90% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

Daniella Almeida – Repรณrter da Agรชncia Brasil
Publicado em 26/11/2024 – 19:20
Brasรญlia

Condor antecipa Black Friday

Aย Black Friday de 2024 serรก nesta sexta-feira (29) e, desde o inรญcio do mรชs, o varejo brasileiro tem antecipado anรบncios de produtos e serviรงos em promoรงรฃo para atrair a atenรงรฃo dos consumidores e alavancar as vendas.

Na ediรงรฃo deste ano, 89% dos brasileiros pretendem comprar algo.ย Desses, 85% querem comprar algum item para si mesmos eย 65% vรฃo aproveitar a data para presentear.

Os dados de intenรงรฃo de compras sรฃo da pesquisa do Instituto Locomotiva e da QuestionPro. As instituiรงรตes levantaram informaรงรตes sobre essa que รฉ considerada uma das principais datas do calendรกrio comercial brasileiro, que ocorre anualmente na รบltima sexta-feira do mรชs de novembro.

A pesquisa nacional realizou 1.185 entrevistas digitais auto preenchidas em formulรกrios online, por homens e mulheres, com 18 anos ou mais. O perรญodo de entrevistas foi de 4 a 13 de novembro e a margem de erro do levantamento รฉ de 2,8% para mais ou para menos.

De acordo com o instituto responsรกvel pela pesquisa, o estudo oferece um mapa aos varejistas. Primeiro, porque mostra o que os consumidores querem, por qual meio, se canais fรญsicos e/ou digitais, informaรงรตes que orientam o lojista a equilibrar investimentos entre as plataformas virtuais e lojas reais.

Fenรดmeno de consumo

O levantamento do Instituto Locomotiva e QuestionPro apurou que 62% planejam aproveitar as promoรงรตes para antecipar as compras de Natal. O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, avalia que a estratรฉgia รฉย positiva. โ€œIsso demonstra que os brasileiros preferem evitar a correria e, claro, buscam economizar a deixar para a รบltima hora e acabar gastando maisโ€.

Apรณs anos, aย Black Fridayย se consolida como um marco no calendรกrio de consumo dos brasileiros, diz o Locomotiva.

“Desde sua chegada ao Brasil, a data deixou de ser apenas uma oportunidade para compras de eletrรดnicos e se tornou uma espรฉcie de Natal antecipado”.

De acordo com a pesquisa, 78% dos brasileiros acreditam que aย Blackย Fridayย รฉ uma grande oportunidade para que as pessoas consigam comprar coisas que, em geral, nรฃo podem adquirir. O instituto projeta que a opiniรฃo dos entrevistados corresponde, proporcionalmente, a 126 milhรตes de brasileiros.

Por outro lado, dois em cada trรชs consumidores (66%) aproveitam descontos dessa data originรกria dos Estados Unidos para comprar de marcas que normalmente compram. O restante, 34%, aproveitam aย Black Friday para comprar de marcas que nรฃo compram normalmente sem os descontos desta รฉpoca.

Apesar de 61% dos entrevistados conhecerem e jรก terem comprado naย Black Friday; 34% sabem o que รฉ este evento, mas nunca compraram nada. E hรก ainda 5% que desconhecem este perรญodo de consumo aquecido, no Brasil.

Categorias

Entre as categorias de produtos que os brasileiros planejam comprar nessaย Black Friday, peรงas de roupas lideram a lista de desejos, com 72% da preferรชncia entre os consumidores โ€“ e lideram tambรฉm entre quem irรก comprar presentes na data (57%). No ranking de intenรงรตes de compras seguem os calรงados (66%), produtos de beleza e perfumaria (65%), decoraรงรฃo e artigos para casa (50%). E mais, celulares e smartphones sรฃo foco de interesse de 51% dos consumidores; eletrรดnicos (49%); eletrodomรฉsticos (46%); artigos infantis (45%); mรณveis (43%); livros (42%) e artigos de pet shop (40%).

Renato Meirelles explica que roupas e calรงados sรฃo categorias essenciais e de fรกcil acesso. โ€œEsses itens combinam desejo de consumo com praticidade, e as promoรงรตes tornam possรญvel renovar o guarda-roupa sem pesar no bolso. Alรฉm disso, sรฃo produtos que agradam tanto a quem compra para uso prรณprio, quanto a quem aproveita a data para presentearโ€.

Perfil

A pesquisa ainda conseguiu traรงar o perfil dos consumidores ร  procura de grandes descontos.

Neste ano, os homens sรฃo os queย mais planejam gastar na data, com 90% das intenรงรตes de compra.

Entre eles, a maioria prevรช comprar roupas e sapatos novos (68% e 66% respectivamente), e 55% querem levar algum eletrรดnico novo para casa.

Embora as compras para presentear sejam menos frequentes entre os homens, em comparaรงรฃo ร s mulheres, 62% pretendem comprar algum item para dar de presente. โ€œAs roupas lideram as intenรงรตes, com 24%, seguidas por calรงados (18%) e eletrรดnicos (15%)โ€, afirmou Meirelles.

