sexta-feira, 14 março 2025
18.4 C
Curitiba

Perspectivas para o e-commerce no Brasil em 2021

Especialista aponta que previsão de crescimento de 18% da Abcomm pode ser considerada pessimista por desconsiderar fator pandemia e diz que projeções mais otimistas devem superar os 30%.

Perspectivas para o e-commerce no Brasil em 2021

Se a pandemia causada pela Covid-19 traz uma série de dúvidas e incertezas com relação à saúde e a socialização, o ano de 2020 parece ter deixado claro que quanto mais rigorosas forem as restrições, maior será a nova onda de consumidores e empresas aderindo ao e-commerce como opção de consumo.

Com o e-commerce no centro das atenções e as operações em marketplaces cada vez mais consolidadas e em uma evolução sem precedentes, André Gonçalves Pereira, Business Manager do ANYMARKET, plataforma de vendas em marketplaces líder na América Latina, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo e-commerce, prevê um crescimento duas vezes maior do que o experimentado em 2020.

Em 2020 a empresa registrou os melhores resultados de sua história, conquistando mais de 700 clientes e obtendo um crescimento de 200% no GMV (Gross Merchandise Value), além de índices de NPS do onboarding de 86 e de NPS do suporte de 4,9, sendo 5 a nota máxima.

O ano de 2020 também foi marcado pela expansão para a Argentina, com 16 novos contratos e dois novos marketplaces lançados, e a expansão para o México, com o primeiro contrato fechado. Em 2021 a internacionalização segue como prioridade da empresa.

De acordo com André, “o objetivo da empresa é fazer mais do que o dobro do conquistado em 2020, ou seja, se não um crescimento igual tanto na quantidade de lojas, quanto no GMV e já estamos com dezenas de vagas abertas para suportar todo esse crescimento”.

As principais datas para o comércio brasileiro também representam uma grande oportunidade, tanto para as empresas que precisam buscar a fidelização desses novos consumidores, quanto para o consumidor final, que poderá ter uma experiência de consumo nova, com melhores preços, condições de pagamento e entregas mais rápidas, já que todo o ecossistema vem investindo pesado em logística, fulfillment e delivery.

As datas sazonais aquecem o consumo e a economia, gerando oportunidades ainda maiores aos lojistas que já atuam no comércio eletrônico. Se em 2020 o ANYMARKET experimentou a melhor Black Friday da história, com um total de 207.834 pedidos e um aumento de 70% no valor total movimentado em relação ao ano anterior, a tendência de crescimento do e-commerce segue a todo vapor.

“Em 2021 podemos esperar um crescimento ainda maior de categorias como Moda e Acessórios, Telefonia, Móveis e Eletrodomésticos, já que em 2020 muitas empresas enfrentaram problemas com fornecedores e com a falta de matéria prima e mesmo assim apresentaram forte crescimento”, prevê André.

O crescimento do consumo das mulheres, que só no quarto trimestre de 2020 contabilizaram 57% dos consumidores, também não passou despercebido. Por isso, cada vez mais as empresas terão campanhas direcionadas a elas, já que esse público tem uma forte aderência online.

O crescimento do consumo online na região Nordeste do país também é uma importante tendência de mercado. A região apresentou uma alta de 14% no consumo durante o quarto trimestre de 2020, enquanto a região Sudeste teve uma queda de pouco mais de 2% no mesmo período. Por isso, ações de vendas para o Nordeste, assim como estratégias para Atender cada vez melhor esse público, devem ficar em evidência em 2021.

André também considera a tendência de bancos terem os seus próprios marketplaces como muito forte, puxada pelos pequenos bancos que já nasceram digitais. Por isso espera-se que os grandes bancos também adotem essa estratégia para gerar novas receitas e oferecer novos serviços financeiros, atrelados ao consumo de produtos e serviços.

De acordo com o executivo, o fulfillment será a grande estratégia dos marketplaces mais consolidados do Brasil, onde eles passariam a controlar o estoque e os envios dos produtos, garantindo assim maior agilidade nas entregas e resolvendo vários problemas operacionais de grandes empresas do varejo, bem como de diferentes indústrias.

“O ano de 2020 foi de muitas mudanças, o que exigiu grandes readaptações. Também tivemos grande dificuldade com importações e o fornecimento de matéria prima. Muitas indústrias tiveram que fazer escolhas e adaptar suas operações com uma alta demanda de consumo. Em 2021 esperamos empresas mais preparadas para essas demandas. Estamos observando uma forte entrada das indústrias nos marketplaces, o que demonstra que o D2C também é uma estratégia positiva e que diminui barreiras até a chegada do produto no consumidor final”, garante o executivo.

“Aproveitar essa tendência de crescimento não é tarefa simples, já que o ANYMARKET é o hub com maior quantidade de integração em marketplaces atualmente. Para o e-commerce, a estratégia principal é oferecer uma integração cada vez melhor aos nossos clientes com otimização de produto e muito investimento em infraestrutura, sem esquecer do desenvolvimento das pessoas. Temos uma série de funcionalidades, como por exemplo a gestão de anúncios com KIT de produto, além da certificação de HUB Platinum, que nos mantém a frente dos demais integradores”, conclui André.

Destaque da Semana

Vila dos Dragões, nova atração infantil, estreia no Catuaí Londrina

A nova atração infantil fica na Praça de Eventos...

Parque infantil Show da Luna chega ao Catuaí Maringá

Atração, na Praça Central do shopping, conta com brinquedos...

Estação de carregamento para carros elétricos é inaugurada no Catuaí

Serviço sustentável da Karg chega ao shopping de Maringá...

Pela primeira vez no sul, Nintendo Switch Shopping Tour acontece no Shopping Estação

O Nintendo Switch Shopping Tour está de volta e...

Artigos Relacionados

[adinserter name="Bloco 4"]

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor