Consumidores brasileiros lideram gastos globais, revela EBANX

Em evento realizado em Napa Valley, nos EUA, o EBANX revelou novos dados sobre os mercados consumidor e digital em economias emergentes e abordou o futuro do pagamento com especialistas do mundo todoย 
CURITIBA, BRASIL, e NAPA VALLEY, EUA, 2 de outubro de 2024ย โ€“ O Brasil รฉ um dos trรชs paรญses emergentes que aparecem entre os dez maiores mercados do mundo em gastos do consumidor, de acordo com dados do World Data Lab analisados peloย EBANX, empresa global de tecnologia especializada em serviรงos de pagamento para mercados emergentes, fundada em Curitiba. O estudo mostra que os consumidores brasileiros devem fechar 2024 com um gasto de US$ 1,3 trilhรฃo, 9ยบ valor mais alto do mundo. O crescimento estimado para a prรณxima dรฉcada รฉ de 62%, chegando a US$ 2,08 trilhรตes em 2034. O Mรฉxico (10ยบ), outro latino-americano entre os top 10, deve crescer 54%. Estes nรบmeros foram apresentados nesta semana durante a ediรงรฃo de Napa Valley (EUA) doย EBANX Payments Summit, evento anual que reรบne lรญderes da indรบstria para discutir tendรชncias e inovaรงรตes na economia digital e nos pagamentos.
A Amรฉrica Latina รฉ um centro global de inovaรงรฃo e lideranรงa na inclusรฃo financeira. Novas ferramentas, como os mรฉtodos de pagamento em tempo real Pix, no Brasil, SPEI, no Mรฉxico, e PSE, na Colรดmbia, aceleraram esse processo, promovendo tambรฉm inclusรฃo digital“,ย Juliana Etcheverry, Diretora de Desenvolvimento de Mercado – Amรฉrica Latina no EBANX. No evento que sediou em Napa Valley, o EBANXย evidenciou tambรฉm outras duas regiรตes que tรชm se destacado pela relevรขncia e expansรฃo dos mercados consumidores: รndia, que deve superar a impressionante marca de US$ 5,4 trilhรตes em gastos do consumidor atรฉ 2034 โ€“ย um crescimento de 198% que a coloca em 3ยบ lugar no ranking, atrรกs somente de Estados Unidos e China โ€“, e รfrica, cujos paรญses estรฃo entre os que mais crescem no mundo em gastos do consumidor. Egito vai acelerar em 167%, enquanto as economias menores, como a Etiรณpia, crescerรฃo 429%. Quรชnia (115%), Marrocos (107%), Gana (106%) e รfrica do Sul (42%) sรฃo outros africanos mencionados na anรกlise.
Esse crescimento estรก diretamente ligado ร  digitalizaรงรฃo da economia e ร  inovaรงรฃo em pagamentos que esses mercados estรฃo experimentando nos รบltimos anos“, explicaย Rashmi Satpute, Diretora de Desenvolvimento de Mercado – รndia no EBANX. “Durante o Payments Summit, ouvimos de inรบmeros players globais que os paรญses emergentes estรฃo se tornando cada vez mais importantes para os seus negรณcios. Estas regiรตes tรชm um enorme potencial digital que estรก chamando a atenรงรฃo do mundo todo“. Dados do Statista Market Insights presentes noย Beyond Borders 2024, estudo do EBANX sobre pagamentos e comรฉrcio digital, mostram que o comรฉrcio digital nestes mercados vai crescer seis vezes entre 2017 e 2027, a um ritmo de 20% ao ano, o que significa 7 pontos percentuais acima dos paรญses desenvolvidos. As economias digitais de Amรฉrica Latina, รfrica e รndia, juntas, vรฃo passar de US$ 1,3 trilhรฃo em atรฉ trรชs anos, segundo a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI).
Desafios, inovaรงรตes e oportunidades
Lรญderes da indรบstria reunidos em Napa Valley abordaram profundamente o cenรกrio das economias e dos pagamentos digitais nos paรญses emergentes. “Uma coisa estรก associada ร  outra. Enquanto na Amรฉrica Latina e na รndia o comรฉrcio digital alavancou os pagamentos digitais, na รfrica, estamos vendo o oposto, os pagamentos digitais estรฃo alavancando o comรฉrcio digital. O contexto e os desafios de cada regiรฃo impactam o meio, nรฃo o fim, pois o resultado dessa revoluรงรฃo digital รฉ muito parecido em todos esses paรญses: desenvolvimento econรดmico, inclusรฃo financeira e inovaรงรฃo“, analisaย Etcheverry, a Diretora de Desenvolvimento de Mercado – Amรฉrica Latina no EBANX. Devido ร  baixa penetraรงรฃo dos cartรตes de crรฉdito em muitos paรญses, ร s barreiras relacionadas ao acesso bancรกrio, e ao comportamento consumidor, fintechs e governos comeรงaram a buscar soluรงรตes para simplificar a vida dos consumidores e permitir que eles comprassem produtos e serviรงos utilizando mรฉtodos de pagamento locais. O resultado disso foi uma transformaรงรฃo na maneira como as pessoas se relacionam com o comรฉrcio digital nos mercados emergentes.
