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ID Fashion 2016 apresenta um retrato em movimento da moda paranaense

Movimento! Esse é o tema que norteia o ID Fashion 2016, que acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A segunda edição do evento, que é um retrato da moda paranaense com identidade própria, buscou inspiração na leveza, na liberdade e na instabilidade positiva, que gera mudanças e impulsiona a criação.

 

A mostra é uma realização da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Em 2015, reuniu mais de 2,3 mil pessoas. “O ID Fashion é uma verdadeira vitrine para as marcas do Paraná. É um espaço para gerar tendências, além de uma oportunidade rara de estabelecer contato com o consumidor final e especialistas”, ressalta Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.

 

Diferentemente de outras iniciativas do gênero, que têm acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, o ID Fashion é aberto ao público e gratuito. Para participar, os interessados ainda podem se inscrever pelo site http://idfashionpr.com.br/.

 

O ID Fashion 2016 vai reunir 16 marcas representativas do mercado da moda no estado – selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião –, que vão apresentar a essência de seus trabalhos, por meio de duas ações que formam a espinha dorsal do evento: o Catwalk (passarela) e a exposição interativa chamada de Living Lab – Laboratório Vivo da Moda.

 

No Catwalk, um único desfile apresentará três looks inéditos de cada marca. A sala de desfiles terá um conceito especial e o público vivenciará a experiência de uma maneira diferente dos tradicionais desfiles de moda.

 

No Living Lab, as marcas irão expor três looks que retratam a inspiração de cada uma delas. Nessa exposição, o público poderá apontar as marcas preferidas.

 

Outras atividades fazem parte da programação:

 

ID Talk

Um bate-papo interativo com o público, reunindo três personalidades e profissionais da indústria da moda nacional, sobre a temática “Os Novos Movimentos da Moda”.  Assim é o ID Talk, que vai acontecer das 17h às 18h30 na sala de desfiles. Os convidados desta edição são Dario Caldas, especialista em pesquisa e análise de tendências e criador do Observatório de Sinais; Eduardo Dugois, relações públicas e consultor de comunicação das marcas Ellus, Ellus 2ndFloor e Alexandre Herchcovitch; e João Berdu, presidente do Instituto Vale da Seda, principal porta-voz dos sericicultores do Brasil e um dos maiores representantes do país no comércio internacional da seda. A mediação é de Carol Garcia, jornalista, semioticista, acadêmica das áreas de tecnologia, moda e design, coolhunter e consultora com vasta experiência internacional.

 

User Experience – Desafio Passarela Senai

Uma das principais atividades paralelas do ID Fashion, o User Experience proporciona ao espectador a oportunidade de conhecer o mundo por trás da indústria da moda. Este ano ele vai incorporar a décima edição Desafio Passarela Senai, competição promovida entre os futuros designers de moda do Senai-PR.

 

Dez alunos selecionados entre cerca de 100 estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai tiveram 48 horas para criar figurinos para dez bailarinos do grupo de dança Pyramid, e os looks serão apresentados na passarela, no encerramento da programação do ID Fashion. Oito jurados especialistas em moda, selecionados pela organização, vão escolher o melhor trabalho, cujo autor será premiado com um ateliê de costura completo, no valor de R$ 9 mil.

 

Boomerang

Concebida pelo Coletivo Móvel – associação que reúne oito estúdios de design mobiliário de Curitiba –, Boomerang é uma projeção interativa do espírito do grupo, na qual cada pessoa é representada por uma peça que se encaixa onde cada um achar melhor, “formando algo maior, extraordinário e único”. O Coletivo Móvel surgiu com o objetivo de unir forças, explorando a colaboração, a troca de experiências e referências, para valorizar o design curitibano e a sua liberdade autoral.

 

Trend Garden Haco

Maior fornecedora de identificação de moda da América Latina, a Haco vai apresentar no ID Fashion a exposição interativa Trend Garden. Será assim: o visitante tira duas fotos em frente ao backdrop da marca – uma com uma câmera instantânea Polaroid e outra com o celular. A foto da Polaroid é afixada no painel, e a do celular deve ser postada no Instagram com a hashtag #universoHaco, marcando @haco_oficial e @idfashionpr. Em troca, a pessoa ganha um patch (espécie de adesivo, com figuras descoladas), que pode ser aplicado termicamente na hora em uma peça de roupa.

