O veículo mais tecnológico, seguro, luxuoso e exclusivo da Volvo já acumulou os primeiros quilômetros. Em evento realizado na última semana na Califórnia (EUA), o novíssimo EX90 percorreu cerca de 250 km nos arredores de Los Angeles, em seu primeiro evento oficial. O SUV elétrico da marca sueca é a combinação perfeita de requinte e tecnologia visando a proteção, não apenas dos passageiros dentro do carro, mas também de elementos externos.
“Sabemos que o EX90 é o nosso modelo topo de linha, que reúne o máximo de tecnologia, conforto e segurança dos carros da Volvo. Também temos conhecimento que é um veículo exclusivo, assim como aconteceu durante os últimos anos com o XC90. A linha 90 é a nossa joia da coroa e estamos muito empolgados em ter mais um produto totalmente elétrico, ainda mais com este nível de requinte, para oferecer aos consumidores brasileiros”, garante Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, que continua.
“Todo o time da Volvo Car Brasil vem trabalhando nesta operação há alguns meses e, em breve, anunciaremos a data de chegada, assim como valores e versões do EX90 que estarão disponíveis por aqui”, revela Godoy.
O lançamento vem sendo fabricado nos Estados Unidos, mais precisamente nas cercanias de Charleston, na Carolina do Sul, desde junho. Alguns países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido receberão as primeiras unidades ainda em 2024.
O EX90 é o primeiro carro da Volvo impulsionado por tecnologia de computação central, uma tecnologia que possibilita alcançar um novo patamar de segurança para os carros. E a planta de Charleston foi a escolhida para dar vida à luxuosa novidade.
Nosso CEO, Jim Rowan, colocou o EX90 à prova nas últimas semanas. Junto com colegas, ele fez uma viagem pelo EX90 através dos Estados Unidos – da nossa fábrica nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul, até a Califórnia.
“Com base nesta viagem, posso dizer com confiança que o EX90 é o melhor carro que já fizemos,” diz Jim Rowan. “Depois de dirigi-lo por 950 quilômetros através de três estados nos EUA em várias condições de direção e superfícies de estrada, só tenho memórias positivas. O carregamento, o manuseio, o conforto da condução, o silêncio da cabine e o sistema de som épico, a confiabilidade, a tecnologia e a sensação da interface – nunca dirigi um Volvo como este. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, e ela começa agora”, afirma Rowan.
“O Volvo EX90 incorpora nosso futuro como fabricante de carros totalmente elétricos, com veículos que continuamente melhoram ao longo do tempo graças à computação central e atualizações de software,” diz Jim Rowan. “É um testemunho de nossas capacidades de engenharia global e reafirma nossa posição como líder na mudança tecnológica em curso na indústria automotiva”, complementa o CEO.
Inovador, sustentável e espaçoso
Enraizado nos princípios de design escandinavo da Volvo, o EX90 oferece proporções modernas que otimizam a segurança, a eficiência e a estética. Graças à sua configuração de sete assentos, é um companheiro perfeito para toda a família, cheio de espaço para os seus sete lugares, versatilidade e conforto. Sem falar do compartimento dianteiro para bagagens, que contém 34 litros de capacidade.
Apesar de ser um carro de grande porte, sua eficiência aerodinâmica (Cx 0,29) chega a se comparar com modelos compactos, graças a todo o estudo de arrasto de ar, pelo qual o EX90 passou com louvor.
O EX90 se baseia na tecnologia VE, de próxima geração, com capacidade de 111 kWh e um alcance totalmente elétrico de até 600 km (ciclo WLTP), e capacidade de carregar de 10% a 80% em 30 minutos (em 250 kW). Mas não é só a capacidade de ir mais longe que faz do EX90 um carro realmente especial. Além da autonomia inigualável e de todo o luxo a bordo, é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus dois motores que, juntos, produzem 517 hp de potência.
O EX90 está projetado para ser o carro Volvo mais seguro da história, impulsionado por tecnologia de segurança passiva e ativa de próxima geração e software informado por um amplo conjunto de sensores. Eles são compostos por um LiDar com 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam no “Safespace” technology.
Nascido inteligente e conectado, com Google integrado, o EX90 vem com um sistema central potente e está sempre conectado, por isso, pode ser melhorado com o tempo, através de atualizações de software. Essas atualizações são entregues pelos engenheiros de software da Volvo, habilitadas por IA e informadas pela coleta de dados em tempo real.