Entre as mulheres, 88% pretendem comprar algum item nestaย Black Friday. As categorias de produtos mais desejadas por elas refletem uma forte intenรงรฃo de consumo tanto para uso prรณprio quanto para presentear. Roupas lideram como desejo de compra (76%), seguidas por produtos de beleza e perfumaria (75%) e calรงados (66%). Alรฉm disso, sete em cada dez mulheres pretendem presentear alguรฉm, especialmente em categorias como roupas (28%) e produtos de beleza (24%).

Onde adquirem os produtos

O comรฉrcio eletrรดnico impulsiona aย Black Fridayย no paรญs. Em relaรงรฃo aos canais de compra, 30% dos consumidores pretendem comprarย exclusivamente emย lojas online. Jรก 31% dividem suas compras igualmente entre o ambiente fรญsico e o digital. Se comparada a preferรชncia entre oย e-commerceย e as lojas fรญsicas, 24% optam pelo meio virtual. Em รบltimo, estรก a escolha que prioriza as lojas fรญsicas, com 8%, seja exclusivamente (8%) ou de forma predominante.

Fatores de influรชncia

Preรงo, facilidade de pagamento, entrega rรกpida, variedade de produtos. Sรฃo vรกrios os fatores que influenciam os consumidores na escolha de lojasย onlineย durante aย Black Friday, entre quem pretende comprar algum item na ediรงรฃo deste ano.

Os descontos e promoรงรตes aparecem como o principal critรฉrio para consumidor decidir comprar, com 23%. O preรงo e custo do frete tambรฉm sรฃo importantes na hora da compra (20%) e a reputaรงรฃo da loja (16%) sรฃo outros fatores apontados como relevantes na escolha de lojasย onlineย durante aย Black Friday.

Como fatores secundรกrios que influenciam as escolhas aparecem a entrega rรกpida, com 10%; opรงรตes de pagamento (Pix, cartรฃo, boleto, etc.), para 9% dos entrevistados. A variedade de produtos (8%); e a facilidade de navegaรงรฃo pelo site ou aplicativo (6%) tambรฉm foram citadas.

Tipo de promoรงรฃo preferida

Quando considerados somente descontos e promoรงรตes, os consumidores estรฃo de olho nas vantagens entendidas como imperdรญveis.

O Instituto Locomotiva indica a preferรชncia por descontos diretos (48%) e estratรฉgias comoย cashbackย (31%), que รฉ o termo em inglรชs que significa dinheiro de volta, ou seja, o programa devolve uma parte do valor gasto em uma compra em futuro crรฉdito para uma nova compra.

Promoรงรตes como โ€œleve 3 e pague 2โ€ tambรฉm despertam alto interesse em 38% das pessoas.

O presidente do Instituto Locomotiva exemplifica o que provoca interesse pela recompensa. โ€œUmย e-commerceย de roupas oferece 30% de desconto direto no preรงo das peรงas, e ainda acrescenta crรฉditos para compras futuras. Isso atrai consumidores e fideliza para o prรณximo ano.โ€

Black fraude

O documento divulgado confirma que um em cada quatro entrevistados acredita que os descontos daย Black Fridayย sรฃo iguais aos das demais promoรงรตes.

Para 22%, as lojas que se dizem naย Black Fridayย nรฃo oferecem descontos de verdade.

Quando se trata de golpe ou fraude relacionado ร ย Black Friday,ย 58% afirmam nunca terem enfrentado problemas desse tipo, nem conhecerem alguรฉm que os tenha enfrentado.

Na outra ponta, 42% jรก foram pessoalmente vรญtima de golpes naย data, ou conhecem quem jรก passou por fraudes na temporada de consumo, distribuรญdos desta forma: 16% dos entrevistados na pesquisaย relatam terem sido as vรญtimas; 20% conhecem alguรฉm que passou por essa situaรงรฃo, e 6% afirmam tanto terem sido vรญtimas quanto conhecerem alguรฉm que tambรฉm foi. โ€œEsse dado reforรงa a necessidade de os lojistas garantirem seguranรงa nas transaรงรตes e comunicarem isso de forma clara, criando confianรงa no consumidorโ€, conclui o presidente da instituiรงรฃo de pesquisas Renato Meirelles.

Por isso, os consumidores devem ficar atentos para evitar cair em golpes. Vale lembrar que as compras realizadas neste perรญodo nรฃo deixam de seguir as normas doย Cรณdigo de Defesa do Consumidorย (CDC).

No caso de se sentir lesado, o consumidor deve procurar รณrgรฃos pรบblicos de proteรงรฃo dos direitos do consumidor, como a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministรฉrio da Justiรงa e Seguranรงa Pรบblica, que criou uma cartilha com dicas para nรฃoย cair em golpes naย Black Friday; o Programa de Proteรงรฃo e Defesa do Consumidor (Procon) de sua cidade; associaรงรตes de consumidores; uma delegacia de polรญcia ou atรฉ entrar com uma aรงรฃo judicial contra a empresa.

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