 

Gastronomia

A maratona de desfiles e toda a movimentação do ID Fashion 2016 pode dar fome. Na estrutura montada no vão livre do Museu Oscar Niemeyer, haverá um espaço gastronômico com dois fornecedores: Altman Gastronomia e Chá com Alice.

 

A Altman vai servir o Roast Ciabatta (com rosbife, cream cheese temperado, picles, rúcula, tomate e maionese); Dijon Thai Cumbuca (com frango ao curry, arros, cheiro verde e castanhas de caju); e Vegan Thai Cumbuca (com vegetais grelhados ao curry, arroz, cheiro verde e castanhas de caju).

 

A Chá com Alice, por sua vez, vai oferecer doces: Moelleux au Chocolat (bolo caseiro francês feito com farinha de amêndoas, cacau e chocolate meio amargo, coberto com ganache); trufas de chocolate; palha italiana de brigadeiro e de limão siciliano; e madeleines de baunilha e lavanda.

 

A indústria da moda no Paraná

A indústria têxtil e do vestuário é um setor muito importante na economia do Paraná. Formado predominantemente por indústrias de micro e pequeno porte, é o segundo segmento industrial que mais emprega no estado, com aproximadamente 84 mil trabalhadores. São mais de 5,2 mil empresas no setor de vestuário e mais de 800 no têxtil.

 

Confira as marcas participantes da segunda edição do ID Fashion:

 

Andressa Castro

Criada em 2012 pelas irmãs Andressa e Pércia Castro, a marca feminina de Cianorte (PR) mira no público jovem, e teve peças selecionadas para o figurino da atual temporada de Malhação (Pro Dia Nascer Feliz). Participa pela segunda vez do ID Fashion, com uma coleção na qual trabalha com tecidos especiais – jacquard, viscose, tweed, chiffon e crepe – e estampas clássicas como o tweed, além da mistura de texturas como animal e floral misturadas. O preto e o cáqui predominam nos tecidos lisos, enquanto o rosa pontua a coleção com delicadeza nas estampas e fundos. Siga a marca no Instagram: @andressacastrooficial.

 

Artha

Fruto da sociedade entre o publicitário Christopher Nascimento e a estilista Mariana Bassetti – que trabalhou como assistente de criação em três edições do São Paulo Fashion Week –, a Artha foi criada em 2007 e faz moda feminina. As peças têm uma pegada vintage e fogem do convencional, aliando conforto a uma boa dose de romantismo e atitude. São leves e descontraídas, com estamparia exclusiva e acabamentos manuais. No ID Fashion, vai mostrar a coleção Sunset Sons – Verão 2017, com peças que incorporam elementos multiculturais e da natureza, com cores inspiradas no pôr do sol refletido no mar (areia, dourado, coral e azul). Informações: www.facebook.com/arthapormarianabassetti.

 

DTZ Couture

A DTZ Couture vai “jogar em casa” neste ID Fashion. O estilista Daniel Tzaschel se formou em Design de Moda pela Faculdade de Tecnologia do Senai Curitiba – um dos organizadores do evento. Suas criações seguem uma linha mais contemporânea para a moda festa, com materiais e técnicas inovadoras de modelagem para obter shapes e recortes que valorizem o corpo da mulher. No ID Fashion, a inspiração dos seis looks serão as obras arquitetônicas do japonês Tadao Ando, que em seus projetos promove interações de elementos como luz, perspectiva e intervenções artísticas, fazendo com que ela interaja com o ambiente. Outras informações no site www.danieltzaschel.com.

 

Elyane Fiuza Luxury Bags

Exclusividade é a palavra de ordem na Elyane Fiuza Luxury Bags. Especializada em bolsas e acessórios em couro para homens e mulheres, tem como diferenciais a personalização e o fato de nunca produzir duas peças iguais. Os modelos são clássicos, atemporais, com atenção especial à qualidade da matéria-prima e do acabamento – o que permite garantia vitalícia. Esse nível de exclusividade chamou a atenção da Rede Globo, que convidou a marca curitibana a criar modelos para personagens icônicas de novelas como Saramandaia, Geração Brasil, Amor à Vida, Sete Vidas, A Regra do Jogo e Haja Coração. Informações: www.elyanefiuza.com.br.

