Condor é Top de Marketing com case dos 40 anos da rede

A maior campanha de aniversário do varejo paranaense, que comemorou as quatro décadas de história do Condor Super Center, foi reconhecida com o Top de Marketing 2015 da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), na categoria Varejo, com o case “Condor 40 Anos”. O prêmio destaca as melhores práticas de marketing das empresas e instituições de 12 segmentos de mercado e é considerado uma das premiações mais importantes do país.
Criada para celebrar os 40 anos do Condor e marcar de forma inesquecível a história da empresa e de todo o setor supermercadista, a campanha envolveu o que a empresa considera como seu “tripé de sustentação”, que são seus colaboradores, clientes e fornecedores, atingindo todos os objetivos propostos em seu planejamento, apesar de ter sido realizada em um ano de incertezas que daria início a uma crise econômica, política e de credibilidade, de âmbito nacional.
“Atentos ao cenário macroeconômico, que já sinalizava que nosso país passaria por um período turbulento na economia, decidimos redesenhar nossas estratégias de negociação e relacionamento, inovando e investindo em ações que impactassem os nossos públicos interno e externo de forma contínua durante todo o ano de 2014”, afirma a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz.
A diretora também destaca que as ações realizadas foram responsáveis por grandes resultados. “Valorizamos o relacionamento da empresa com seus fornecedores e colaboradores, conseguimos fidelizar e conquistar novos clientes, promovemos o Cartão Condor MasterCard e atingimos um crescimento seis vezes maior que a média do setor. Este Top de Marketing não é apenas o reconhecimento das ações que desenvolvemos para comemorar as nossas quatro décadas, mas principalmente o reconhecimento pelos trabalhos realizados durante toda a trajetória da empresa”.
A estratégia foi colocada em prática inicialmente com um filme institucional protagonizado pelo presidente da rede, Pedro Joanir Zonta, que homenageou os clientes, colaboradores e fornecedores por terem contribuído para o sucesso da empresa.
Nos meses seguintes, foram colocadas em prática diversas ações, entre elas o sorteio de 40 carros Hyundai HB-20 vermelhos no decorrer de todo o período, simbolizando cada ano de trajetória da empresa. A campanha “Condor 40 Anos, 40 Carros” figurou como a maior promoção do varejo paranaense ao contar com R$ 1,280 milhão em prêmios, 36 milhões de cupons emitidos e obter 91% de recall, como a mais citada pelos consumidores em 2014, segundo o Instituto Datacenso e Cota Pesquisas.
“Procuramos desenvolver uma campanha que retribuísse aos nossos clientes todos esses anos em que sempre andaram de mãos dadas conosco. O resultado foi surpreendente, principalmente com as histórias emocionantes dos ganhadores, em que os prêmios contribuíram muito para amenizar momentos críticos de suas vidas”, conta o fundador e presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, referindo-se a casos como o do cliente premiado Emerson Luiz Mendes que, graças ao prêmio, conseguiu dar continuidade ao tratamento médico de seu filho, que se recuperava de procedimento feito para retirada de um tumor no cérebro.
A campanha, que recebeu investimento de R$ 47 milhões, foi fortalecida com comunicação no ponto de venda, ações de endomarketing e uma divulgação ostensiva nos meios de comunicação e redes sociais. As peças publicitárias contaram com uma série de filmes, anúncios e spots, que valorizaram de forma divertida a experiência dos consumidores com os carros da promoção.
O Condor também ousou ao lançar suas metas de expansão. A rede conseguiu inaugurar quatro novas lojas, encerrando as comemorações dos 40 anos com um total de 40 lojas. Os investimentos também beneficiaram a sede administrativa, que foi ampliada e ficou mais moderna e confortável.
História que surpreende
Em um cenário em que mais da metade das empresas fecham suas portas nos quatro primeiros anos de operação, na média segundo o IBGE, a rede, que começou a sua trajetória com um pequeno mercado de bairro de 110m² e cinco funcionários, conquistou um patrimônio de 40 lojas, duas centrais de distribuição, emprega mais de 11 mil colaboradores, atende a cerca de 4 milhões de consumidores todos os meses e figura como a sétima maior rede supermercadista do Brasil, conforme o ranking 2015 da Abras – Associação Brasileira de Supermercados.
Em 2014, o Condor teve um faturamento de R$ 3,63 bilhões, 14% a mais que em 2013 e seis vezes maior que a média de crescimento do setor.
Serviço:
A cerimônia de premiação do Top de Marketing ADVB-2015 será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 19h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba-PR.
WBC COMUNICAÇÃO

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