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Colégio Positivo Internacional recebe certificado de ensino global

Alunos podem ingressar em mais de 2.500 universidades do mundo, incluindo as top 10 dos EUA

O Colégio Positivo Internacional, de Curitiba (PR), acaba de conquistar uma das mais disputadas certificações de ensino multilíngue do mundo. Com ela, os alunos egressos da instituição podem ingressar nas principais universidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia. A unidade do Colégio Positivo, localizada dentro do maior câmpus da Universidade Positivo, conquistou o certificado de ensino global e multilíngue concedido pelo Bacharelado Internacional (IB), prestigiada organização não governamental, com sede na Suíça, voltada ao desenvolvimento de projetos educacionais em todo o mundo.

De acordo com a diretora do Colégio Positivo Internacional, Audry Castello Branco, somente escolas autorizadas pelo IB podem oferecer qualquer um dos três programas acadêmicos da organização, que promovem relacionamentos saudáveis, responsabilidade ética e desafios pessoais, com currículo amplamente equilibrado, conceitual e interligado. “Esses programas fazem com que os alunos esforcem-se para se tornarem questionadores, conhecedores, comunicadores, pensadores, solidários, de mente aberta, arrojados, íntegros, equilibrados e reflexivos. Esses atributos representam uma ampla gama de capacidades humanas e responsabilidades que vão além do desenvolvimento intelectual e sucesso acadêmico”, explica.

Além disso, com o IB, os alunos podem ingressar em mais de 2.500 universidades do mundo. Entre as que aceitam estudantes de outros países com certificados de conclusão de curso reconhecido pelo Bacharelado Internacional, estão as TOP 10 dos Estados Unidos (Princeton, Williams College, Stanford University, University of Chicago, Yale University, Harvard University, United States Military Academy, Columbia University in the City of New York, Pomona College e Swarthmore College, nesta ordem, segundo a revista Forbes). “O certificado é o mais evidenciado no mundo pelos estudantes”, afirma Audry.

O processo para o Colégio Positivo se tornar uma escola internacional começou com a apresentação da candidatura, logo na inauguração da primeira turma, há quatro anos. O IB foi procurado por ser a instituição mais requisitada no mundo para certificar escolas internacionais. A organização suíça tem histórico de tradição. Fundada nos anos 1960, foi criada para estimular junto aos alunos um ensino sustentável, globalizado e que envolva as diversas culturas das nações. “O reconhecimento do Bacharelado Internacional é um marco para todo o Grupo Positivo”, ressalta a diretora.

O trabalho até atingir a certificação envolveu toda a comunidade escolar. Um consultor do IB esteve presente durante o período da candidatura do colégio para analisar a estrutura, o material didático, o sistema de ensino e o corpo docente. Os cerca de 800 alunos do Ensino Fundamental e Médio e 120 colaboradores  (dos quais 90 professores) participaram de todo o processo de avaliação, mostrando ao representante do Bacharelado como as atividades multilíngues são aplicadas no dia a dia. Segundo a diretora, a capacitação dos professores e alunos e a sensibilização das famílias foi algo dinâmico. “Todo mundo se envolveu na busca pelo certificado. Foi um desafio imenso unir o DNA do Sistema Positivo de Ensino a uma metodologia internacional reconhecida como uma das melhores na formação de crianças e adolescentes”, lembra Audry, que destaca ainda que a conquista vai ao encontro da missão do Grupo Positivo: “o certificado de escola internacional agrega valores que visam a transformar o mundo economicamente e socialmente por meio da educação”, finaliza a diretora.

 

Formando cidadãos do mundo

Além de ser reconhecido pelo IB, o Colégio Positivo Internacional é afiliado ao Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, mantendo o compromisso de engajar alunos e professores em projetos que estimulem a cultura da paz, em benefício de uma sociedade mais justa. Além disso, toda a comunidade escolar é estimulada, dentro e fora das salas de aula, a adotar uma postura mais responsável em prol do meio ambiente. Tecnologia, literatura, artes e esportes também fazem parte do dia a dias dos estudantes, que passam mais de 40 horas por semana na escola.

A sustentabilidade também é um diferencial na formação dos alunos do Colégio Positivo Internacional. A instituição foi a primeira escola brasileira a receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes. A conquista se deve a um modelo construtivo que oferece vantagens significativas por sua estrutura inovadora. A unidade reduz em 87% o consumo de água potável e economiza 44% em energia elétrica (74% se considerada apenas a iluminação), devido à adoção de sistemas inteligentes, como a dimerização, que ajusta a iluminação conforme a entrada da luz natural.

 

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional. Em 2016, assume a gestão de duas unidades do Colégio Posiville, em Joinville (SC), que passam a se chamar Colégio Positivo Joinville.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino –  é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

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