Miniempresa curitibana representa o Brasil em competição internacional

Em apenas seis meses, a empresa Pois É! atingiu um faturamento de R$ 18 mil e suas ações tiveram rentabilidade de 752%. Bastante expressivos, os resultados foram conquistados por 35 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo, de Curitiba (PR), que participaram do Programa Miniempresa da Junior Achievement. O projeto oferece aos estudantes a experiência prática de gestão e operação de um negócio real.
Em dezembro, os estudantes embarcam para a Jamaica para concorrer ao prêmio de Empresa do Ano, durante a competição internacional Junior Achievement Company of the Year – COY. O evento acontece na cidade de Montego Bay, entre os dias 3 e 6 de dezembro, e vai selecionar, entre 20 concorrentes da América Latina, Canadá e Caribe, as melhores miniempresas do mundo.
Para ganhar não basta ter apenas rentabilidade. Os alunos precisam apresentar aos juízes domínio e entendimento sobre a gestão de uma empresa, como chegaram aos resultados obtidos e qual foi o desenvolvimento da equipe e de cada membro da empresa. Além disso, inovação e sustentabilidade são palavras-chave para se destacar na competição. Para Janaina More, coordenadora do projeto no Colégio Positivo, os alunos têm chances reais de vencer. “Nós estamos muito bem preparados. Desde o início, nossa meta era chegar à competição mundial e sei que os alunos deram o seu melhor para chegar até aqui”, comenta ela.
Excepcionalmente neste ano, o Brasil terá dois representantes na competição. A miniempresa Neurogames, do Senac de Santa Catarina, também embarcará para a Jamaica em busca do troféu.

Destaque Paranaense
Na quarta-feira, 28 de outubro, aconteceu a formatura do programa Miniempresa da Junior Achievement Paraná e a premiação de cinco categorias. O Colégio Positivo levou quatro dos cinco prêmios, incluindo o principal: Miniempresa Destaque 2015, que ficou com a Pois É!. A equipe da sede Ângelo Sampaio levou o Prêmio de Gestão de Pessoas, Prêmio de Finanças e o Destaque 2015. Já a miniempresa Hortum, do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, ganhou o Prêmio Top de Marketing e Comunicação 2015.

Pois É!
Produto Organizador Inovador Sustentável e Elástico – é daí que vem o nome da empresa Pois É!, formada por uma equipe de 35 alunos do Colégio Positivo Ângelo Sampaio. O produto desenvolvido por eles é um organizador de objetos feito com materiais reciclado. O projeto contou com o apoio e parceria da Editora Positivo e da Posigraf, que liberaram o uso das sobras das capas dos materiais didáticos do Grupo Positivo para fazer a base do organizador. “Dessa forma, o material que seria descartado ganhou outro fim e voltou ao ciclo produtivo. Ganhamos em sustentabilidade e custo”, explica Janaina. Já os alunos não ganharam apenas com os lucros, mas com uma experiência rica e motivadora. “Superei limitações que eu tinha e já defini a profissão que quero seguir com a ajuda da Pois É!”, comentou o aluno Vinicius Lepca, presidente da miniempresa. O trabalho em grupo e a contribuição de todos também é um diferencial no sucesso do projeto. “Não adianta ter uma diretoria engajada se a equipe não estiver no mesmo ritmo. Nós só chegamos até aqui por que todos contribuíram ao máximo”, afirmou Vinicius.

Hortum
Os miniempreendedores da Hortum deram um fim lúdico a um vilão do meio ambiente: os alunos criaram um mini-jardim dentro de lâmpadas incandescentes, banidas do mercado por seu alto consumo de energia elétrica. A ideia, além de ser um objeto decorativo e ecologicamente correto, gerou 600% de rentabilidade para os acionistas que acreditaram no projeto.  O prêmio Top de Marketing e Comunicação 2015 recebido pelo grupo é reflexo de todas as ações realizadas pelos empresários. “Com base nos conceitos de Marketing, nós investimos no design e nas ações e canais de relacionamento com o público”, conta a aluna Julia Carvalho Silva, diretora de Marketing da Hortum. Desde estratégias nas redes sociais até ações de apoio à instituições de caridade e de promoção da saúde e bem-estar foram usadas. “No começo do projeto nós tínhamos bastante dificuldade de comunicação e de vender o produto, mas no fim do ano já estávamos tirando de letra. Ganhamos muita experiência nessa área, que pode ser usada em qualquer carreira que a gente venha a seguir”, pondera Julia.  

Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.
Fotos:
1- Alunos da equipe Hortum são vencedores do prêmio Top de Marketing e Comunicação 2015
2- Produto criado pelos alunos da Miniempresa Hortum, do Colégio Positivo – Jardim Ambiental.
3- Equipe Pois É! atingiu um faturamento recorde de R$ 18 mil em seis meses
4- Produto criado pela Miniempresa Pois É!, do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, com as sobras das capas dos materiais didáticos do Grupo Positivo.

centralpress


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.