Com 10,3 milhรตes de empreendedoras, o Brasil atinge a 7ยช posiรงรฃo mundial em nรบmero de mulheres ร frente de negรณcios, o que evidencia a crescente presenรงa feminina no empreendedorismo global. Um exemplo desse avanรงo รฉ a marca brasileira Sem Rรณtulo Cosmรฉticos, fundada pelas empresรกrias Lais Theis e Melyssa Esser, que se diferencia ao oferecer cosmรฉticos veganos livres de aditivos quรญmicos prejudiciais ร saรบde e teve investimento inicial de R$ 300 mil em pesquisas.
O empreendedorismo feminino no Brasil representa 46% do total de empreendedores, conforme dados recentes da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Esse รญndice posiciona o paรญs na 7ยช posiรงรฃo mundial em nรบmero de mulheres ร frente de negรณcios, o que evidencia a crescente participaรงรฃo feminina no cenรกrio empreendedor global. Um exemplo desse avanรงo รฉ a marca brasileira Sem Rรณtulo Cosmรฉticos, fundada pelas empresรกrias Lais Theis e Melyssa Esser, que se destacam no mercado de beleza por oferecer produtos livres de aditivos quรญmicos nocivos ร saรบde. Com um investimento inicial de mais de R$ 300 mil, a empresa projeta alcanรงar R$ 1 milhรฃo em vendas no primeiro ano de atuaรงรฃo. No entanto, esse nรบmero pode ser superado, jรก que a marca atingiu 100% da meta de vendas nos primeiros trรชs meses apรณs o lanรงamento.ย
Assim como as fundadoras da marca Sem Rรณtulo Cosmรฉticos, outras 10,3 milhรตes de mulheres estรฃo ร frente de empresas no Brasil, o que representa um crescimento de 30%, maior patamar jรก registrado. Os dados sรฃo da pesquisa Empreendedorismo Feminino, realizada pelo Sebrae (Serviรงo Brasileiro de Apoio ร s Micro e Pequenas Empresas).ย
“Ser mulher e empreendedora no Brasil requer resiliรชncia, mas tambรฉm traz uma vantagem รบnica, temos a sensibilidade para compreender o mercado de uma maneira mais humana e isso se reflete na forma como desenvolvemos nossos produtos e nos conectamos com nossos clientes”, explica Laรญs.
Diante deste cenรกrio de crescimento e transformaรงรฃo, muitas empreendedoras tรชm inovado e rompido barreiras, com negรณcios que influenciam tanto o mercado quanto a sociedade. โAo acompanhar essa evoluรงรฃo do mercado, o cenรกrio รฉ cada vez mais favorรกvel para as mulheres empreendedoras. Elas tรชm revolucionado o desenvolvimento de produtos e, simultaneamente, redesenhado o papel da lideranรงa feminina no mundo dos negรณciosโ, comenta Melyssa.
A Sem Rรณtulo Cosmรฉticos aposta em produtos multifuncionais ao combinar ativos essenciais para a rotina de “skin care” e atendem ao consumidor que busca praticidade no autocuidado. Um exemplo รฉ o bastรฃo com cor, que alรฉm de uniformizar a tonalidade da pele e oferecer alta proteรงรฃo solar (FPS 80 e FPUVA 40), contรฉm รกcido hialurรดnico, Vitamina E e Vitamina C, que atua na hidrataรงรฃo, regeneraรงรฃo, estรญmulo da produรงรฃo de colรกgeno e contribui no combate do envelhecimento precoce. Outros produtos disponรญveis incluem gloss labial e gel de limpeza facial, ambos formulados com blends de vitaminas e extratos vegetais. Alรฉm disso, as embalagens sรฃo 100% reciclรกveis e reutilizรกveis, o que reforรงa o compromisso da marca com a sustentabilidade.
โA Sem Rรณtulo Cosmรฉticos foca em atender um pรบblico que valoriza o autocuidado, mas que tambรฉm busca soluรงรตes prรกticas e eficientes na rotina diรกria de cuidados com a pele. Alรฉm disso, a nossa marca incentiva os consumidores a prestarem atenรงรฃo nos rรณtulos das embalagens, para entenderem que o verdadeiro benefรญcio para a pele vem dos ingredientes e nรฃo apenas da embalagemโ, comenta Melyssa.