 

Feito a Mãe

A marca curitibana de moda infantil estará no ID Fashion pela segunda vez e é conhecida pelas roupas alegres, coloridas e descoladas para meninas de 2 a 10 anos. As peças são desenvolvidas a partir de um processo criativo livre, inspirado nas próprias crianças e em seu universo mágico, e têm a modelagem, as cores e o conforto como principais características. É outra marca adepta do Slow Fashion, com produção em pequena escala, de forma sustentável e com matéria-prima de alta qualidade. Outras informações no site www.feitoamae.com.br.

 

Garota Chic

Comandada pela estilista curitibana Letícia Birolli, a marca tem 10 anos no mercado e faz roupas para meninas pré-adolescentes, na faixa dos 8 aos 14 anos, e também com numeração especial. A Garota Chic produz ainda modelos mais sociais, como vestidos longos para festa, saia e blusa cropped com aplicações e bordados etc. Os tecidos mais utilizados são renda, tule bordado, neoprene e viscocrepe. As peças da marca podem ser encontradas em lojas próprias no Polloshop Alto da XV e Shopping Palladium. Mais detalhes no site www.garotachic.com.br.

 

Izabel Angeli

Marca de Marialva para o mercado plus size feminino no estilo boho chique. De 1993 a 2008, era uma linha de produção que prestava serviços para confecções da região, e de 2008 a 2009 atuou na moda infantil. Tendo como público alvo mulheres de 25 a 30 anos de manequim do 42 ao 52, vai trazer ao ID Fashion uma coleção de roupas despojadas com bordados e estampas exclusivas, com cores e elementos da natureza. Os tecidos são chiffon, rendas, viscose e sarja, e a paleta de cores inclui off white, preto, laranja, bege e verde tiffany.

 

Jacu

Criada em 2014, a irreverente marca curitibana de moda feminina é ousada até no nome – afinal, a palavra “jacu” é sinônimo de brega ou cafona. O desejo da marca é levar ao público as referências que nos cercam. A confecção é orientada pela valorização do mercado nacional, e desconsidera de suas referências soluções rápidas e unilaterais, ditadas pelo topo da pirâmide de consumo. Prefere trabalhar na criação completa – da estampa ao acabamento, do computador às mãos das costureiras. É outra marca que participou da primeira edição do ID Fashion. Mais detalhes no site www.jacustore.com.br.

 

Jhenniffer Breenstup

A marca de Pato Branco (PR) leva o nome da estilista Jhenniffer Breenstup e traz em seu design sofisticação e bom gosto, construídos com todo cuidado para garantir singularidade e luxo. Uma marca jovem, inovadora e eclética, que cria peças que se adaptam a qualquer situação, desde a mais casual até a mais fina. Trabalha com roupas, bolsas e acessórios para o público feminino. É conhecida pelas bolsas que se desmontam, com sistema de troca de partes, que no lugar das costuras tradicionais utiliza sistema zíperes e mosquetões, e vai participar do ID Fashion pela segunda vez. Mais detalhes no sitewww.jhennifferbreenstup.com.

 

Leveza do Ser

Marca curitibana de comfortwear criada pelas irmãs Adília e Angélica Sanches em 2013. Destinada ao público feminino, trabalha com peças casuais e versáteis, adequadas tanto ao trabalho quanto ao lazer. A estilista Angélica Sanches foi diretora-criativa da Drop Sista, linha feminina da Drop Dead, marca curitibana de skatewear de renome nacional. Pela segunda vez no ID Fashion, a Leveza do Ser faz uma prévia dos próximos lançamentos de 2017, em que a palavra de ordem será o DNA da marca: conforto. A ideia é levar para as ruas o aconchego das roupas usadas em casa. Saiba mais no sitewww.levezadoser.com.br.

 

OpenStudio

A OpenStudio é um estúdio aberto dedicado ao estilo casual cool na moda jovem masculina. A qualidade da marca rendeu inserções em revistas como VIP, GQ Brasil e China e L’Officiel e a levou a ser usada por celebridades como Chay Suede, Bruno Gagliasso e Marcos Mion. As matérias-primas da minicoleção apresentada no ID Fashion são quase todas naturais, com cores que passam pelo bege, azul celeste, laranja e terracota. Após o desfile, todas as peças estarão disponíveis para compra exclusivamente no site www.openstudio.com.br.