O computador de IA a bordo é construído na plataforma NVIDIA DRIVE®. Este sistema central, juntamente com a plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, Inc. e software desenvolvido internamente pelos engenheiros da Volvo Cars, trabalham perfeitamente juntos para executar as funções principais dentro do carro, desde segurança e infotainment até gerenciamento da bateria. O resultado é uma experiência automotiva mais responsiva e conveniente.
Ainda sobre tecnologias, sua multimídia de última geração tem 14,5 polegadas e trabalha em conjunto com o cluster digital de 9 polegadas. E, como se não bastasse, ainda tem um Head-up Display de generosas 13,2 polegadas. Aos que gostam de um som poderoso para as músicas a bordo, o incrível sistema Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes, proporciona uma experiência sonora verdadeiramente imersiva.
E como destaques no âmbito da sustentabilidade, vem com madeira decorativa certificada pelo FSC. A parte têxtil que compõe o interior foi cuidadosamente confeccionada com materiais selecionados de fontes sustentáveis, incluindo polímeros oriundos de florestas na Suécia e na Finlândia. O EX90 é um testemunho das capacidades globais de engenharia da Volvo e reafirma sua posição como líder na mudança tecnológica em curso na indústria automotiva.
Veja, abaixo, os principais itens de tecnologia que vêm equipados no Volvo EX90:
Tecnologia de espaço seguro
-
Sensoriamento avançado externo: Lidar, 8 câmeras, 5 radares, 16 sensores ultrassônicos
-
Sensoriamento de ocupantes
-
Sistema de compreensão do motorista
-
Coleta de dados do Lidar
Saída involuntária da faixa:
-
Assistente de permanência na faixa
-
Alerta de saída de faixa (<65 km/h)
-
Mitigação de colisão frontal (65-140 km/h)
-
Mitigação de saída de estrada (60-140 km/h)
Mudança de faixa intencional:
-
BLIS com assistência de direção
-
Freio automático em cruzamento – curva à esquerda/direita; veículos, scooters, ciclistas
Evitar e mitigar colisões em altas velocidades:
-
Alerta de colisão frontal: avisos sonoros/gráficos/táteis
-
Evitar e mitigar colisões com frenagem e direção
-
Detecção de veículos, pedestres, ciclistas, scooters, grandes animais e objetos
-
Mitigação de colisão frontal com frenagem
-
Evitar pedestres, ciclistas e scooters com direção assistida
-
Alerta e prevenção de colisão traseira
Evitar e mitigar colisões em baixas velocidades:
-
Alerta de tráfego cruzado traseiro com freio automático (radar, veículos cruzando até 30 m)
-
Freio automático traseiro (2-15 km/h, somente com base em visão)
-
Sistema de alerta acústico do veículo
Segurança infantil:
-
Pontos de fixação inferior no piso
-
Pontos de fixação superior nos assentos traseiros externos
Assistência ao motorista em todas as velocidades:
-
Informações de sinalização de trânsito
-
Assistente de velocidade inteligente (somente UE)
-
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
-
Assistente de direção Pilot Assist (até 150 km/h)
-
Assistência de mudança de faixa
-
Assistente de parada de emergência
Assistência ao motorista em baixas velocidades e/ou estacionamento:
-
Assistente de estacionamento – traseiro, dianteiro e lateral
-
Câmera de estacionamento – visão traseira
-
Câmera 360° com visão 3D
-
Assistente de estacionamento Park Pilot
-
Alerta de abertura de portas
-
Assistente de reboque (orientação visual)
Segurança protetora:
-
Frenagem pós-impacto
-
Novos airbags laterais para os assentos dianteiros
-
Cortina inflável cobrindo todos os assentos
-
Airbag de joelho no assento do motorista (global) e no assento do passageiro (somente EUA)
-
Sistema de proteção de pedestres (capô ativo – exceto EUA)
-
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical WHIPS nos assentos dianteiros
-
Sistema de proteção contra impacto lateral SIPS™ que distribui a força do impacto
-
Cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de carga
-
Cintos ERR nos assentos dianteiros
-
Estrutura de segurança em aço de alta resistência: Em comparação ao XC90, a rigidez torsional foi aprimorada em 50% e a absorção de energia em colisões em 20%
-
Maior quantidade de alumínio para design leve de veículo elétrico
-
Estrutura de segurança da bateria em alumínio extrudado para suportar/mitigar forças de colisão
-
Coluna de direção colapsável
-
Compatibilidade com veículos menores (proteção dos ocupantes em carros menores)
Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.
O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.