeHub.

Durante a rodada de negócios, diversos fornecedores apresentaram seus produtos e serviços, como tecidos, linhas, assessoria contábil, impressões 3D e a laser, marketing e até treinamento on line para confecção de bijuterias, entre outros. Para os artesãos, foi uma oportunidade de ter acesso a novos parceiros estratégicos para suas atuações. A expectativa é que o evento gere R$ 525 mil em novos negócios no curto prazo para o setor de Economia Criativa.

Para o Sebrae, rodadas de negócios são oportunidades tanto para quem vende quanto para quem compra. “Realizar essa rodada junto com o Liceu do Ofício traz essa oportunidade para os artesãos e para os fornecedores de matéria prima.  Em apenas uma tarde os artesãos tiveram a oportunidade de conversar com vários fornecedores, propiciando um ganho de tempo e esforço. Negócios já foram fechados hoje e ainda há uma expectativa de mais negócios futuros”, avalia Márcia Giubertoni, gestora Sebrae de turismo de Curitiba.

“Buscar oportunidades de negócios e a oferta de uma nova ferramenta de trabalho é a proposta da Rodada de Negócios, que o IMT, via Liceu de Ofícios e o Sebrae, tem o orgulho de oferecer aos nossos artesãos. Um incremento do projeto de capacitação e valorização do produtor criativo de Curitiba”, afirma Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Para a jovem artesã Luíza Delponte, de Curitiba, o encontro foi rico em propostas. “Para mim, que sou iniciante nesse meio, foi muito gratificante participar. Consegui inúmeros contatos e acredito fortemente que se tornarão futuras parcerias. Só tenho a agradecer pelo evento e pela oportunidade única”, diz ela.

Sobre a Rodada de Negócios

Em uma visão macro, a Rodada de Negócios pode ser compreendida como ação de Inovação Aberta na cadeia produtiva, nesse caso, de artesania. Atividade importante da Economia Criativa e que, em Curitiba, compõe parte da cultura da cidade, atraindo e cativando os cidadãos locais e turistas também. No conceito de Inovação Aberta, atores que em outros ambientes poderiam estar concorrendo, aplicam parte de seu tempo em buscar a aplicar formas de ganhos conjuntos.

“As rodadas de negócio, além do benefício de aproximar aqueles que buscam solucionar alguma dificuldade, daqueles que ofertam soluções, ou seja, compradores e vendedores, também são uma ferramenta de desenvolvimento econômico, na medida em que buscam incentivar o desenvolvimento empresarial. Todo empresário que se preza deve investir na cadeia de suprimento de seu negócio. Ter bons fornecedores leva a horizontes comerciais que não estão presentes quando os fornecedores não são confiáveis”, explica Victor Hugo Domingues, da RealizeHub.

Importante motor da economia, o artesanato tem números que impressionam. A estimativa é que o segmento represente 3% do Produto Interno Bruto (PIB), com um faturamento aproximado de R$ 102 bilhões e movimente cerca de R$ 20 bilhões em compras de insumos da indústria. A receita deste mercado chega a R$ 50 bilhões anual, segundo dados divulgados pela Agência Sebrae de Notícias.

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