 

Ovelha Negra

A Ovelha Negra Underwear é uma marca curitibana de lingerie que procura por meio de seu conceito reforçar a autoaceitação e incentivar a liberdade pessoal, empoderando suas clientes e procurando ajudá-las a se amarem, a cada dia, um pouquinho mais. Criada em 2013 pela estilista Maria Eduarda Malucelli, a Ovelha Negra está há dois anos no mercado produzindo peças para um público vanguarda com recorte diferenciado, material tecnológico e modelagem estruturada, estudada para favorecer o corpo. Saiba mais no site www.ovstore.com.br.

 

Reptilia

Concebida em 2012 como um projeto de moda autoral da arquiteta Heloisa Strobel, no ano seguinte a Reptilia foi premiada no concurso BtoBe, iniciativa do programa TexBrasil que seleciona os estilistas brasileiros mais promissores para representar a nova moda do país no exterior. A proposta da marca é conciliar design e qualidade com produção ética e sustentável, novidades tecnológicas com técnicas e texturas artesanais. As influências da arquitetura e da construção de elementos também são visíveis no DNA da marca. Para o ID Fashion, vai trazer modelagens sem gênero e silhuetas sobrepostas, valorizando a geometria e as composições em blocos. Conheça mais no site da marca, www.reptilia.name.

 

Vale da Seda

Pela segunda vez no ID Fashion, a marca de roupas e acessórios em seda nasceu de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá (PR) e representou o Paraná duas vezes na loja-conceito montada na São Paulo Fashion Week, a FFWShop – além de ter estado na passarela, numa parceria com Ronaldo Fraga. Este ano, desenvolveu em conjunto com outras cinco marcas paranaenses uma cápsula de blusas em seda para a feira Who’s Next, de Paris – que estará no Living Lab. O designer Enéas Neto propõe para o Inverno 2017 produções em alfaiataria, feitas com tecido aveludado 100% seda. Outras informações no site www.valedaseda.com.br.

 

Veine

Parceria do designer e chef de cozinha Erich Zelazowski com o estilista Robson Dalazen, ex-sócio da marca Jacu, a Veine (“veia”, em francês) foi criada no ano passado e faz moda unissex voltada ao sportwear e ao lifestyle urbano minimalista, visando a dissolver a barreira entre os gêneros. No ID Fashion, vai apresentar a coleção chamada Plage Isolée. A cartela de cores é alegre, com tons de verde e azul, rosa, nude e amarelo. Preto e vermelho fazem o contraste em blocos, listras, gráficos, padronagens e transparências. Tudo isso em tecidos leves como tule, viscose e tricoline, complementados por couro sintético e neoprene sublimado. Mais detalhes no www.facebook.com/veine.exert.chaos.

 

Via Tolentino

Há quase 16 anos no mercado, a marca maringaense Via Tolentino produz moda para a mulher evangélica e executiva. As peças são modernas, confortáveis e têm estilo agregado à modelagem, além de acabamento de alta qualidade. A empresa também investe em novas tecnologias na produção e facilidade de acesso, com franqueados espalhados por 25 estados mais o Distrito Federal, além de e-commerce pelo portal Via Evangélica www.viatolentino.com.br

 

Serviço:

ID Fashion 2016 

Quando: 24 de novembro de 2016. Abertura às 16h

Onde: Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Realização: Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná)

Correalização: Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná)

Coordenação Geral: Senai-PR

Patrocínio: Senai-PR e Sesi-PR

Produção geral e direção artística: Feito Produções/Coletivo Tangerina

Produção de moda – Catwalk: Bubble Assessoria Criativa

Direção Desafio Passarela Senai: Bubble Assessoria Criativa

Fashion Film: Bubble Assessoria Criativa

Campanha publicitária: Modern

Assessoria de Imprensa: Talk Assessoria de Comunicação

Apoio: Draft Manequins, Viver Bem, Haco, G. Vallone, Klee Iluminação, Inovatório, Silmaq, Quality Hotel, Go Inn Curitiba.

Parceiros: Museu Oscar Niemeyer, Modern, Talk, Feito Produções, Coletivo Tangerina, Bubble Assessoria Criativa, Bauman, Coletivo Móvel, Altman, Chá com Alice, Sindialfa, Sindicouro, Sinditêxtil, Sinditêxtil Londrina, Sivale, Sindiwest, Sinveste, Sindivest, Sivepar, Sindvest e Sinvespar.

 

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aline@talkcomunicacao.com.br

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