No Brasil, o Pix vai superar os cartรตes de crรฉdito no comรฉrcio digital atรฉ o ano que vem, segundo dados da PCMI analisados pelo EBANX. A expectativa รฉ que ele represente 44%, contra 41% dos cartรตes. No Mรฉxico, o sistema de pagamentos instantรขneos SPEI jรก movimenta US$ 3,5 bilhรตes no comรฉrcio digital, embora ainda esteja muito longe de se tornar o mรฉtodo preferido dos consumidores. Na Colรดmbia, o PSE tem uma participaรงรฃo de 31% nas compras online. “Incorporar Mรฉtodos de Pagamento Alternativos (APMs) nรฃo รฉ sรณ sobre oferecer mais opรงรตes, รฉ sobre incluir as pessoas“, destacaย Etcheverry. “Empresas que aceitam Pix com o EBANX no comรฉrcio digital brasileiro experimentaram um crescimento de 25% no nรบmero de clientes e um aumento de 16% em sua receita“.
Na รndia, o paรญs com o sistema de pagamento instantรขneo mais utilizado do mundo, o UPI tambรฉm รฉ o mรฉtodo preferido para compras online, representando 55%, 30 pontos percentuais acima dos cartรตes de crรฉdito, segundo a PCMI. Para compras recorrentes, o UPI AutoPay tem cerca de 10 milhรตes de pagamentos agendados por mรชs, com uma taxa mรฉdia de aprovaรงรฃo de 92%, de acordo com dados do NPCI. O Banco Central do Brasil planeja lanรงar um serviรงo semelhante no prรณximo ano, o Pix Automรกtico.
Os paรญses africanos sรฃo outros exemplos de como os mercados emergentes tรชm liderado a inovaรงรฃo em pagamentos. Faz dezessete anos que o continente adotou o mobile money, um serviรงo financeiro que permite aos usuรกrios pagar e fazer transferรชncias financeiras por meio de um celular, sem a necessidade de conexรฃo ร  internet ou uma conta bancรกria. Esse mรฉtodo responde por quase metade do comรฉrcio digital total no Quรชnia, por exemplo โ€” US$ 2,3 bilhรตes, ou 48% do mercado, de acordo com a PCMI. Incluindo o mobile money, os APMs representarรฃo cerca de 63% do comรฉrcio digital africano atรฉ 2025. “Esse cenรกrio รฉ promissor, mas ainda hรก desafios que precisam ser resolvidos, como a alta fragmentaรงรฃo do mercado e a falta de interoperabilidade. Em Napa Valley, especialistas da indรบstria defenderam parcerias estratรฉgicas para conectar a รfrica ao resto do mundo. E รฉ exatamente isso que o EBANX tem feito“, destacouย Wiza Jalakasi, Diretor de Desenvolvimento de Mercado da รfrica no EBANX.
Tendรชncias de pagamento no futuro
Entre as muitas discussรตes construtivas e propositivas, uma das mais aguardadas pelos participantes do EBANX Payments Summit foram as que abordaram tendรชncias futuras nos mercados emergentes, como a combinaรงรฃo de APMs e cartรตes em mรฉtodos hรญbridos โ€” na รndia, por exemplo, os cartรตes de crรฉdito sรฃo integrados ao UPI, permitindo pagamentos atravรฉs de um aplicativo. “ร‰ incrรญvel ver como esses paรญses sรฃo criativos e inovadores ao buscar soluรงรตes capazes de nรฃo apenas mudar, mas tambรฉm simplificar os hรกbitos dos consumidores“, afirmaย Jalakasi. No Egito, onde 64% do volume de pagamentos no comรฉrcio digital รฉ feito em dinheiro, mesmo pessoas sem conta bancรกria podem fazer pagamentos por meio de aplicativos ou cรณdigos QR. “Isso รฉ inclusรฃo financeira, isso รฉ acesso“.

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