Iniciativa educacional destinada ao público infantil visa despertar o interesse das crianças pelo mundo da pecuária e promover o conhecimento sobre a origem das proteínas animais desde cedo
Ensinar as crianças sobre como as principais proteínas presentes nas mesas das famílias são produzidas, de forma leve e educativa, é o grande objetivo do De Heus Kids – projeto inovador da multinacional holandesa De Heus, referência global em nutrição animal, que busca reduzir a lacuna de conhecimento entre o campo e as novas gerações de consumidores.
Soraya Vedana, Gerente de Marketing da De Heus Brasil, destaca a importância de educar a geração futura sobre a produção sustentável de alimentos. “Achamos importante que a geração futura aprenda e se interesse em saber como é a produção sustentável de alimentos, o porquê ela é tão importante e quem está por trás deste trabalho, para que as crianças conheçam as principais espécies da produção animal e a forma como são criadas em seus diferentes sistemas de produção”, explica a profissional.
A iniciativa, que inclui uma plataforma online com conteúdo didático e interativo – www.deheuskids.com.br – acaba de ser vivenciada por completo, aliando os conhecimentos proporcionados pela interação das crianças com o website à prática no Brasil, com a etapa chamada de “visita à fazenda”. A proposta agora é aproximar as novas gerações da realidade do setor pecuário de maneira presencial também, conscientizando-as sobre a importância da cadeia produtiva de proteína animal, especialmente o papel de relevância dos produtores e de uma nutrição animal de qualidade, por meio de apresentações dos consultores e técnicos da De Heus Brasil nas escolas e experiências práticas nas fazendas dos clientes da companhia.
A primeira escola escolhida para a realização das atividades presenciais do projeto De Heus Kids foi o Colégio Santa Maria Madalena Postel, localizado na cidade de Manoel Ribas (PR). Alunos com idade entre 5 e 6 anos puderam vivenciar a pecuária leiteira por meio de uma experiência imersiva e inédita promovida pelo projeto, combinando o aprendizado teórico com a visita a uma fazenda local.
A programação começou no colégio, onde as crianças puderam conhecer o site “De Heus Kids” e curiosidades sobre a cadeia produtiva do leite. Em seguida, os alunos visitaram a Leiteria Schotten, propriedade dos produtores Leomar, Luzia e Luciana Schotten, clientes da De Heus Brasil. No local, os pequenos vivenciaram de perto o dia a dia de uma bezerra até que se torne uma vaca, conhecendo também o cuidado com os animais em diferentes fases, a mudança de dieta líquida para sólida até o processo de ordenha do leite, demonstrando grande curiosidade e entusiasmo quanto às descobertas proporcionadas pela experiência De Heus Kids.
A professora Priscila Maria dos Santos, que acompanhou os alunos durante as atividades, destacou o impacto educativo desta ação. “Como educadora, realmente valorizo projetos que ampliem os conhecimentos e experiências das crianças, integrando práticas lúdicas ao processo de aprendizado para que se tornem cada vez mais conhecedoras de diferentes realidades e papeis na sociedade. É muito importante que elas compreendam como os alimentos chegam aos supermercados e às nossas mesas”, afirmou a profissional.
Marcos Schoten, médico-veterinário e Representante Comercial da De Heus no estado do Paraná, colaborou para que a iniciativa chegasse ao colégio e destacou o impacto da ação da companhia para as novas gerações. “O projeto De Heus Kids chamou minha atenção por ser uma grande oportunidade de levar conhecimento para as futuras gerações, destacando o nosso papel de importância na cadeia produtiva de proteína animal. Eu sou pai e vejo muitos produtores que desejam que os seus filhos se orgulhem do que fazem ou que se interessem por dar continuidade ao negócio da família no agro, realizando a sucessão. Com certeza essa é uma forma de aproximá-los desde cedo e fazê-los compreender a complexidade que existe até que o alimento chegue às famílias com qualidade e segurança”, disse o representante.
Já Luciana Schotten, proprietária da Leiteria Schotten, reforçou a relevância da ação para a valorização da cadeia leiteira. “Fico muito feliz em receber uma iniciativa como o De Heus Kids em nossa propriedade, pois acredito que aproximar as crianças da realidade do campo e mostrar como é feita a produção leiteira para a sociedade é algo muito importante. E este tipo de projeto valoriza o nosso trabalho e desperta o interesse dos mais jovens pelo setor agropecuário. Por isso, foi um prazer contribuir”, enfatizou a produtora.
De Heus Kids: educando as futuras gerações de consumidores através de vivências no campo
Criado originalmente na Holanda, o projeto De Heus Kids é uma das iniciativas educacionais mais inovadoras do agronegócio nacional. Presente no Brasil desde 2022, o projeto, que inicialmente oferecia somente o aprendizado digital por meio de seu website, expandiu suas atividades em 2024 e passou a contar com a realização de visitas presenciais, como a que ocorreu no Colégio Santa Maria Madalena Postel, no Paraná, reforçando seu objetivo de aproximar as crianças da realidade.
Atualmente, a plataforma digital “De Heus Kids” oferece uma variedade de conteúdos educativos, como textos, vídeos e ilustrações, para ensinar às crianças o dia a dia da produção de proteína animal. Além disso, destaca a importância do respeito ao meio ambiente e valoriza todos os envolvidos na cadeia produtiva, do campo à mesa, de forma leve e divertida.
Com esta iniciativa, a De Heus reforça o seu compromisso com o agronegócio, buscando inspirar as novas gerações e contribuir para uma mudança positiva quanto à consciência alimentar e importância da produção de alimentos desde cedo por meio da educação e de uma comunicação acessível.
Para conhecer o projeto acesse: www.deheuskids.com.br
SOBRE A DE HEUS
Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há 12 anos, possui seis unidades fabris: Rio Claro/SP (2), Apucarana/PR, Toledo/PR, Guararapes/SP e Itaberaí/GO; uma unidade administrativa em Campinas/SP e um centro de distribuição, em Bezerros (PE), além de 2 Unidades de Produção parceiras, em São Gotardo (MG) e Irati (PR).