33% dos lares brasileiros celebram as festas de fim de ano com churrasco

Levantamento da Kantar mostra avanรงo do consumo de proteรญna de origem animal no Brasil, com destaque para o preparo de churrasco

33% dos lares brasileiros celebram as festas de fim de ano com churrasco
Foto de Luis Quintero: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-grelhando-salsicha-e-carne-1857732/

Recente anรกlise da divisรฃo Worldpanel da Kantar, lรญder em dados, insights e consultoria, mostra que o consumo de proteรญnas de origem animal, principalmente o preparo de churrasco, vem se fortalecendo no Brasil.

De acordo com a Kantar, atualmente, 29 milhรตes de brasileiros fazem churrasco todaย semana e cerca de 33% dos lares escolhem esse modo de preparo para celebrar as festas de fim de ano, nรบmero 10% maior do que era em 2021. Entre esse pรบblico consumidor periรณdico de churrasco, a frequรชncia do preparo รฉ de, em mรฉdia, 1,7 vezesย porย semana. As carnes bovinas sรฃo as mais presentes: 60% dos churrascos no Brasil tรชm carne bovina, seguida de avesย eย linguiรงas.

Esse avanรงo se deve especialmente ร  estabilizaรงรฃo dos preรงos. De acordo com Raquel Ferreira, diretora comercial da divisรฃo Worldpanel da Kantar, o brasileiro faz hoje, em mรฉdia, quatro compras de proteรญnas por mรชs, uma missรฃo a mais do que fazia em 2023. A maior concentraรงรฃo ainda รฉ de aves, bovinos e suรญnos, que representam 64% do volume consumido no Paรญs.

O Acรฉm รฉ o corte mais consumido de forma praticamente generalizada pelo Brasil, com maior importรขncia na Grande SP e Grande RJ. A maior parte das compras de carnes รฉ feita em supermercados (20,7% do volume), com ticket mรฉdio de R$50,59, pequeno varejo (30,2%), com ticket mรฉdio de R$51,42, varejo tradicional (21,1%) e ticket mรฉdio R$43,3. O aรงougue รฉ responsรกvel por 7,7% do volume consumido nos lares, mas com maior desembolso R$ 66,85.

As recentes notรญcias sobre a falta de abastecimento da categoria de carnes bovinas apontam para os grandes riscos na operaรงรฃo de uma grande rede varejista ao enfrentar um possรญvel boicote de frigorรญficos no Paรญs.

Nos รบltimos anos, grandes marcas de categorias populares, vistas como essenciais pelos consumidores, tiveram conflitos com varejistas, levando a resultados negativos na experiรชncia de compra dos clientes e cesta de produtos adquiridos nas redes varejistas. โ€œA indรบstria como um todo precisa estar atenta a essas movimentaรงรตes e definir rapidamente as melhores estratรฉgias para minimizar os impactos em suas marcas ou categorias durante esses perรญodos de incertezaโ€, conclui Ferreira.

Os dados acima sรฃo do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que acompanha os hรกbitos e uso dos brasileiros em bens de consumo massivo โ€“ alimentos, bebidas de maneira contรญnua. O estudo reรบne 11.300 domicรญlios de todas as regiรตes e classes sociais do Paรญs, representando 60 milhรตes de lares.

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